???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10583
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Mirian Rosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7975279610115617eng
dc.contributor.advisor1Santos, João Otacilio Libardoni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487941865277973eng
dc.contributor.referee1Fernandes, Wânia Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8182491076826479eng
dc.contributor.referee2Matos, Maria Almerinda de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5590755531194676eng
dc.contributor.referee3Anjos, Hildete Pereira dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7935566504348919eng
dc.contributor.referee4Souza, Dalmir Pacheco de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2712522573295062eng
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationPEREIRA, Mirian Rosa. Acesso e permanência de alunos público da educação especial nos municípios de Apuí, Borba, Humaitá, Manicoré e Novo Aripuanã, no estado do Amazonas: desafios e possibilidades. 2024. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10583-
dc.description.resumoEste estudo discute o acesso e a permanência na perspectiva da educação inclusiva, voltada ao público da Educação Especial na busca de saber: “quais os desafios enfrentados e possibilidades construídas pelos profissionais da educação frente ao acesso e à permanência do público da Educação Especial nos cinco municípios que fazem parte da Calha do Rio Madeira, estado do Amazonas, no ano de 2022?” Para responder a essa questão, definimos como objetivo geral: analisar como ocorre o acesso e a permanência do público da Educação Especial nas escolas públicas estaduais dos municípios de Apuí, Borba, Humaitá, Manicoré e Novo Aripuanã, que fazem parte da Calha do Rio Madeira, estado do Amazonas, a partir das experiências das coordenações regionais, gestores escolares, professores do ensino comum e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os profissionais auxiliares de vida escolar. Os procedimentos teóricos-metodológicos estão fundamentados no materialismo histórico dialético, tendo como base a teoria marxista de Marx (2004; 2017) e demais estudiosos, Lukács (2013; 2018), Vigotski (2007; 2021), Melo (2024) e outros. A pesquisa de campo foi realizada nos meses de junho e julho de 2022. Os participantes incluíram os coordenadores regionais, gestores escolares, professores do ensino comum e das salas de recursos multifuncionais e profissionais auxiliares de vida escolar. As fontes de dados abrangeram a revisão de escopo, documentos oficiais, quarenta e sete entrevistas semiestruturadas, observação participante, registros fotográficos e diário de campo. O tratamento e a exposição dos dados ocorreram por meio de uma análise baseada em duas categorias temáticas: “acesso e permanência”, aprofundadas em subcategorias que se articulam à realidade concreta da Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva no contexto do Amazonas, considerando também as aproximações entre a gestão escolar, o ensino comum e o AEE. Os resultados evidenciaram que o Amazonas possui normas que regulamentam a Educação Especial. As matrículas do público da Educação Especial no ensino comum têm apresentado um crescimento contínuo, enquanto que no AEE permanecem menos expressivas. Além disso, a quantidade das Salas de Recursos Multifuncionais é insuficiente, com estrutura pedagógica e equipamentos desatualizados, e há a exigência de laudo médico ou relatório no ato da matrícula. Há também uma carência de dados que representem de forma clara a realidade das escolas e dos profissionais da educação, além da ausência de um responsável específico pela Educação Especial dentro das coordenadorias regionais. Contudo, é possível aprimorar o acesso às informações relacionadas à Educação Especial por meio do módulo especial do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam), que atualmente está subutilizado pela Seduc (AM). Os profissionais solicitam formação continuada, que, contudo, tende a seguir um modelo médico-pedagógico. No entanto, há necessidade de capacitações voltadas para estratégias que potencializem as práticas pedagógicas. Assim sendo, o estudo sustenta a tese de que as escolas públicas de Apuí, Borba, Humaitá, Manicoré e Novo Aripuanã desenvolvem uma política educacional que não favorece a permanência escolar para o público da Educação Especial. Essa realidade decorre da reprodução das condiçõesexcludentes originárias, considerando que, mesmo com o acesso às escolas, esses alunos permanecem excluídos dos processos educacionais, apesar das experiências construídas pelos professores. A partir dessa realidade, foi desenvolvida a ferramenta “Rede Aberta de Diálogos”, visando fomentar interações e aproximações para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem nas escolas. Por fim, o estudo ressalta a necessidade de novas pesquisas que fortaleçam a escolarização dos alunos público da Educação Especial no Amazonas e contribuam para a melhoria da qualidade da educação. Ao mesmo tempo, aponta lacunas que podem ser exploradas em futuros estudos.eng
