???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10047
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Soares, Heric Frankles Batista | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0000369187228912 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pimentel, Elizabeth Tavares | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/894861814523019 | eng |
dc.contributor.referee1 | Fagilde, Safira Abdul Magide | - |
dc.contributor.referee2 | Paulino, Otávio Floriano | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1857806253382088 | eng |
dc.contributor.referee3 | Santos, Ana Oliveira Castro dos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9058336515268223 | eng |
dc.contributor.referee4 | Vaz, Marcos André Braz | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4734503770986416 | eng |
dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Heric Frankles Batista. Abstração reflexionante com uso de material dourado mediada pela engenharia didática. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) – Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10047 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho visa avaliar o uso do material dourado com foco na abstração reflexionante, aplicando a Engenharia Didática no ensino de Matemática a estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino, localizada na Zona Sul de Manaus. A investigação parte do questionamento de que sequências didáticas voltadas para o ensino da matemática que propõem o uso do material dourado, têm potencial para desenvolver a abstração reflexionante? E podem estar subsidiadas num ambiente intencional pedagógico orientado pela Teoria das Situações Didáticas? Grande foi a caminhada que culminasse na criança como cidadão de direito subjetivo à educação e que precisa de instrumentos lógico-matemáticos, especialmente no século XXI (‘bombardeio’ de conteúdos diversos de multimídia), para desenvolver estruturas cognitivas intencionais, capazes de conduzi-la à inteligência de filtrar e de se apropriar desse conteúdo, ao longo de seu processo histórico de maturação física e social. Neste sentido, a abordagem realizada é qualitativa com método dialético. Quanto à natureza, considera-se como pesquisa aplicada, e os objetivos classificam-se como pesquisa descritiva. Os procedimentos são orientados pela Engenharia Didática. Quanto aos resultados evidenciou-se que a Região Norte do Brasil não usa o material dourado como instrumento para desenvolver abstração reflexionante e não disponibiliza em suas bibliotecas públicas, as obras de Piaget, deste conceito; identificou-se também que o uso do material dourado tem sido mais focado na Educação Especial. Quanto a análise dos livros didáticos utilizados observou-se que apresentam uma lacuna quanto ao assunto relacionado ao objeto desta investigação. Na Análise Preliminar de Dificuldades e Obstáculos de Aprendizagem segundo opinião dos estudantes, em relação ao assunto utilizado na pesquisa de Sistema de Numeração Decimal para a vida prática, estão divididos: em reconhecerem ter dificuldade para a sua aprendizagem ou simplesmente em afirmarem que não possuem dificuldade em aprender o conteúdo. Nas análises a posteriori constatou-se na sequência didática 01 a abstração reflexionante de reflexionamento numa frequência de cinco dentro de um universo de oito estudantes avaliados; assim como na sequência didática 02 a frequência de cinco ocorrências de abstrações reflexionantes contra quatro ocorrências de abstrações empíricas, e, finalmente, na sequência didática 03, oito ocorrências de abstrações reflexionantes de reflexão num universo de nove estudantes avaliados ratificando que o uso de material dourado possui potencial para promover no estudante, com a mediação da Engenharia Didática, o desenvolvimento de seu senso crítico quanto à escolha de demais bens culturais a ele oferecidos em ambiente multimídia porque promove o exercício da reflexão e do reflexionamento. Portanto, o uso do material dourado com foco no desenvolvimento da abstração reflexionante é possível num contexto pedagógico-intencional e pode ser estratégia do professor em escola pública para apropriação discente de bens culturais matemáticos. Futuras pesquisas, nesse sentido, proporcionariam diversas consequências a serem mapeadas e aprofundadas. | eng |
dc.description.abstract | This work aims to evaluate the use of golden material with a focus on reflective abstraction, applying Didactic Engineering in teaching Mathematics to students in the 5th year of Elementary School. The research was carried out in a school in the State Public Education Network, located in the South Zone of Manaus. The investigation starts from the question of which didactic sequences aimed at teaching mathematics that propose the use of golden material, have the potential to develop reflective abstraction? And can they be supported in an intentional pedagogical environment guided by the Theory of Didactic Situations? Great was the journey that culminated in the child as a citizen with a subjective right to education and who needs logical-mathematical instruments, especially in the 21st century ('bombardment' of diverse multimedia content), to develop intentional cognitive structures, capable of leading them to the intelligence of filtering and appropriating this content, throughout its historical process of physical and social maturation. In this sense, the approach taken is qualitative with a dialectical method. As for its nature, it is considered applied research, and the objectives are classified as descriptive research. The procedures are guided by Didactic Engineering. Regarding the results, it was evident that the Northern Region of Brazil does not use golden material as an instrument to develop reflective abstraction and does not make Piaget's works of this concept available in its public libraries; It was also identified that the use of golden material has been more focused on Special Education. Regarding the analysis of the textbooks used, it was observed that they present a gap regarding the subject related to the object of this investigation. In the Preliminary Analysis of Learning Difficulties and Obstacles, according to the students' opinion, in relation to the subject used in research on the Decimal Number System for practical life, they are divided: whether they recognize that they have difficulty in learning or simply state that they do not have difficulty in learning the content. In the a posteriori analyses, in didactic sequence 01, the reflective abstraction of reflection was found at a frequency of five within a universe of eight students evaluated; as well as in didactic sequence 02, the frequency of five occurrences of reflective abstractions against four occurrences of empirical abstractions, and, finally, in didactic sequence 03, eight occurrences of reflective abstractions of reflection in a universe of nine evaluated students, ratifying that the use of golden material It has the potential to promote in students, with the mediation of Didactic Engineering, the development of their critical sense regarding the choice of other cultural goods offered to them in a multimedia environment because it promotes the exercise of reflection and reflection. Therefore, the use of golden material with a focus on the development of reflective abstraction is possible in an intentional pedagogical context and can be a teacher's strategy in public schools for student appropriation of mathematical cultural goods. Future research, in this sense, would provide several consequences to be mapped and deepened. | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | eng |
dc.description.sponsorship | FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/73392/DISS_HericSoares_PPGECH.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Didática | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO | eng |
dc.title | Abstração reflexionante com uso de material dourado mediada pela engenharia didática | eng |
dc.title.alternative | Reflective abstraction using golden material mediated by didactic engineering | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.description.sugestao | Importante atualizar o manual de orientação para preenchimento do autodepósito porque o manual que eu li é muito diferente dos campos que encontrei quando da realização do autodepósito. | eng |
dc.description.info | Este trabalho contribui para que a abstração reflexionante seja estudada de modo mais frequente e aprofundado na região Norte do Brasil. | eng |
dc.creator.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0987-2855 | eng |
dc.subject.user | Sequências didáticas | por |
dc.subject.user | Ensino fundamental | por |
dc.subject.user | Engenharia didática | por |
dc.subject.user | Abstração reflexionante | por |
dc.subject.user | Didática matemática | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_HericSoares_PPGECH.pdf | 3.84 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.