???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8373
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Narrativas de professoras e professores sobre a Literatura de Autoria Feminina nos contextos de formação escolar e não escolar: um olhar para o Curso de Letras
???metadata.dc.creator???: Santana, Leoniza Saraiva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Alves, Maria Isabel Alonso
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ruivo, Marina Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Cortivo, Raquel Aparecida Dal
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação objetiva analisar as memórias narrativas das professoras e professores egressos e docentes do Curso de Letras do IEAA-UFAM e buscar detectar em que momento a Literatura de Autoria Feminina (LAF) foi apresentada a estas/estes docentes e se as memórias narradas se refletem, de alguma forma, em suas práticas pedagógicas no ensino de literatura. Os objetivos específicos são: I. Mostrar os aspectos históricos de produção da LAF no contexto brasileiro; II. Identificar elementos que mostrem a LAF na formação inicial dos/das professores/as do curso de Letras do IEAA-UFAM a partir de documentos oficiais do Curso; III. Analisar as narrativas das/dos docentes do Curso de Letras do IEAA-UFAM e também das/dos professoras/es que são egressas/os do Curso de Letras, a respeito de suas memórias marcadas pela LAF, verificando se estas se refletem em suas práticas pedagógicas no ensino da Literatura, Linguagens e Língua Portuguesa. O arcabouço teórico que sustenta esta dissertação está articulado entre o campo dos Estudos Culturais, os Estudos Feministas, os Estudos sobre a Memória, Formação Docente, entre outros que se aproximam da temática. Os procedimentos metodológicos utilizados têm por base os estudos pós-críticos de pesquisa em educação, com foco nas entrevistas narrativas. O estudo mostra vários pontos da história da LAF no Brasil até o município de Humaitá-AM, também traz as narrativas dos/das docentes sobre a sua formação inicial, apontando quando a LAF começou a fazer parte da vida de cada um/uma, a identificação deles com as autoras, de forma que a educação acontecia na escola e fora dela. Durante o estudo são também apresentadas as grades curriculares do Curso de Letras do IEAA-UFAM (a antiga e a atual), são apontadas disciplinas que trabalham com a LAF e fornecidas sugestões de outras que poderiam incluí-la. E, por fim, ao analisar as memórias narrativas dos sujeitos detectou-se que estes têm memória da LAF e se identificaram com elas. Alguns, sob influência de suas memórias, levam a LAF para sua práxis de sala de aula, outros ainda estão se organizando para fazer isso e apenas um entrevistado afirmou não ter nenhum tipo de influência da LAF.
Abstract: This thesis aims to analyze the narrative memories of graduated teachers and faculty members of the Letters Course-Portuguese and English of IEAA-UFAM and aims to detect when the Literature of Female Authorship (LFA) was presented to them and if their narrated memories reverberate, somehow, in their teaching literature practice. The specific aims are: I. Showing the historical aspects of Female authorship in Brazilian context; II. Identifying elements that evidence the LFA in the teacher education of the Languages course of IEAA-UFAM from the official course documents; III. Analyzing the narrative of the faculty members of the Letters Course-Portuguese and English of IEAA-UFAM and also of the graduated teachers of the Languages course about their memories of LFA, in order to verify if these memories reverberate in their teaching practices of literature, languages and Portuguese language. The theoretical basis that supports this thesis is articulated with the Cultural studies, the Feminist Theory, the Memory studies, Teaching training, among others about this theme. The methodology approach used are based on post-critic studies of education research, focusing on narrative interviews. The study reveals many aspects of the history of LFA in Brazil and in Humaitá-Amazon, and also shows the professors’ narratives about their teacher education, indicating when the LFA started to be a part of their lives, their personal identification with some female authors, so that education happened inside and outside classroom. The research also presents the curriculum structures of the Letters Course-Portuguese and English of IEAA-UFAM (the former and the new one), in which the courses that deal with the LFA are indicated and some suggestions of other courses that could include the LFA teaching are made. Lastly, after analyzing the narrative memories of the subjects, it was noticeable that they have memory of LFA and also have identification with it. Some of them, influenced by these memories, take the LFA to their teaching practices in classroom, while some others are still trying to organize themselves to do that, and only one of them said not having influence from the LFA.
Keywords: Práticas pedagógicas
Professores - Formação
Mulheres na educação
Literatura - Estudo e ensino
Humaitá (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Ensino de Literatura de Autoria Feminina
Formação Docente
Professoras e Professores
Memórias Narrativas
Identidade
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: SANTANA, Leoniza Saraiva. Narrativas de professoras e professores sobre a Literatura de Autoria Feminina nos contextos de formação escolar e não escolar: um olhar para o Curso de Letras. 2021. 230 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8373
Issue Date: 25-Jun-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LeonizaSantana_PPGECH.pdf2.19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons