???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9869
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMustafa, Amanda Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3867606791405116eng
dc.contributor.advisor1Simas, Hellen Cristina Picanço-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0232506734130510eng
dc.contributor.referee1Barros, João Luiz da Costa-
dc.contributor.referee2Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento-
dc.contributor.referee3Cavalheiro, Luciane dos Santos-
dc.contributor.referee4Silva, Regina Celi Mendes Pereira da-
dc.embargo.liftdatePeríodo de Embargo: 30/11/2023 - 21/01/2025pt_BR
dc.date.issued2023-10-02-
dc.identifier.citationMUSTAFA, Amanda Ramos. Letramentos digitais no contexto do cenário pandêmico na educação pública de Manaus: reflexões sobre formação continuada e práticas de ensino a partir da análise dialógica do discurso docente. 2023. 248 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9869-
dc.description.resumoDiante do contexto da pandemia da Covid-19 e a suspensão das aulas presenciais, as escolas precisaram se ajustar ao ensino remoto, fazendo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), até conseguirem retornar de forma híbrida e posteriormente presencial. Nesse contexto, esta pesquisa buscou compreender as experiências formativas e de ensino de professores do Ensino Médio da Seduc-AM, na cidade de Manaus, AM, Brasil, na perspectiva do(s) letramento(s) digital(is), diante das demandas criadas pela pandemia da Covid-19 nos anos de 2020 e 2021. A intenção foi que, a partir dessa compreensão, se pudesse pensar no desenho de políticas institucionais e formativas eficazes, na perspectiva dialógica. Este estudo se fundamentou nos pressupostos teóricos relativos às TDICs (Castells, 1999; Lévy, 1999; Lemos, 2002), aos letramentos e letramentos digitais e à formação de professores, desenhando-se a partir da linguística aplicada (Kleiman, 1995; Buzato, 2006; Xavier, 2011; Ribeiro 2020a, 2020b, 2021a, 2021b) e da educação (Soares, 2002; Kenski, 2012; Goulart, 2006; Valente 1993, 1999, 2011, 2021; Moran, 2015; Garcia, 2006; Melo Neto, 2007, 2020). Além disso, foram consideradas as principais legislações prescritivas da educação nacional e informações oriundas das plataformas digitais oficiais da Seduc-AM, entre outras fontes relevantes que abordam a formação continuada para professores em relação ao uso pedagógico das tecnologias digitais. Metodologicamente, esta pesquisa se configura como qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e de campo, fundamentada na perspectiva teórico-metodológica da análise dialógica do discurso de Bakhtin e do Círculo - ADD, alinhada à teoria do professor crítico-reflexivo, tendo quinze professores do Ensino Médio da Seduc-AM como participantes. Os dados foram gerados a partir do documento “Plano de Retorno às Atividades Presenciais – ações pedagógicas, de gestão e saúde para as unidades de ensino Pós-pandemia da Covid-19”, bem como da aplicação de um questionário, da realização de entrevistas, da troca de mensagens via aplicativo WhatsApp, da escrita de um diário de bordo e da realização de uma experiência dialógica formativa, desenvolvida em uma sequência de oficinas. Os resultados apontaram que a maioria dos professores apresentou dificuldades no uso de dispositivos e navegação em plataformas, apesar de considerarem as TDICs fundamentais. Em relação aos letramentos digitais, a maioria demonstrou uma percepção restrita sobre o assunto. Quanto ao uso das TDICs durante o ensino remoto e híbrido, evidenciou-se que os aplicativos de mensagens instantâneas e plataformas educacionais, como WhatsApp, Google Classroom, YouTube e redes sociais, se constituíram os recursos digitais mais utilizados. As vivências foram marcadas por desafios, apreensão e insegurança, devido à insuficiência de suporte formativo e material para os professores e os alunos, os quais, por questões econômicas, acessaram as plataformas e recursos digitais adotados com bastante limitações. Os resultados revelaram, ainda, que as políticas institucionais não consideraram de forma efetiva os professores como sujeitos protagonistas do processo educacional, mesmo que afirmem tê-lo feito enunciativamente, no documento oficial da Seduc-AM. Explicitou-se a necessidade do caminhar dialógico e polifônico, envolvendo professores, escolas e políticas educacionais locais, para o êxito de novas práticas de letramentos digitais, o que se confirmou na experiência dialógica formativa, em que práticas foram ressignificadas pelos sujeitos docenteseng
