???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10797
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A Fotografia na sala de aula e suas possibilidades metodológicas no ensino de arte |
???metadata.dc.creator???: | Portela, Jorgerlone Otaviano ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Ramos, Evandro de Moraes |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Gomes, Eduardo de Castro |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Farias, Rosejane da Mota |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho investiga o uso da fotografia em sala de aula e suas possíveis metodologias. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Tempo Integral Antônio Telles de Souza, com alunos do ensino fundamental II. Identificou-se a possibilidade de utilizar os smartphones como ferramenta pedagógica, bem como sua contribuição para a produção artística. Para isto, foi proposto aos alunos que produzissem fotografias e as publicassem em uma plataforma chamada Padlet. A partir da orientação fornecida, cada aluno realizou uma análise de sua própria fotografia, considerando seus elementos artísticos, técnicos, políticos, metafóricos e poéticos. Buscou-se relacionar a produção fotográfica dos alunos com o conceito de partilha do sensível de Rancière (2005), além das ideias sobre o procedimento metafórico de Lakoff e Johnson (2002). Os alunos produziram 112 fotografias e 30 depoimentos. Constatou-se que a fotografia é amplamente produzida e compartilhada pelos alunos no cotidiano e na escola, tornando-se necessário discutir seus propósitos artísticos e técnicos, além de seu papel político e crítico frente à realidade. Concluiu-se que, por meio da produção artística da fotografia, é possível estabelecer uma análise sensível da realidade e dos posicionamentos políticos e poéticos dos alunos diante do que produzem. |
Abstract: | This paper investigates the use of photography in the classroom and its possible methodologies. The research was carried out at the Antônio Telles de Souza Full-Time State School, with elementary school students. It identified the possibility of using smartphones as a teaching tool, as well as their contribution to artistic production. To this end, the students were asked to produce photographs and publish them on a platform called Padlet. Based on the guidance provided, each student analyzed their own photograph, considering its artistic, technical, political, metaphorical and poetic elements. The aim was to relate the students' photographic production to Rancière's (2005) concept of sharing the sensible, as well as Lakoff and Johnson's (2002) ideas on the metaphorical procedure. The students produced 112 photographs and 30 statements. It was found that photography is widely produced and shared by students in everyday life and at school, making it necessary to discuss its artistic and technical purposes, as well as its political and critical role in the face of reality. It was concluded that, through the artistic production of photography, it is possible to establish a sensitive analysis of reality and of the students' political and poetic positions in relation to what they produce. |
Keywords: | Arte e fotografia Arte - Estudo e ensino Artes na educação |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES |
???metadata.dc.subject.user???: | Fotografia Photography Escola Ensino Arte School Teaching Art |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Artes |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Citation: | PORTELA, Jorgerlone Otaviano. A Fotografia em sala de aula e suas possibilidades metodológicas no ensino de arte. 2025. 38 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10797 |
Issue Date: | 13-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_JorgerlonePortella_PROFARTES.pdf | 2.64 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.