| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11371| ???metadata.dc.type???: | Dissertação |
| Title: | Uma estratégia didática como contribuição para o Ensino de Química em uma escola do Ensino Médio no município de Humaitá-AM |
| ???metadata.dc.creator???: | Souza Neto, Severino de ![]() |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Lima, Renato Abreu |
| ???metadata.dc.contributor.referee1???: | Soares, José Maria |
| ???metadata.dc.contributor.referee2???: | Coelho, Euricléia Gomes |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | O ensino de Química no Brasil ao longo dos anos tem apresentado diversas abordagens metodológicas, porém com pouca eficácia, sem fazer com que os estudantes consigam associar os conteúdos ensinados ao seu dia-a-dia. Este projeto teve como objetivo identificar, a partir de uma pesquisa bibliográfica, as principais dificuldades apresentadas por professores e estudantes do Ensino Médio em relação ao ensino-aprendizagem de Química e em seguida analisar e elaborar um sequência didática para o ensino de química contextualizando o tema pH em uma escola pública de Ensino Médio no município de Humaitá-AM. Foi abordado o tema potencial Hidrogeniônico (pH) e a partir disso desenvolveu-se uma estratégia didática para trabalhar com este conteúdo em sala de aula. A metodologia foi baseada em uma pesquisa qualitativa relacionado com o ensino de Química, seguido de uma Sequência Didática, que foi realizada a partir de uma intervenção aplicada em duas turmas de 2º ano do Ensino Médio, em uma escola estadual no município de Humaitá-AM. A intervenção foi na forma de uma aula prática contextualizada. Foi aplicado um questionário avaliativo para os estudantes, antes e após a aplicação da atividade, como forma de avaliar a eficácia da estratégia didática. O tratamento dos dados será realizado com aproximação da análise de conteúdo (Bardin, 2011; Moraes, 1999). A maioria dos autores pesquisados veem a falta de contextualização como uma das principais causas que, dificultam o aprendizado de química. No decorrer da aplicação da intervenção, foi comprovado, na prática, aquilo que era apresentado na literatura, a respeito dos valores do pH das substâncias analisadas, dispertando o interece dos estudantes pelo tema. Com isso verificou-se a prática contextualizada como uma farramenta pedagógica eficaz para o ensino de Química. |
| Abstract: | Chemistry teaching in Brazil has presented various methodological approaches over the years, but with little effectiveness, failing to enable students to associate the content taught with their daily lives. This project aimed to identify, through bibliographic research, the main difficulties presented by high school teachers and students regarding the teaching and learning of chemistry. Subsequently, it analyzed and developed a teaching sequence for teaching chemistry, contextualizing the topic of pH, in a public high school in the municipality of Humaitá, Amazonas. The topic of hydrogen ionic potential (pH) was addressed, and from this, a teaching strategy was developed to address this content in the classroom. The methodology was based on qualitative research related to chemistry teaching, followed by a teaching sequence, which was implemented based on an intervention applied to two second-year high school classes at a state school in the municipality of Humaitá, Amazonas. The intervention took the form of a contextualized practical class. An evaluation questionnaire was administered to students before and after the activity to assess the effectiveness of the teaching strategy. Data processing will be conducted using a content analysis approach (Bardin, 2011; Moraes, 1999). Most authors surveyed consider a lack of contextualization as one of the main causes of chemistry learning difficulties. During the intervention, what was presented in the literature regarding the pH values of the analyzed substances was proven in practice, sparking students' interest in the topic. Thus, contextualized practice was found to be an effective pedagogical tool for teaching chemistry. |
| Keywords: | Química - Estudo e ensino |
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
| ???metadata.dc.subject.user???: | Estratégia Didática Contribuição Ensino Química |
| Language: | por |
| ???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
| ???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
| ???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá |
| ???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
| Citation: | SOUZA NETO, Severino de. Uma estratégia didática como contribuição para o Ensino de Química em uma escola do Ensino Médio no município de Humaitá-AM. 2025. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025. |
| ???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
| ???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11371 |
| Issue Date: | 7-Aug-2025 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DISS_SeverinoSouzaNeto_PPGECH.pdf | 1.64 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


