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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Teoria das situações didáticas e a compreensão gráfica de alunos em uma escola ribeirinha no sul do Amazonas
???metadata.dc.creator???: Cruz, Genercley Araujo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vaz, Marcos André Bráz
???metadata.dc.contributor.referee1???: Castro, Rafael Fonseca de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nogueira, Eulina Maria Leite
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem a pretensão de contribuir positivamente para a mobilização do letramento estatístico na educação ribeirinha amazônica. Essa mobilização se faz necessária, uma vez que grande parte das informações disponíveis, atualmente, são expressas a partir de “ferramentas estatísticas”, tais como os gráficos e as tabelas. Nesta perspectiva, ter o domínio básico das habilidades do letramento estatístico é essencial para que um cidadão exerça sua cidadania plena. Diante disso, apostamos em uma sequência didática, baseada na Teoria das Situações Didática, como “ferramenta” didática capaz de motivar os discentes na mobilização das habilidades da literacia estatística. Com esse pensamento, traçamos o objetivo geral da pesquisa: compreender como a Teoria das Situações Didáticas pode contribuir para a mobilização das habilidades do letramento estatístico a partir da compreensão gráfica, em alunos da 3º série do ensino médio em uma escola do campo ribeirinha em Humaitá, Amazonas. A pesquisa foi desenvolvida com oito estudantes da Escola Ribeirinha São Domingos Sávio, localizada na vila Auxiliadora, as margens do Rio Madeira, zona rural do Município de Humaitá, Sul do Amazonas. Para analisar a parte experimental, utilizamos a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, através do confrontamento entre suas fases: Análises preliminares, concepção e análise a priori, experimentação e análise a posteriori e validação. A fase experimental foi constituída por uma sequência didática compostas de duas atividades que se fundamentam na Teoria das Situações Didáticas. Durante a aplicação das duas atividades, foram notórios o entusiasmo e a motivação dos discentes na busca pela solução das situações-problema que lhes fora proposto. Esses fatores geraram um ambiente propício para a aprendizagem de novas habilidades e novas formas de aprender, partindo da interação, debates e diálogos. Nessa perspectiva, observamos a ocorrência de uma aprendizagem significativa, prazerosa, autônoma e motivadora. Portanto, temos convicção de que a Teoria das Situações Didáticas pode ser uma alternativa para um novo rumo nos processos ensino e aprendizagem de estatística e, de matemática de modo geral, nessa região da Amazônia.
Abstract: This research has the pretension to contribute positively to the mobilization of statistical literacy in the Amazon region education. This mobilization is necessary, since large part the information available today is expressed through "statistical tools" such as graphs and tables. In this perspective, having a basic domain of statistical literacy skills is essential so that a citizen to exercise your full citizenship. To this, we bet on a didactic sequence, based on the Theory of Didactical Situations, as this "tool" may be able to motivate students to mobilize the skills of statistical literacy. With this knowledge, we trace the general objective of the research: to understand how the Theory of Didactical Situations can contribute to the skills of statistical literacy in 3rd grade students in a rural school in Humaitá - Amazonas. The research was developed with eight students from Escola Ribeirinha São Domingos Sávio, located in the village Auxiliadora, margin river Madeira, rural area of Humaitá, southern Amazonas. To analyze the experimental part, we used Didactic Engineering as a research methodology, through the confrontation between its phases: Preliminary analyses, conception and a priori analysis, experimentation and a posteriori analysis and validation. The experimental phase consisted of a didactic sequence composed of two activities that are based on the Theory of Didactic Situations. During the application of the two activities, the enthusiasm and motivation of the students in the search for the solution of the problem situations that had been proposed to them were evident. These factors generated an environment conducive to learning new skills and new ways of learning, based on interaction, debates and dialogues. In this perspective, we observe the occurrence of a significant, pleasant, autonomous and motivating learning process. Therefore, we are convinced that the Theory of Didactic Situations can be an alternative for a new direction in the teaching and learning processes of statistics and, mathematics in general, in this region of the Amazon.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM
???metadata.dc.subject.user???: Literacia Estatística. Sequência Didática. Educação Ribeirinha. Ensino e aprendizagem. Engenharia Didática.
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: CRUZ, Genercley Araújo. Teoria das situações didáticas e a compreensão gráfica de alunos em uma escola ribeirinha no sul do Amazonas. 2022.111 fl. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) -Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9112
Issue Date: 30-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

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