???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11091
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Gabriel Rodrigues do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1645498571626158eng
dc.contributor.advisor1Borges, Heloisa da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9429409939324333eng
dc.contributor.referee1Ghedin, Evandro Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879015398476679eng
dc.contributor.referee2Silva, Thaiany Guedes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1605473259537850eng
dc.contributor.referee3Nunes, Claudio Pinto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6979931694367304eng
dc.contributor.referee4Martins, Fernando José-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242496231137438eng
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Gabriel Rodrigues do. A gestão escolar na escola do campo da cidade de Manaus/AM. 2025. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11091-
dc.description.resumoEste trabalho é resultado da pesquisa realizada no período do doutoramento, no curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no período referente ao primeiro semestre de 2021 ao primeiro semestre de 2025. A partir da realidade concreta, suas mediações, contradições e possibilidades, a pesquisa teve o seguinte problema: as estruturas administrativas e pedagógicas da gestão escolar pensada pela SEMED-Manaus para as escolas do campo são trabalhadas numa perspectiva tecnicista e antidemocrática? Diante do problema para responder, a pesquisa teve os seguintes objetivos: Geral – Analisar a gestão escolar em duas escolas da rede municipal de Manaus, na área do campo. Os Específicos: 1) Investigar os fundamentos dos processos de gestão do capitalismo e a relação com a gestão da escola do campo; 2) Identificar os processos de gestão escolar definidos pela Semed/Manaus-AM e as propostas advindas dos Movimentos sociais do Campo Amazonas; 3) Compreender a gestão do trabalho da escola do campo na Semed/Manaus-AM de forma concreta através das percepções de professores(as) e gestores. Para respondê-la, o processo de investigação teórica encontra-se na base do Materialismo Histórico Dialético, tendo como principais teóricos: Paro (1992; 2023), Marx (2011), Enguita (1993), Borges e Mourão (2016). Nos procedimentos metodológicos inicialmente utilizamos as técnicas do levantamento bibliográfico (realizando mapeamento de produções científicas na perspectiva de situar a temática publicada em artigos, dissertações e teses, no Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com recorte temporal de 2009 a 2020, em consideração ao cenário das políticas públicas no Brasil em relação à Educação do Campo, a pesquisa documental (análise de documentos) e de campo, em que se utilizou a pesquisa qualitativa tendo como técnicas: questionários e entrevistas semiestruturada com 4 (quatro) professores, 2 (dois) pedagogos e 2 (dois) gestores de duas escolas do campo, localizadas no entorno da cidade de Manaus/AM. Podemos confirmar a hipótese de tese de que os/as professores/as, na condição subalternizada dos trabalhadores da educação, refletem a importância da democratização na gestão escolar, mas há ausência de práticas de participação efetiva dos sujeitos da comunidade escolar de maneira que contribua significativamente para a autonomia e para a consolidação da gestão democrática.eng
dc.description.abstractThis work is the result of research carried out during the doctoral period, in the Doctorate in Education course of the Postgraduate Program in Education (PPGE), of the Faculty of Education, of the Federal University of Amazonas (UFAM), in the period referring to the first semester of 2021 to the first semester of 2025. Based on the concrete reality, its mediations, contradictions and possibilities, the research had the following problem: are the administrative and pedagogical structures of school management designed by SEMED-Manaus for rural schools worked from a technocratic and antidemocratic perspective? Faced with the problem to answer, the research had the following objectives: General – To analyze school management in two schools of the municipal network of Manaus, in the rural area. Specific: 1) To investigate the foundations of the management processes of capitalism and the relationship with the management of rural schools; 2) Identify the school management processes defined by Semed/Manaus-AM and the proposals arising from the Social Movements of the Amazonas Countryside; 3) Understand the management of the work of the rural school in Semed/Manaus-AM in a concrete way through the perceptions of teachers and managers. To answer it, the theoretical investigation process is based on Dialectical Historical Materialism, with the following main theorists: Paro (1992; 2023), Marx (2011), Enguita (1993), Borges and Mourão (2016). In the methodological procedures, we initially used the techniques of bibliographic survey (carrying out a mapping of scientific productions with the perspective of situating the theme published in articles, dissertations and theses, in the Database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), with a time frame from 2009 to 2020, considering the scenario of public policies in Brazil in relation to Rural Education, documentary research (document analysis) and field research, in which qualitative research was used with the following techniques: questionnaires and semi-structured interviews with 4 (four) teachers, 2 (two) pedagogues and 2 (two) managers of two rural schools, located in the surroundings of the city of Manaus/AM. We can confirm the thesis hypothesis that teachers, in the subordinate condition of education workers, reflect the importance of democratization in school management, but there is an absence of practices of effective participation of the subjects of the school community in a manner that contributes significantly to autonomy and the consolidation of democratic management.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/86845/TESE_GabrielNascimento_PPGE.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEscolas rurais - Organização e administração - Manaus (AM)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO: EDUCACAO RURALeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ADMINISTRACAO EDUCACIONALeng
dc.titleA gestão escolar na escola do campo da cidade de Manaus/AMeng
dc.typeTeseeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7629-7056eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2150-9984eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2844-6122eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9007-2467eng
dc.contributor.referee3orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1514-6961eng
dc.contributor.referee4orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9924-4678eng
dc.subject.userGestão escolarpor
dc.subject.userSchool managementeng
dc.subject.userEscola do campopor
dc.subject.userEducação do campopor
dc.subject.userAmazôniapor
dc.subject.userField schooleng
dc.subject.userField educationeng
dc.subject.userAmazoneng
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_GabrielNascimento_PPGE 2.68 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.