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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Nível de coordenação motora grossa de escolares do ensino fundamental anos finais: foco em um município da região do Alto Solimões
???metadata.dc.creator???: Inhuma, Maria Leoneida Ferreira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ferreira, Lúcio Fernandes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Cleverton José Farias de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silveira, Sérgio Roberto
???metadata.dc.description.resumo???: Conhecer, contribuir e acompanhar o desenvolvimento da coordenação motora (CM) é essencial para que professores possam realizar um trabalho inclusivo e diversificado, garantindo o pleno direito ao aprendizado e desenvolvimento dos alunos, uma vez que a CM auxilia na execução das diversas atividades diárias. Nosso objetivo foi conhecer os níveis de CM de escolares do Ensino Fundamental Anos Finais. Nosso estudo envolveu 236 escolares, na faixa etária de 11 a 14 anos, de ambos os sexos, regularmente matriculados nas escolas estaduais de um município da Região do Alto Solimões. Para isto, utilizamos como instrumento de coleta dos dados o teste de coordenação motora para crianças – Teste KTK, cujos dados foram analisados descritivamente. Assumimos como valores estatísticos a mediana, valores máximos e mínimos, amplitude interquartil e também recorremos as frequências absoluta e relativa de casos. Os resultados obtidos revelaram que os escolares apresentaram desempenhos representativos de diferentes níveis, desde o nível de insuficiência na coordenação até o nível de muito boa coordenação, sendo que a maioria dos indivíduos (69.07%) demonstrou coordenação normal, o que nos possibilita concluir que os percentuais de escolares com níveis de insuficiência e perturbação na coordenação são aceitáveis e correspondem ao indicado pela literatura, porém, é imperativa a orientação, elaboração e aplicação de programas de intervenção, em conjunto com as aulas de EFE, para o atendimento e auxílio aos escolares que apresentam níveis de CM abaixo da média. Concluímos ainda que estudos dessa natureza são necessários no campo pedagógico e a escassez de investigações sobre o nível de CM na realidade brasileira com alunos a partir de 11 anos de idade, sugere a ampliação de pesquisas a fim de proporcionar avanço científico neste campo de estudo.
Abstract: Knowing, contributing to and monitoring the development of motor coordination (MC) is essential for teachers to be able to carry out inclusive and diverse work, guaranteeing students' full right to learn and develop, since MC helps them carry out various daily activities. Our aim was to find out the CM levels of students in the final years of elementary school. Our study involved 236 schoolchildren aged between 11 and 14, of both sexes, regularly enrolled in state schools in a municipality in the Alto Solimões region. For this purpose, we used the motor coordination test for children - KTK Test - as a data collection tool, and the data was analyzed descriptively. The median, maximum and minimum values, interquartile range and absolute and relative frequencies of cases were used as statistical values. The results showed that the students performed at different levels, from poor coordination to very good coordination, with the majority (69.07%) showing normal coordination, which allows us to conclude that the percentages of students with poor and disturbed coordination are acceptable and correspond to what is indicated in the literature. However, it is imperative to provide guidance, design and implement intervention programs, in conjunction with PE classes, to assist and help students with below-average levels of CM. We also conclude that studies of this nature are necessary in the pedagogical field and the scarcity of investigations into the level of motor coordination in the Brazilian reality with students aged 11 and over, suggests the expansion of research in order to provide scientific progress in this field of study.
Keywords: Educação física (Ensino fundamental)
Capacidade motora em crianças
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Educação física escolar
Ensino fundamental
Desempenho motor
Avaliação motora
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Citation: INHUMA, Maria Leoneida Ferreira. Nível de coordenação motora grossa de escolares do ensino fundamental anos finais: foco em um município da região do Alto Solimões. 2024. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10474
Issue Date: 28-May-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física

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