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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10702
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Souza, Micaelle Cardoso de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9153385206353643 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Camila Ferreira da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3520518346076110 | eng |
dc.contributor.referee1 | Garcia, Fabiane Maia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0062882509525303 | eng |
dc.contributor.referee2 | Fonaines-Ruiz, Tomás | - |
dc.contributor.referee3 | Souza, Ângelo Ricardo de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2592903523310055 | eng |
dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Micaelle Cardoso de Souza. Políticas de avaliação da educação superior no Brasil e no Equador em perspectiva comparada: traços neoliberais em debate. 2024. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10702 | - |
dc.description.resumo | A expansão da criação de sistemas de avaliação com o objetivo de aferir a qualidade das Instituições de Ensino Superior (IES) na América Latina, nas décadas de 1980 e 1990, demonstra a forte influência externa de organismos internacionais no entendimento do Estado sobre o papel da educação na sociedade contemporânea. A lógica neoliberal, ao adentrar os países considerados periféricos e semiperiféricos na geopolítica capitalista, nos impõe o desafio de pensar como as instituições de educação superior públicas podem construir frentes de resistência face às disformidades das avaliações em larga escala em contexto de consolidação do ideário neoliberal no campo da Educação. Nesse sentido, a relação entre os campos sociais da Educação e da Economia é tomada à análise neste trabalho como contexto de emergência desta dissertação, uma vez que as políticas educacionais, e em específico as de avaliação, em muitos casos são elaboradas direta ou indiretamente por agentes ligados a conglomerados econômicos nacionais e internacionais, o que influencia no entendimento da sociedade como um todo sobre a avaliação, a noção de qualidade e a própria universidade e seu papel social. O objetivo geral da investigação de mestrado aqui apresentada consistiu em analisar as expressões e influências do campo econômico nas políticas de avaliação da educação superior no Brasil e no Equador. Epistemologicamente, trabalhamos com a Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu nos aspectos do poder simbólico, do conceito de Estado e da teoria dos campos sociais, combinamos esta perspectiva com a Sociologia da Ação Pública francesa de Pierre Lascoumes e Patrick Le Galès. Nosso tipo de pesquisa é a Pesquisa Comparada, no sentido da compreensão da complexidade da avaliação nos países em questão, que, apesar de semelhanças como influências internacionais no sentido da homogeneização das políticas educacionais e o fato de figurarem ambos na América Latina, possuem suas especificidades intrarregionais, histórico-sociais, políticas e educacionais. Utilizamos ainda a Pesquisa Documental para o trabalho que desenvolvemos com os documentos das políticas públicas de avaliação do ensino superior brasileira e equatoriana, aqui, a partir de um diálogo com Laurence Bardin e Eneida Oto Shiroma, realizamos levantamento, seleção, construção do corpus documental, categorização e análise de leis, portarias, relatórios técnicos e guias dos dois países investigados. Desenvolvemos uma análise comparada a partir das seguintes categorias: Classificação, Papel do Estado e Concepção de Universidade. Comparativamente conseguimos identificar como, mesmo em distintas realidades, expressões do Neoliberalismo são incorporadas nos modelos de avaliação e acreditação, com ênfase no desempenho e nos resultados, nos processos de responsabilização docente e estudantil, na naturalização de modelos empresariais de gestão de qualidade no interior da universidade e na próprio habitus individual e coletivo da sociedade diante da função da educação e da universidade no mundo contemporâneo. | eng |
dc.description.abstract | La expansión de la creación de sistemas de evaluación con el objetivo de medir la calidad de las Instituciones de Educación Superior (IES) en América Latina en las décadas de 1980 y 1990 demuestra la fuerte influencia externa de los organismos internacionales en la comprensión estatal del papel de la educación en la sociedad contemporánea. La lógica neoliberal, al entrar en países considerados periféricos y semiperiféricos en la geopolítica capitalista, nos impone el desafío de pensar cómo las instituciones públicas de educación superior pueden construir frentes de resistencia contra las disfunciones de las evaluaciones a gran escala en un contexto de consolidación de la ideología neoliberal en el campo de la educación. En este sentido, la relación entre los campos sociales de la Educación y la Economía es analizada en este trabajo como el contexto en el que surgió esta disertación, ya que las políticas educativas, y específicamente las políticas de evaluación, son a menudo elaboradas directa o indirectamente por agentes vinculados a conglomerados económicos nacionales e internacionales, lo que influye en la comprensión que la sociedad tiene de la evaluación, de la noción de calidad y de la propia universidad y su papel social. El objetivo general de la investigación de maestría que aquí se presenta fue analizar las expresiones e influencias del campo económico en las políticas de evaluación de la educación superior en Brasil y Ecuador. Epistemológicamente, trabajamos con la Sociología Reflexiva de Pierre Bourdieu sobre los aspectos del poder simbólico, el concepto de Estado y la teoría de los campos sociales, combinando esta perspectiva con la Sociología Francesa de la Acción Pública de Pierre Lascoumes y Patrick Le Galès. Nuestro tipo de investigación es la Investigación Comparada, en el sentido de comprender la complejidad de la evaluación en los países en cuestión, que, a pesar de similitudes como las influencias internacionales hacia la homogeneización de las políticas educativas y el hecho de estar ambos en América Latina, tienen sus especificidades intrarregionales, histórico-sociales, políticas y educativas. También utilizamos la Investigación Documental para el trabajo que realizamos con los documentos de políticas públicas de evaluación de la educación superior en Brasil y Ecuador. Aquí, a partir de un diálogo con Laurence Bardin y Eneida Oto Shiroma, realizamos un una recopilación, selección, construcción del corpus documental, categorización y análisis de leyes, ordenanzas, informes técnicos y guías de los dos países investigados. Desarrollamos un análisis comparativo basado en las siguientes categorías: Clasificación, Papel del Estado y Concepto de Universidad. Comparativamente, pudimos identificar cómo, incluso en realidades diferentes, las expresiones del Neoliberalismo se incorporan en los modelos de evaluación y acreditación, con énfasis en el rendimiento y los resultados, en los procesos de rendición de cuentas de docentes y estudiantes, en la naturalización de modelos empresariales de gestión de la calidad dentro de la universidad y en los propios habitus individuales y colectivos de la sociedad sobre la función de la educación y la universidad en el mundo contemporáneo. | spa |
dc.description.sponsorship | FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/81917/DISS_MicaelleSouza_PPGE.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - Finalidades e objetivos | por |
dc.subject | Ensino superior - Pesquisa - Brasil | por |
dc.subject | Ensino superior - Pesquisa - Equador | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL: AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS | eng |
dc.title | Políticas de avaliação da educação superior no Brasil e no Equador em perspectiva comparada: traços neoliberais em debate | eng |
dc.title.alternative | Las políticas de evaluación de la educación superior en Brasil y Ecuador en perspectiva comparada: rasgos neoliberales en debate | spa |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.contributor.advisor1orcid | http://orcid.org/0000-0002-2348-9350 | eng |
dc.creator.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4237-6199 | eng |
dc.subject.user | Políticas de avaliação | por |
dc.subject.user | Educação Superior | por |
dc.subject.user | SINAES | por |
dc.subject.user | CACES | por |
dc.subject.user | Brasil | por |
dc.subject.user | Equador | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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