dc.description.abstractGiven the context of the Covid-19 pandemic and the suspension of face-to-face classes, schools had to adjust to remote teaching, making use of digital information and communication technologies (DICTs), until they were able to return in a hybrid and, later, face-to-face manner. In this context, this research sought to understand the training and teaching experiences of state high school teachers, in the city of Manaus, AM, Brazil, from the perspective of digital literacy, in the face of the demands created by the Covid-19 pandemic in 2020 and 2021. The intention was that, from this understanding, one could think about the design of effective institutional and training policies in the dialogical perspective. This study was based on the theoretical assumptions related to DICTs (Castells, 1999; Lévy, 1999; Lemos, 2002), literacy and digital literacy and teacher training, drawing from applied linguistics (Kleiman, 1995; Buzato, 2006; Xavier, 2011; Ribeiro 2020a, 2020b, 2021a, 2021b) and education (Soares, 2003; Kenski, 2012; Goulart, 2006; Valente 1993, 1999, 2011, 2021; Moran, 2015; Garcia, 2006; Melo Neto, 2007, 2020). In addition, the main prescriptive legislation of national education and information from the official digital platforms of the state school system were considered, among other relevant sources that address continuing education for teachers in relation to the pedagogical use of digital technologies. Methodologically, this research is configured as qualitative, exploratory, descriptive and field, based on the theoretical-methodological perspective of the dialogical analysis of the discourse of Bakhtin and Círculo - DDA, aligned with the theory of the critical-reflective teacher, with fifteen state high school teachers as participants. The data were generated from the document “plan to return to face-to-face activities – pedagogical, management and health actions for teaching units post- covid-19 pandemic”, as well as from the application of a questionnaire, conducting interviews, exchanging messages via the WhatsApp application, writing a diary and conducting a formative dialogical experience, developed in a sequence of workshops. The results showed that most teachers presented difficulties in the use of devices and navigation on platforms, despite considering the fundamental DICTs. In relation to digital literacies, the majority demonstrated a restricted perception on the subject. Regarding the use of DICTS during remote and hybrid education, it was evident that instant messaging applications and educational platforms, such as WhatsApp, Google Classroom, YouTube and social networks, were the most used digital resources. The experiences were marked by challenges, apprehension and insecurity, due to insufficient training and material support for teachers and students, who, for economic reasons, accessed the adopted digital platforms and resources with considerable limitations. The results also revealed that institutional policies did not effectively consider teachers as protagonists of the educational process, even if they claim to have done so enunciatively, in the official document of the state education department (SEDUC-AM). The need for dialogical and polyphonic advances, involving teachers, schools and local educational policies, was made explicit for the success of new practices of digital literacy, which was confirmed in the formative dialogical experience, in which practices were resignified by the teaching subjects.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/71273/ITEM%20INDISPON%c3%8dVEL%20-%20Solicite%20c%c3%b3pia.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/80850/TESE_AmandaMustafa_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectInovações educacionaispor
dc.subjectEnsino via Webpor
dc.subjectLetramento digitalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleLetramentos digitais no contexto do cenário pandêmico na educação pública de Manaus: reflexões sobre formação continuada e práticas de ensino a partir da análise dialógica do discurso docenteeng
dc.typeTeseeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9637-6587eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2157-9093eng
dc.subject.userPandemia da Covid-19por
dc.subject.userFormação de professorespor
dc.subject.userLetramentos digitaispor
dc.subject.userAnálise Dialógica do Discurso - ADDpor
dc.subject.userTecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICspor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_AmandaMustafa_PPGE.pdf3.27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.