???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10640
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As relações público-privadas no processo de implementação da política do novo ensino médio no Amazonas
Other Titles: Public-private relations in the process of implementing the new secondary education policy in Amazonas
???metadata.dc.creator???: Mota, Flavia Luenny da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Silvia Cristina Conde
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rodrigues, Doriedson do Socorro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Falcão, Nádia Maciel
???metadata.dc.description.resumo???: Esta investigação versa sobre as implicações das Relações Público-Privadas no processo de implementação da política do Novo Ensino Médio (NEM) no Amazonas. Para tanto, este trabalho – de cunho teórico-documental – objetiva analisar como as Relações Público-Privadas tensionam as concepções de um Ensino Médio público socialmente referenciado nas dimensões do trabalho, da ciência e da cultura. No plano teórico-metodológico, as categorias – Totalidade, Mediação e Contradição – do materialismo histórico-dialético, esboçam o percurso da pesquisa em todas as etapas. A técnica da análise de conteúdo (Bardin, 2016) é auxiliar no processo investigativo. As etapas de tal investigação são: levantamento bibliográfico, documental e organização e análise dos dados. No que tange ao primeiro, destacamos a contribuição do aparato teórico-metodológico supramencionado, sobretudo para a apreensão dos conceitos de Estado (Mészáros, 2011) Estado Ampliado (Gramsci, 2004; 2017; Castelo, 2013); Ensino Médio Integrado (Ramos, 2008a; 2008b; 2012; 2014; Ciavatta Franco e Ramos, 2012; Pelissari, 2020; 2023); Terceira Via (Pires, 2015) e da Relação trabalho-educação no capital (Frigotto, 2000; 2001; 2009; Ramos, 2017; Castelo, 2013). Referente ao segundo, as fontes principais são os documentos norteadores e os institucionais de cada lastro empírico da pesquisa, quais sejam: Fundação Telefônica Vivo, Instituto Iungo, Politize! – Instituto de Educação Política, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Grupo Mathema e os institutos Natura, Sonho Grande e de Corresponsabilidade pela Educação, idealizadores do Programa Escola Ativa, bem como os termos de cooperação técnica celebrado por cada um junto à SEDUC-AM. A escolha dessas instituições privadas corresponde às suas atuações na efetiva implementação do NEM no Estado do Amazonas. O terceiro e último, correspondente ao exercício analítico, revelou o protagonismo das organizações da sociedade civil no EM no Amazonas no âmbito da formação continuada, da gestão processual e curricular e dos itinerários formativos, apresentando as contradições da proposta educacional de cada instituição, sobretudo quando o discurso do trabalho como princípio educativo embasa, na aparência, tais propostas, os apropriando e ressignificado a fim de facilitar os caminhos para o alcance de tal protagonismo, que em seu processo tende a tensionar o EM público socialmente referenciado nas dimensões do trabalho, da ciência e da cultura. Isso porque, o NEM se torna resultado das mudanças no atual contexto da economia e das novas tecnologias que remetem a obrigatoriedade de aprendizagens flexíveis resumindo o trabalho ao emprego e ação econômica específica, desconsiderando seu sentido ontológico de realização humana e criação. A ciência, quando perde o sentido de conhecimento produzido a partir dos processos mediados seja pela ação humana ou pelo trabalho e deixa de considerar a integração necessária entre formação geral e técnica, além de fomentar a não entrada no ensino superior. E a cultura, quando se assume uma cultura “oficial” para a base pedagógico-curricular e identifica-se um descompromisso com os valores e normas que tendem, num âmbito cultural, a orientar os grupos sociais em suas produções éticas, estéticas, artísticas etc. Ademais, revela-se também que o protagonismo das organizações empresariais, sob o discurso de finalidade não lucrativa, ganha espaço também no movimento de captação de recursos públicos, como analisado na parceria SEDUC/AM e Iungo, que conseguem, no seio da formação profissional da juventude e por intermédio do discurso de desenvolver a Amazônia regional e sustentavelmente, camuflar o desenvolvimento principal do capital: o econômico. Concretizando, nesse protagonismo identificado e analisado, a dominação ideológica e material do capital sobre o Ensino Médio amazonense.
Abstract: This research deals with the implications of Public-Private Relations in the process of implementing the New Secondary Education (NEM) policy in Amazonas. To this end, this work – of a theoretical-documentary nature – aims to analyze how Public-Private Relations tension the conceptions of a socially referenced public Secondary Education in the dimensions of work, science and culture. At the theoretical-methodological level, the categories – Totality, Mediation and Contradiction – of historical-dialectical materialism, outline the research path in all stages. The content analysis technique (Bardin, 2016) assists in the investigative process. The stages of such research are: bibliographic and documentary survey and organization and analysis of data. Regarding the first, we highlight the contribution of the aforementioned theoretical-methodological apparatus, especially for the understanding of the concepts of State (Mészáros, 2011), Expanded State (Gramsci, 2004; 2017; Castelo, 2013); Integrated High School (Ramos, 2008a; 2008b; 2012; 2014; Ciavatta Franco and Ramos, 2012; Pelissari, 2020; 2023); Third Way (Pires, 2015) and the Work-Education Relationship in Capital (Frigotto, 2000; 2001; 2009; Ramos, 2017; Castelo, 2013). Regarding the second, the main sources are the guiding and institutional documents of each empirical basis of the research, namely: Telefônica Vivo Foundation, Iungo Institute, Politize! – Institute of Political Education, National Service for Industrial Learning – SENAI, Mathema Group and the Natura, Sonho Grande and Co-responsibility for Education institutes, creators of the Escola Ativa Program, as well as the terms of technical cooperation signed by each one with SEDUC-AM. The choice of these private institutions corresponds to their actions in the effective implementation of the NEM in the State of Amazonas. The third and last exercise, corresponding to the analytical exercise, revealed the leading role of civil society organizations in the EM in Amazonas in the scope of continuing education, procedural and curricular management, and training itineraries, presenting the contradictions of the educational proposal of each institution, especially when the discourse of work as an educational principle apparently underpins such proposals, appropriating and re-signifying them in order to facilitate the paths to achieving such a leading role, which in its process tends to tension the public EM socially referenced in the dimensions of work, science, and culture. This is because the NEM becomes a result of changes in the current economic context and new technologies that refer to the obligation of flexible learning, summarizing work only as employment and specific economic action, disregarding its ontological meaning of human fulfillment and creation. Science, when it loses its sense of knowledge produced from processes mediated by human action or work and fails to consider the necessary integration between general and technical education, in addition to encouraging non-entry into higher education. And culture, when an “official” culture is assumed for the pedagogical-curricular basis and a lack of commitment to the values and norms that tend, in a cultural context, to guide social groups in their ethical, aesthetic, artistic productions, etc. is identified. Furthermore, it is also revealed that the leading role of business organizations, under the discourse of non-profit purpose, also gains space in the movement to raise public funds, as analyzed in the partnership between SEDUC/AM and Iungo, which manage, within the professional training of youth and through the discourse of developing the regional Amazon sustainably, to camouflage the main development of capital: the economic one. Concretizing, in this identified and analyzed leading role, the ideological and material domination of capital over Amazonian High School.
Keywords: Educação e Estado - Amazonas
Ensino - Legislação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Novo ensino médio
Relações público-privadas
Lei 13.415/2017
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: MOTA, Flavia Luenny da Silva. As relações público-privadas no processo de implementação da política do novo ensino médio no Amazonas. 2024. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10640
Issue Date: 20-Sep-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_FlaviaMota_PPGE.pdf1.72 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.