???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8426
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Literatura regional na aula de língua portuguesa: um caminho para o reconhecimento identitário |
???metadata.dc.creator???: | Carmo, Marilda Aguiar do ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Cortivo, Raquel Aparecida Dal |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Molina, Maria de Fátima Castro de Oliveira |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Alves, Maria Isabel Alonso |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente dissertação consiste em uma análise acerca do ensino de literatura regional nas aulas de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Amazonas - IFAM, campus Humaitá, situado no munícipio de Humaitá-AM. O objetivo geral buscou analisar a prática do professor de Língua Portuguesa no ensino da Literatura Regional para a promoção do reconhecimento identitário dos alunos no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) - campus Humaitá. A abordagem metodológica é qualitativa, os procedimentos empregados foram as entrevistas semiestruturas online, configuradas como narrativas e para a análise dos dados produzidos utilizamos a análise interpretativa, embasados em Paraíso (2012) e Andrade (2012). O campo teórico percorrido foi o pós-crítico, adentramos em algumas teorias dos estudos culturais, pós-colonialismo, currículo e o pensamento da diferença pautados em Hall (2006), Woodward (2014), Bauman (2001; 2005), Bhabha (1998), Quijano (2005; 2002), Paraíso (2015; 2004) e outros. Além de adentrarmos o campo da teoria crítica literária e das literaturas regionalistas embasados em Candido (2006; 2000; 1988; 1989), Bernd (2011), Souza (2014), Loureiro (2015), entre outros. Participaram da pesquisa três docentes da área de Língua Portuguesa do IFAM, campus Humaitá, os quais narram suas práticas no ensino de literatura regional. Como resultados constatamos que as práticas docentes dos sujeitos investigados promovem o ensino de literatura regional, a valorização da cultura local, o reconhecimento identitário, a formação humanizadora e a desconstrução do currículo hegemônico. Verificamos ainda, a medida em que os docentes trabalham com o ensino da literatura regional estão contribuindo para a construção identitária dos alunos e reconstruindo suas próprias identidades docentes. As entrevistas geraram narrativas de experiências de vida e memórias literárias possibilitando uma compreensão sobre o protagonismo docente e o trabalho voltado para formação humanizadora do aluno em uma escola de nível médio técnico profissionalizante. Desta forma, o ensino de literatura regional aparece como uma das práticas para a promoção e valorização da cultural local não como forma de superioridade em relação às demais literaturas, mas como uma tentativa de resgatar o que se perdeu diante da colonização e da posição de fronteira da cidade de Humaitá-AM. |
Abstract: | Esta disertación consiste en un análisis de la enseñanza de la literatura regional en las clases de Lengua Portuguesa en el Instituto Federal de Amazonas - IFAM, campus Humaitá, ubicado en el municipio de Humaitá-AM. El objetivo general buscó analizar la práctica del profesor de Lengua Portuguesa en la enseñanza de la Literatura Regional para la promoción del reconocimiento de identidad de los estudiantes del Instituto Federal de Amazonas (IFAM) - campus Humaitá. El enfoque metodológico es cualitativo, los procedimientos utilizados fueron entrevistas semiestructuradas online, configuradas como narrativas y para el análisis de los datos producidos se utilizó el análisis interpretativo, con base en Paraíso (2012) y Andrade (2012). El campo teórico cubierto fue el poscrítico, exploramos algunas teorías de los estudios culturales, el poscolonialismo, el currículum y el pensamiento de la diferencia con base en Hall (2006), Woodward (2014), Bauman (2001; 2005), Bhabha (1998), Quijano (2005; 2002), Paraíso (2015; 2004) y otros. Además de adentrarse en el campo de la teoría crítica literaria y las literaturas regionalistas a partir de Cándido (2006; 2000; 1988; 1989), Bernd (2011), Souza (2014), Loureiro (2015), entre otros. En la investigación participaron tres profesores del área de Lengua Portuguesa del IFAM, campus Humaitá, quienes narran sus prácticas en la enseñanza de la literatura regional. Como resultado, encontramos que las prácticas docentes de las materias investigadas promueven la enseñanza de la literatura regional, la apreciación de la cultura local, el reconocimiento de la identidad, la formación humanizadora y la deconstrucción del currículo hegemónico. También verificamos que la medida en que los docentes trabajan con la enseñanza de la literatura regional está contribuyendo a la construcción de las identidades de los estudiantes y reconstruyendo las identidades de sus propios docentes. Las entrevistas generaron narrativas de vivencias y memorias literarias, posibilitando la comprensión del protagonismo docente y del trabajo orientado a la formación humanizadora del alumno en un bachillerato técnico vocacional. De esta manera, la enseñanza de la literatura regional aparece como una de las prácticas para la promoción y valorización de la cultura local, no como una vía de superioridad en relación con otras literaturas, sino como un intento de rescatar lo perdido ante la colonización y la posición fronteriza de la ciudad de Humaitá-AM. |
Keywords: | Literatura - Humaitá (AM) Literatura - Estudo e ensino - Humaitá (AM) |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS |
???metadata.dc.subject.user???: | Literatura Regional Língua Portuguesa Ensino Reconhecimento Identitário |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
Citation: | CARMO, Marilda Aguiar do. Literatura regional na aula de língua portuguesa: um caminho para o reconhecimento identitário. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8426 |
Issue Date: | 2-Aug-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Marilda Aguiar_PPGECH.pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License