dc.description.abstractThis study discusses access and retention from the perspective of inclusive education, aimed at the Special Education public, seeking to know: “what are the challenges faced and possibilities built by education professionals regarding access and retention of the Special Education public in the five municipalities that are part of the Calha do Rio Madeira, state of Amazonas, in the year 2022?” To answer this question, we defined as a general objective: to analyze how access and retention of the Special Education public occurs in the state public schools of the municipalities of Apuí, Borba, Humaitá, Manicoré and Novo Aripuanã, which are part of the Calha do Rio Madeira, state of Amazonas, based on the experiences of regional coordinators, school managers, regular education and Specialized Educational Assistance (AEE) teachers and school life assistant professionals. The theoreticalmethodological procedures are based on dialectical historical materialism, based on the Marxist theory of Marx (2004; 2017) and other scholars, Lukács (2013; 2018), Vygotsky (2007; 2021), Melo (2024) and others. The field research was carried out in June and July 2022. Participants included regional coordinators, school managers, regular school teachers and multifunctional resource rooms, and school life support professionals. Data sources included the scoping review, official documents, forty-seven semi-structured interviews, participant observation, photographic records, and field diary. The data were processed and presented through an analysis based on two thematic categories: “access and retention”, which were further broken down into subcategories that are linked to the concrete reality of the Special Education Policy from an Inclusive Perspective in the context of Amazonas, also considering the connections between school management, regular education and the Special Education Program. The results showed that Amazonas has rules that regulate Special Education. Enrollment of the Special Education population in regular education has shown continuous growth, while enrollment in the Special Education Program remains less significant. Furthermore, the number of Multifunctional Resource Rooms is insufficient, with outdated pedagogical structure and equipment, and a medical report or report is required at the time of enrollment. There is also a lack of data that clearly represents the reality of schools and education professionals, in addition to the absence of a specific person responsible for Special Education within the regional coordinators. However, it is possible to improve access to information related to Special Education through the special module of the Integrated Educational Management System of Amazonas (Sigeam), which is currently underutilized by Seduc (AM). Professionals request ongoing training, which, however, tends to follow a medical-pedagogical model. However, there is a need for training focused on strategies that enhance pedagogical practices. Therefore, the study supports the thesis that public schools in Apuí, Borba, Humaitá, Manicoré and Novo Aripuanã develop an educational policy that does not favor school retention for the Special Education population. This reality is a result of the reproduction of the original exclusionary conditions, considering that, even with access to schools, these students remain excluded from educational processes, despite the experiences built by teachers. Based on this reality, the “Rede Aberta de Diálogos” (Open Dialogue Network) tool was developed, aiming to foster interactions and approaches to improve teaching and learning in schools. Finally, the study highlights the need for new research that strengthens the schooling of public students with Special Education in Amazonas and contributes to improving the quality of education. At the same time, it points out gaps that can be explored in future studies.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/80450/TESE_MirianPereira_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação especial - Amazonaspor
dc.subjectInclusão escolar - Amazonaspor
dc.subjectEducação inclusiva - Amazonaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleAcesso e permanência de alunos público da educação especial nos municípios de Apuí, Borba, Humaitá, Manicoré e Novo Aripuanã, no estado do Amazonas: desafios e possibilidadeseng
dc.typeTeseeng
dc.contributor.advisor1orcidhttp://orcid.org/0000-0002-1048-8164eng
dc.creator.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-8157-1192eng
dc.subject.userAcessopor
dc.subject.userAmazonaspor
dc.subject.userEducação Especialpor
dc.subject.userInclusão Escolarpor
dc.subject.userPermanênciapor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_MirianPereira_PPGE.pdf 4.47 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.