???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10840
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O ensino coletivo de violão no Colégio Amazonense Dom Pedro II: desenvolvendo procedimentos metodológicos para a integração da cartilha de violão nas aulas de artes
Other Titles: Group Guitar Teaching at Colégio Amazonense Dom Pedro II: Developing Methodological Procedures for Integrating the Guitar Workbook into Arts Classes
La enseñanza colectiva de guitarra en el Colegio Amazonense Dom Pedro II: desarrollando procedimientos metodológicos para la integración del cuaderno de guitarra en las clases de artes
???metadata.dc.creator???: Barbosa, Robert Ruan de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros
???metadata.dc.contributor.referee2???: Bolis, Stephen Coffey
???metadata.dc.contributor.referee3???: Bezerra, José Maria Carvalho
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação se ocupa de apresentar uma intervenção didática estruturada para o ensino coletivo do violão na cidade de Manaus. Diretamente ligada a primeira linha do mestrado, tem como fundamento a ação criativa e participativa de todos os atores envolvidos. Dentro do período de 24 meses, os autores se prestaram a observar aspectos do violão como ferramenta preponderante na difusão da violonística clássica, ainda que os alunos envolvidos não estivessem totalmente preparados. É um esforço que soma conteúdo a nossa cultura e apresenta passos de um desafio no Colégio Amazonense D. Pedro II, situada no Centro Histórico da capital do Amazonas. Dessa feita, trazemos para o debate teorias relacionadas aos conceitos lineares e destaca uma breve história do violão na cidade de Manaus, nomes e fatos que podem inaugurar estudos mais profundos sobre o tema. O trabalho em si não expõe nomes e nem faces, faz via a preservar alunos e familiares envolvidos por justa posição de abordar o ensino das artes e não elementos mais pessoais. É possível verificar como processos de criação estão próximos de outras realidades e atuam como parâmetro inicial em comparação a realidades dentro e fora de nosso estado. O relato foca na aplicação de uma cartilha indicativa preliminar para o aprendizado do violão praticado na leitura e disciplina mais erudita. Por fim, esperamos com este enaltecer toda a comunidade de violonistas e amantes desse instrumento rico e popular, dar vez a sua história em nossa cidade e enriquecer outros pontos de apoio a futuras pesquisas.
Abstract: This dissertation presents a structured didactic intervention for collective guitar teaching in the city of Manaus. Directly linked to the first line of the master's degree, it is based on the creative and participatory action of all the actors involved. Over a period of 24 months, the authors set out to observe aspects of the guitar as a preponderant tool in the dissemination of classical guitar, even though the students involved were not fully prepared. It is an effort that adds content to our culture and presents steps of a challenge at Colégio Amazonense D. Pedro II, located in the Historic Center of the capital of Amazonas. In this way, we bring to the debate theories related to linear concepts and highlight a brief history of the guitar in the city of Manaus, names and facts that can inaugurate more in-depth studies on the subject. The work itself does not expose names or faces, it seeks to preserve students and family members involved by the fair position of addressing the teaching of arts and not more personal elements. It is possible to see how creative processes are close to other realities and act as an initial parameter in comparison to realities inside and outside our state. The report focuses on the application of a preliminary guide for learning to play the guitar, practiced in reading and more erudite disciplines. Finally, we hope to praise the entire community of guitarists and lovers of this rich and popular instrument, to give space to its history in our city and to enrich other points of support for future research.
Keywords: Arte - Estudo e ensino - Manaus (AM)
Arte e música
Violão - Estudo e ensino - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: EDUCACAO ARTISTICA
???metadata.dc.subject.user???: Violão
Desafios Amazônicos
Ensino Coletivo
Artes
Guitar
Amazonian Challenges
Collective Teaching
Arts
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Artes
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: BARBOSA, Robert Ruan de Oliveira. O ensino coletivo de violão no Colégio Amazonense Dom Pedro II: desenvolvendo procedimentos metodológicos para a integração da cartilha de violão nas aulas de artes. 2025. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10840
Issue Date: 7-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RobertBarbosa_PROFARTES.pdf 7.05 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.