???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7758
???metadata.dc.type???: Tese
Title: “No olho do furacão”: a tendência do precariado entre os egressos da pós-graduação da UFAM
???metadata.dc.creator???: Gomes, Hellen Bastos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Selma Suely Baçal de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Prates, Jane Cruz
???metadata.dc.contributor.referee2???: Salazar, Deuzilene Marques
???metadata.dc.contributor.referee3???: Silva, Márcia Perales Mendes
???metadata.dc.contributor.referee4???: Mourão, Arminda Raquel Botelho
???metadata.dc.description.resumo???: Pensar o mundo contemporâneo e novas formas de entender o proletariado é abrir possibilidades de ampliar o conhecimento em busca do real. Este real se metamorfoseia em camadas e se mostra em constante transformação, assim, a presente tese intitulada: “NO OLHO DO FURACÃO”: a tendência do precariado entre os egressos da pós-graduação da UFAM, objetivou analisar as dimensões da camada social do precariado no bojo da expansão do ensino superior, a partir dos cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Para tanto, as categorias aqui analisadas foram: Crise estrutural do capital; Neoliberalismo; Política de Educação; Pós-graduação e Precariado. Quanto ao percurso metodológico, optouse pela teoria crítica, cuja investigação parte da aparência para atingir a essência do objeto investigado. Definiu-se como lócus da pesquisa a Universidade Federal do Amazonas, em especial os cursos de pós-graduação. Quanto a análise dos dados coletados, o alicerce se fez via revisão bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo. Aplicou-se questionários junto a três grupos de entrevistados, quais sejam: 1. Egressos formados no período de 2000 a 2015 (11); 2. Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação (06); 3. Representante da Diretoria de Avaliação dos PG’s (PROPESP/UFAM) (01). Dentre os resultados da pesquisa, destacam-se: No Brasil, segundo GeoCAPES (2018), o crescimento da pós-graduação ocorreu entre os anos de 1998 a 2017 atingindo um percentual de 214%, ou seja, mais de 6.000 cursos (mestrados acadêmicos, profissionais e doutorados); Na Região Norte GeoCapes (2018) quantificou em 236 (duzentos e trinta e seis) programas de pós-graduação, onde 59 (cinquenta e nove) estão instituídos no Estado do Amazonas. Destaca-se que a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é responsável por 35 (trinta e cinco) Programas; Acredita-se que com a expansão da pós-graduação e a ampliação de programas de pós-graduação no Brasil, o perfil dos alunos do mestrado e doutorado vem se alterando devido às relações estabelecidas pelo capital. Argumenta-se que os jovens/adultos veem na pós-graduação a oportunidade de buscar qualificação profissional e ascensão social. Concordamos com Alves (2014) que existem dois tipos de precariados: os empregados em condições precárias e os desempregados que vivem em profunda insegurança social por falta de perspectiva. Porém, a pesquisa em tela confirmou que as características do precariado são residuais entre os egressos (pesquisados) dos programas de pós-graduação na UFAM. Por fim, o Precariado é um fenômeno visível e, ao mesmo tempo, invisível, pois é um grupo socioeconômico distinto, que deve ser compreendido como camada da classe trabalhadora e que se manifesta nos dias atuais.
Abstract: To think of the contemporary world and new ways of understanding the proletariat is to open possibilities for expanding knowledge in search of the real. This real is metamorphosed into layers and is in constant transformation, thus the present thesis entitled: “IN THE EYE OF HURRICANE”: the precariat in the Amazon, aimed to analyze the dimensions of the social layer of the precariat in the midst of the expansion of higher education, from postgraduate courses at the Federal University of Amazonas - UFAM. To this end, the categories analyzed here were: Structural capital crisis; Neoliberalism; Education policy; Postgraduate and Precarious. As for the methodological path, the critical theory was chosen, whose investigation starts from the appearance to reach the essence of the investigated object. The research locus was defined by the Federal University of Amazonas, especially postgraduate courses. As for the analysis of the collected data, the foundation was made through literature review, documentary survey and field research. Questionnaires were applied to three groups of respondents, namely: 1. Graduates graduated from 2000 to 2015 (11); 2. Graduate Program Coordinators (06); 3. Representative of the PG's Evaluation Board (PROPESP / UFAM) (01). Among the research results, the following stand out: In Brazil, according to GeoCAPES (2018), postgraduate growth occurred between 1998 and 2017, reaching a percentage of 214%, ie, more than 6,000 courses (academic masters , professionals and doctorates); In the Northern Region GeoCapes (2018) quantified 236 (two hundred and thirty six) postgraduate programs, where 59 (fifty nine) are instituted in the State of Amazonas. It is noteworthy that the Federal University of Amazonas (UFAM) is responsible for 35 (thirty five) Programs; It is believed that with the expansion of postgraduate studies and the expansion of postgraduate programs in Brazil, the profile of master and doctoral students has changed due to the relationships established by the capital. It is argued that young people / adults see in graduate school the opportunity to seek professional qualification and social advancement. We agree with Alves (2014) that there are two types of precarious: the employees in precarious conditions and the unemployed who live in deep social insecurity for lack of perspective. However, the research on screen confirmed that the characteristics of precariat are residual among the graduates (researched) of postgraduate programs at UFAM. Finally, the Precariat is a visible and at the same time invisible phenomenon, as it is a distinct socioeconomic group, which must be understood as a layer of the working class and which manifests itself today.
