???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11145
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | SWeeTComp - Framework para Avaliação de Competências em Testes de Software |
???metadata.dc.creator???: | Alves, Nayane Maia Ferreira ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Gadelha, Bruno Freitas |
First advisor-co: | Oran, Ana Carolina |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Maldonado, Jose Carlos |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Fontão, Awdren de Lima |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | Costa, Catarina de Souza |
???metadata.dc.description.resumo???: | Com a popularização dos métodos ágeis e o avanço da transformação digital a partir da última década, a demanda por produtos de software cresceu significativamente, levando a indústria a buscar profissionais cada vez mais qualificados, com competências técnicas e interpessoais essenciais para a resolução de problemas. Entre as fases da Engenharia de Software, a etapa de testes tem papel central na garantia da qualidade, ao detectar falhas, validar requisitos e assegurar que o sistema atenda às expectativas dos usuários. A efetividade dessa atividade depende diretamente das habilidades, experiências e decisões dos testadores, o que impacta diretamente a qualidade do processo de testes. Parte-se da premissa de que conhecer os níveis de competência dos profissionais de testes é essencial para identificar lacunas de formação, orientar ações de desenvolvimento e contribuir para a melhoria do processo e do produto. Avaliar essas competências de forma sistemática pode apoiar tanto iniciativas individuais quanto estratégias organizacionais. Para responder à questão de pesquisa \textit{“Como avaliar os níveis de competências técnicas dos profissionais de testes de software?”}, este estudo desenvolveu o SWeeTComp (\textit{Software Testing Competency Assessment Framework}), um framework baseado no modelo SWECOM, estruturado em áreas de competência, critérios de avaliação e níveis de domínio técnico. O SWeeTComp foi validado inicialmente em ambiente acadêmico, com resultados preliminares positivos quanto à clareza e coerência dos itens. Na indústria, demonstrou aplicabilidade na identificação de competências e lacunas técnicas, possibilitando direcionamento mais assertivo ao desenvolvimento profissional. Como contribuição, este trabalho apresenta um instrumento sistematizado e fundamentado para apoiar a autoavaliação e a gestão de competências em equipes de testes de software. Reconhecem-se, contudo, ameaças à validade, como o número reduzido de participantes, o viés das autoavaliações e a aplicação em um único segmento industrial. |
Abstract: | With the popularization of agile methods and the advancement of digital transformation over the past decade, the demand for software products has grown significantly, leading the industry to seek increasingly qualified professionals with both technical and interpersonal skills essential for problem-solving. Among the phases of Software Engineering, the testing stage plays a central role in quality assurance by detecting defects, validating requirements, and ensuring that the system meets user expectations. The effectiveness of this activity depends directly on the testers' skills, experience, and decision-making, which directly impacts the quality of the testing process. This study is based on the premise that understanding the competency levels of testing professionals is essential to identify training gaps, guide development actions, and contribute to process and product improvement. Systematic assessment of these competencies can support both individual initiatives and organizational training strategies. To answer the research question \textit{“How to assess the technical competency levels of software testing professionals?”}, this study developed SWeeTComp (Software Testing Competency Assessment Framework), a framework based on the SWECOM model, structured into competency areas, assessment criteria, and levels of technical proficiency. SWeeTComp was initially validated in an academic setting, with preliminary results indicating positive clarity and coherence of the items. In the industry, it demonstrated applicability in identifying competencies and technical gaps, enabling more targeted professional development. As a contribution, this work presents a structured and theoretically grounded instrument to support both self-assessment and competency management in software testing teams. Nevertheless, some threats to validity are acknowledged, such as the limited number of participants, potential bias in self-assessments, and the application of the study in a single industry segment. |
Keywords: | Desenvolvimento ágil de software Software - Desenvolvimento Engenharia de software |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE |
???metadata.dc.subject.user???: | Testes de Software Competências Técnicas Hard Skills Avaliação de Competências Desenvolvimento Profissional |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Computação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Informática |
Citation: | ALVES, Nayane Maia Ferreira. SWeeTComp: framework para avaliação de competências em testes de software. 2025. 254 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11145 |
Issue Date: | 27-May-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Informática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_NayaneAlves_PPGI.pdf | 8.24 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.