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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9879
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | O ensino interdisciplinar das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo |
???metadata.dc.creator???: | Ribeiro, Francisco Marcelo Rodrigues ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Jesus, Edilza Laray de |
First advisor-co: | Cavalcante, Kátia Viana |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Ferreira, Jarliane da Silva |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Costa, Lucinete Gadelha da |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Campos, Raimundo Sidnei dos Santos |
???metadata.dc.description.resumo???: | A educação do/no campo possui especificidades locais e requer uma postura crítica em relação aos modelos de ensino. A pesquisa abordou o ensino das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo. Objetivando compreender as práticas educativas em classes multisseriadas de modo a contribuir no processo de ensino das ciências ambientais nas escolas do campo em Lábrea – Amazonas. A metodologia foi o estudo de caso múltiplo (Yin (2015), utilizando pesquisa bibliográfica e documental, além de técnicas de coleta de dados através das entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram o coordenador da educação rural/campo da SEMEC e os docentes das escolas municipais São Francisco e São Sebastião, localizadas no município de Lábrea - AM. Por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) foi realizada análise dos dados coletados sobre as práticas educativas desenvolvidas nessas escolas no contexto do ensino das ciências ambientais. Foi constato que o ensino das ciências ambientais não está inserido na prática pedagógica dos professores, fazem uma abordagem sobre os temas ambientais pontualmente e descontextualizada dos componentes curriculares. Sendo necessário uma proposta de ensino curricular estabelecendo uma correlação de forma interdisciplinar, transversal e que envolva os saberes locais. Como resultado desse trabalho foi desenvolvido o guia didático interdisciplinar “Diálogos do ensino de ciências ambientais em salas multisseriadas". Buscando romper com os paradigmas e métodos tradicionais, propondo uma aprendizagem contextualizada e interdisciplinar. |
Abstract: | Education/field ownership has local specificities and requires a critical stance in relation to teaching models. The research addressed the teaching of environmental sciences as a pedagogical practice contextualized in rural schools. Aiming to understand educational practices in multigrade classes in order to contribute to the process of teaching environmental sciences in rural schools in Lábrea – Amazonas. The methodology was a multiple case study (Yin (2015), using bibliographic and documentary research, in addition to data collection techniques through semistructured interviews. The research participants were the rural/field education coordinator at SEMEC and the teachers at the municipal schools São Francisco and São Sebastião, located in the municipality of Lábrea - AM. Through the content analysis proposed by Bardin (2016), an analysis was carried out on the data collected on the educational practices developed in these schools in the context of teaching environmental sciences. I note that the teaching of environmental sciences is not included in the pedagogical practice of teachers, they approach environmental issues punctually and decontextualized from the curricular components. It is necessary to have a curricular teaching proposal establishing a correlation in an interdisciplinary, transversal way and involving knowledge a result of this work, the interdisciplinary teaching guide “Dialogues on teaching environmental sciences in multigrade classrooms” was developed. Seeking to break with traditional paradigms and methods, proposing contextualized and interdisciplinary learning. |
Keywords: | Educação ambiental - Lábrea (AM) Ciências ambientais Classes multisseriadas - Lábrea (AM) Educação rural |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO CIENCIAS BIOLOGICAS |
???metadata.dc.subject.user???: | Classes multisseriadas Movimentos sociais Saber ambiental Educação |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Centro de Ciências do Ambiente |
???metadata.dc.publisher.program???: | Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
Citation: | RIBEIRO, Francisco Marcelo Rodrigues. O ensino interdisciplinar das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Lábrea (AM), 2023. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9879 |
Issue Date: | 4-Sep-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
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