???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10631
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCruz, Paulo André Castro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/329188480911984eng
dc.contributor.advisor1Ferreira, Lucio Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7202287374544773eng
dc.contributor.referee2Souza, Cleverton José Farias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1333241542378574eng
dc.contributor.referee3Manzini, Eduardo José-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9155295594995876eng
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.citationCRUZ, Paulo André Castro. Opinião dos alunos com deficiência sobre a acessibilidade no ambiente escolar: um grito de satisfação ou de socorro?. 2024. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10631-
dc.description.resumoAcessibilidade como sendo condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida - pautou esse estudo a buscar conhecer a opinião dos alunos com deficiência sobre a acessibilidade no ambiente escolar. Participaram 16 alunos, sendo oito com Deficiência Física e oito com Deficiência Visual, entre 15 a 17 anos de idade, pertencentes à rede pública de ensino da cidade de Manaus, Amazonas. Na coleta das informações, utilizou-se o Questionário sobre satisfação e atitudes em relação a acessibilidade no Ensino Médio – QSA-Ensino Médio, com 47 itens que pontuam de 1 a 7, após preenchimento eram justificadas pelo aluno gerando as falas das opiniões. Para a análise das informações recorreu-se à Análise Textual Discursiva (ATD). Conclui-se, que as opiniões dos alunos com deficiências sobre a acessibilidade no ambiente escolar seguem em direções opostas. Enquanto os alunos com Deficiência Física mostram-se satisfeitos com as possibilidades de locomoção, com o apoio de material pedagógico recebido, e com as atitudes dos colegas, professores e funcionários, os alunos com Deficiência Visual revelam sua insatisfação com a acessibilidade arquitetônica, comunicacional e atitudinal no ambiente escolar.eng
dc.description.abstractAccessibility, conceptualized as the condition enabling utilization, with safety and autonomy, either independently or assisted, of urban spaces, furniture, equipment, buildings, transportation services, communication devices, and information systems, by individuals with disabilities or reduced mobility, formed the basis of this study. The research aimed to elucidate the opinions of students with disabilities regarding accessibility in the school environment. Sixteen students participated, comprising eight with physical disabilities and eight with visual impairments, aged 15-17, enrolled in public schools in Manaus, Amazonas. Data collection employed the Questionnaire on Satisfaction and Attitudes towards Accessibility in High School (QSA-High School), comprising 47 items rated on a 1-7 scale. Subsequent open-ended responses provided qualitative insights into the students' opinions. Discursive Textual Analysis (DTA) revealed divergent opinions among students with distinct disability types regarding school accessibility. Students with physical disabilities expressed satisfaction with mobility options, pedagogical materials, and peer/teacher/staff attitudes. Conversely, students with visual impairments reported dissatisfaction with architectural, communicative, and attitudinal accessibilityeng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/81001/DISS_PauloCruz_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação Inclusiva - Amazôniapor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleOpinião dos alunos com deficiência sobre a acessibilidade no ambiente escolar: um grito de satisfação ou de socorro?eng
dc.title.alternativeOpinion of students with disabilities about accessibility in the school environment: a cry of satisfaction or help?eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1193-6029eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3719-3718eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7085-6651eng
dc.subject.userEducação Inclusivapor
dc.subject.userEducação Especialpor
dc.subject.userDireitos Humanospor
dc.subject.userTransitabilidadepor
dc.subject.userComunicabilidadepor
dc.subject.userAmazôniapor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_PauloCruz_PPGE.pdf2.85 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.