???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9885
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMagalhães, Victor Amaral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7626203843563744eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Ângela Maria Gonçalves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1047034055749049eng
dc.contributor.referee1Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048283421149753eng
dc.contributor.referee2Singo, Brigida Martins de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1319274906416780eng
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Victor Amaral. O ensino remoto no contexto pandêmico: um olhar sobre uma escola pública estadual em Humaitá-AM. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9885-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta algumas reflexões sobre a utilização do Ensino remoto em uma escola da rede pública estadual de Humaitá, no contexto da pandemia do coronavírus (COVID-19) período 2020-2021, e tenta buscar um nexo entre o que é teorizado para esta modalidade de ensino e a realidade prática no ambiente da sala de aula. Sobre as estratégias utilizadas pelos professores para fazer a mediação do conhecimento junto aos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Também buscou conhecer se a escola/sistema de ensino apresentou as condições de infraestrutura que possibilitaram a aplicação dessas estratégias e se deram suporte aos professores. Como objetivos específicos que ajudaram a nortear a investigação analisamos como ocorreu a aplicação do ensino remoto, levantamos os aspectos (positivos/negativos) sobre o ensino remoto. Para construção do trabalho de busca de referenciais para fazer o embasamento teórico desta dissertação de mestrado surgiu a ideia de buscar na literatura das universidades do norte do país, como por exemplo, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR) trabalhos publicados em 2020-2021 e que versassem sobre o tema ensino remoto que é o tema de pesquisa ao qual este autor se debruça para fazer as suas reflexões e discussões, e essas publicações inspiraram o referencial teórico para discussão com os autores selecionados. Esta pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, pois buscou compreender como e quais foram as estratégias utilizadas para o ensino no ensino remoto na Escola Estadual Álvaro Maia. O processo da coleta de dados envolveu o levantamento bibliográfico e de campo, bem como a utilização de um questionário semiestruturado com os professores da escola em que a pesquisa foi realizada. A pesquisa bibliográfica possibilitou o diálogo com os teóricos que já discutem esta temática, ao se fazer uma análise aprofundada do objeto em estudo e ampliar as discussões e reflexões para construir ou desconstruir o que se sabe a respeito dessa modalidade de ensino que por hora substituiu o modelo de ensino tradicional na realidade da região sul do Amazonas.eng
dc.description.abstractThis work presents some reflections on the use of remote teaching in state public school in Humaitá, in the context of the coronavirus pandemic (COVID-19) period 2020-2021, and tries to find a link between what is theorized for this modality of teaching and the pratical reality in the classroom environment. On the strategies used by teachers to mediate knowledge with students in the teaching-learning process. It also sought to find out if the school/education system presented the infrastructure conditions that enable the application of these strategies and if they provided support to the teachers. As specific objectives that helped guide the investigation, we analyzed how remote teaching was applied, we raised the aspects (positive/negative) about remote teaching. To build the work of searching for references to make the theoretical basis of this master’s thesis, the idea arose to search the literature of universities in the north of the country, such as the Federal University of Amazonas (UFAM), Federal University of Rondônia (UNIR) works published in 2020-2021 and that deal with the topic of remote teaching, which is the research topic that this author focuses on to make his reflections and discussions, and these publications inspired the theoretical framework for discussion with selected authors. This research was guided by a qualitative approach, as it sought to understand how and what were the strategies used for teaching in remote teaching at State School Álvaro Maia. The data collection process involved a bibliographic and field survey, as well as the use of a semi-structured questionnaire with the teachers of the school where the research was carried out. The bibliographical research made possible the dialogue with the theorists who already discuss this theme, when making an indepth analysis of the object under study and expanding the discussions and reflections to build or deconstruct what is known about this teaching modality that for now replaced the traditional teaching model in the reality of the southern region of Amazonas.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/71510/DISS_VictorMagalh%c3%a3es_PPGECH.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino à distância - Humaitá (AM)por
dc.subjectEducação - Efeito das inovações tecnológicas - Humaitá (AM)por
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020- - Amazonaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleO ensino remoto no contexto pandêmico: um olhar sobre uma escola pública estadual em Humaitá-AMeng
dc.title.alternativeRemote education in the pandemic context: a look at a state public school in Humaitá-AMeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9290-0417eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6640-023Xeng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0545-5712eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0009-0007-5636-8911eng
dc.subject.userMídias educacionaispor
dc.subject.userTecnologiapor
dc.subject.userSociedadepor
dc.subject.userEnsino remoto anos finaispor
dc.subject.userPrática pedagógica - Ensino remotopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_VictorMagalhães_PPGECH.pdf1.76 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.