Pensar en el mundo contemporáneo y las nuevas formas de entender al proletariado es abrir posibilidades para expandir el conocimiento en busca de lo real. Este real se metamorfosea en capas y se encuentra en constante transformación, por lo que la presente tesis titulada: "EN EL OJO DEL HURACÁN": el precariado en la Amazonía, tenía como objetivo analizar las dimensiones de la capa social del precariado en medio de la expansión de la educación superior, de cursos de postgrado en la Universidad Federal de Amazonas - UFAM. Para este fin, las categorías analizadas aquí fueron: crisis de capital estructural; Neoliberalismo; Política educativa; Postgrado y Precario. En cuanto al camino metodológico, se eligió la teoría crítica, cuya investigación parte de la apariencia para llegar a la esencia del objeto investigado. El lugar de investigación fue definido por la Universidad Federal de Amazonas, especialmente los cursos de posgrado. En cuanto al análisis de los datos recopilados, la fundación se realizó a través de la revisión de la literatura, la encuesta documental y la investigación de campo. Se aplicaron cuestionarios a tres grupos de encuestados, a saber: 1. Graduados graduados de 2000 a 2015 (11); 2. Coordinadores de programas de posgrado (06); 3. Representante de la Junta de Evaluación del PG (PROPESP / UFAM) (01). Entre los resultados de la investigación, se destacan los siguientes: en Brasil, según GeoCAPES (2018), el crecimiento de posgrado se produjo entre 1998 y 2017, alcanzando un porcentaje del 214%, es decir, más de 6,000 cursos (másteres académicos , profesionales y doctorados); En la Región Norte, GeoCapes (2018) cuantificó 236 (doscientos treinta y seis) programas de posgrado, donde 59 (cincuenta y nueve) se instituyeron en el estado de Amazonas. Es de destacar que la Universidad Federal de Amazonas (UFAM) es responsable de 35 (treinta y cinco) programas; Se cree que con la expansión de los estudios de posgrado y la expansión de los programas de posgrado en Brasil, el perfil de los estudiantes de maestría y doctorado ha cambiado debido a las relaciones establecidas por la capital. Se argumenta que los jóvenes / adultos ven en la escuela de posgrado la oportunidad de buscar calificación profesional y promoción social. Estamos de acuerdo con Alves (2014) en que hay dos tipos de precarios: los empleados en condiciones precarias y los desempleados que viven en una profunda inseguridad social por falta de perspectiva. Sin embargo, la investigación en pantalla confirmó que las características del precariado son residuales entre los graduados (investigados) de los programas de posgrado en la UFAM. Finalmente, el Precariado es un fenómeno visible y al mismo tiempo invisible, ya que es un grupo socioeconómico distinto, que debe entenderse como una capa de la clase trabajadora y que se manifiesta hoy en día.
Keywords: Ensino Superior - Pós-graduação
Política Pública - Educação (Superior)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
???metadata.dc.subject.user???: Crise estrutural do capital
Neoliberalismo
Educação Superior
Pós-graduação
Precariado
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: GOMES, Hellen Bastos. “No olho do furacão”: a tendência do precariado entre os egressos da pós-graduação da UFAM. 2020. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7758
Issue Date: 20-Jan-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_HellenGomes_PPGE.pdf3.98 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons