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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8541
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Santos, Morgana Brazil | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5305144598163277 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Nogueira, Silvia Cristina Conde | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2597065203873535 | eng |
dc.contributor.referee1 | Alves, Thiago | - |
dc.contributor.referee1Lattes | * | eng |
dc.contributor.referee2 | Rolim, Rosana Maria Gemaque | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2993304230836305 | eng |
dc.date.issued | 2021-09-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Morgana Brazil. Financiamento da educação básica no Brasil: uma análise das propostas para a complementação da União na definição do novo FUNDEB. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8541 | - |
dc.description.resumo | O Fundeb é um importante mecanismo para financiar a educação básica, criado em 2006, com prazo de vigência até 30 de dezembro de 2020. Com prazo de vigência determinado, desde 2015 discutiu-se o substitutivo a esse mecanismo. Houve movimentação de vários segmentos da sociedade para que o fundo destinado à educação fosse permanente e com maior contribuição da União. Esse estudo analisa as propostas de percentuais para a complementação da União no novo Fundeb, apresentadas nas audiências públicas promovidas pela Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição do Novo Fundeb. Os procedimentos metodológicos realizados foram: a pesquisa bibliográfica e documental. Optamos por uma abordagem qualitativa, utilizando a análise documental da PEC nº 15/2015, das audiências públicas e das notas taquigráficas da referida PEC, no período de 2017 a 2019. A análise dos documentos revelou que as propostas referentes à complementação da União foram objeto dos maiores embates. Nesses embates identificou-se duas frentes: os que defendem a eficiência dos gastos públicos e os que lutam pelos recursos necessários para a garantia do direito e educação pública. | eng |
dc.description.abstract | Fundeb is an important mechanism to finance basic education, created in 2006, with a term of validity until December 30, 2020. With a period of validity, since 2015 the substitute for this mechanism has been discussed. There was movement of several segments of society so that the fund for education was permanent and with greater contribution of the Union. This study analyzes the percentage proposals for the complementation of the Union in the new Fundeb, presented at the public hearings promoted by the Special Committee to deliver an opinion on the Proposed Amendment to the Constitution of the Novo Fundeb. The methodological procedures performed were: bibliographic and documentary research. We opted for a qualitative approach, using the documental analysis of PEC No. 15/2015, public hearings and shorthand notes of that PEC, in the period from 2017 to 2019. The analysis of the documents showed that the proposals relating to the complementation of the Union were the subject of the greatest clashes. In these clashes, two fronts were identified: those that defend the efficiency of public spending and those who fight for the resources necessary to guarantee the law and public education. | eng |
dc.description.sponsorship | Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amazonas – SEDUC | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/50648/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MorganaBrazil_PPGE.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Financiamento | por |
dc.subject | Eficiência dos gastos públicos | por |
dc.subject | Educação básica pública | por |
dc.subject | Políticas públicas educacionais | por |
dc.subject | Qualidade do ensino | por |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS | eng |
dc.title | Financiamento da educação básica no Brasil: uma análise das propostas para a complementação da União na definição do novo FUNDEB | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-6800-5615 | eng |
dc.creator.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4164-1448 | eng |
dc.contributor.referee2orcid | https://orcid.org/0000-0002-3354-4640 | eng |
dc.subject.user | Novo Fundeb | por |
dc.subject.user | Complementação da União | por |
dc.subject.user | Educação básica | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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