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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10930
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | O ensino de ciências em uma unidade prisional no sul do Amazonas: significações de professores |
???metadata.dc.creator???: | Ramos, Sarah Pinto ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Silva, Josemar Farias da |
First advisor-co: | Batista, Eliane Regina Martins |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Silva, Iolete Ribeiro da |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Nogueira, Eulina Maria Leite |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa investigou as significações atribuídas pelos professores à educação na prisão, com foco no ensino de Ciências da Natureza em uma unidade prisional no Sul do Amazonas, considerando os desafios enfrentados na prática docente nesse contexto. Com base nos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica e no Materialismo Histórico-Dialético, o estudo objetivou compreender as significações do trabalho e da prática docente, em especial daqueles que atuam no ensino de Ciências da natureza em contexto de privação de liberdade numa unidade prisional no município de Humaitá-Amazonas. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, fundamentada na análise das significações de professores, a partir de entrevistas com docentes, equipe pedagógica e gestão da unidade. Os resultados apontam que os professores não possuem acesso a formação continuada específica, enfrentam precarização das condições de ensino e atuam em um ambiente marcado por contradições institucionais e ausência de apoio pedagógico adequado. Além disso, observa-se que a assistência educacional na prisão é limitada, fragmentada e frequentemente negligenciada, o que compromete a efetividade do ensino e a possibilidade de formação humana e desenvolvimento crítico dos sujeitos privados de liberdade. A pesquisa contribui para ampliar o debate sobre a educação nas prisões, destacando a necessidade de políticas públicas que garantam formação docente adequada, infraestrutura mínima e suporte pedagógico efetivo, de modo a fortalecer a educação como um direito fundamental também no sistema prisional. |
Abstract: | This study investigated the meaning attributed by teachers to educadion in prison, with a focus on teaching Natural Sciences in a correctional facility in the southern region of Amazonas, Brazil. It considers the challenges faced by educators working in this context. Grounded in the principles of Socio-Historical Psychology and Historical-Dialectical Materialism, the research animed to understand teachers perceptions of their work and teaching practice, particulary those involved in Natural Sciences education within a prison environment in the municipality of Humaitá, Amazonas. A qualitative approach was adopted, focusing on the analysis of teachers perspective through interviews conducted with educators, the pedagogical team, and the facility´s administration. The findings indicate that teachers lack access to specialized continuing education, face precarious teaching conditions, and work in an environment characterized by institutional contradictions and a lack of adequate pedagogical support. Furthermore, educational assistance in prison is often limited, fragmented, and neglected, wich undermines the effectivess of teaching and the potential for human development and critical thinking among incarcerated individuals. This research contributes to the broader discussion on prision education by highlighting the urgent need for public policies that ensure teacher training, minimum infrastructure, and effective pedagogical support. Strengthening education as a fundamental right within the prison system is essencial to fostering meaningful learning experiences and social reintegration. |
Keywords: | Prisioneiros - Educação - Amazonas Educação de jovens e adultos - Aspectos sociais Professores - Amazonas Ciência - Estudo e ensino Professores de ciência - Formação |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS |
???metadata.dc.subject.user???: | Educação na prisão Ensino de Ciências Formação docente Psicologia sócio-histórica Significações de professores |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
Citation: | RAMOS, Sarah Pinto. O ensino de ciências em uma unidade prisional no sul do Amazonas: significações de professores. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10930 |
Issue Date: | 7-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades |
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