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dc.creatorChagas, Regina Marieta Teixeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/17117425718610455eng
dc.contributor.advisor1Brito, Rosa Mendonça de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/746794251918644eng
dc.contributor.referee1Thomé, Zeina Rebouças Corrêa-
dc.contributor.referee2Costa, Leonard Christy Souza-
dc.contributor.referee3Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de-
dc.contributor.referee4Guimarães, Oziris Alves-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.citationCHAGAS, Regina Marieta Teixeira. O sentido da pós-graduação para qualificação de professores da educação básica do estado do Amazonas. 2022. 166 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9288-
dc.description.resumoO estudo sobre O sentido da pós-graduação para qualificação de professores da educação básica do estado do Amazonas teve por objetivo identificar, analisar e compreender o sentido e as contribuições da pós-graduação (mestrado), para a formação dos professores da rede estadual de ensino público, realizada por meio de parcerias entre a Seduc/AM, a UFJF e a Ufam, no período de 2013 a 2018, em cumprimento da Meta 16 do Plano Estadual de Educação (PEE). A pesquisa foi realizada por meio de estudo de caso e teve como fonte de informação: os referenciais teóricos sobre o tema; a legislação pertinente; e os dados empíricos, estes apreendidos por meio de entrevista semiestruturada, com questões abertas e subjetivas, de modo a contemplar os perfis dos sujeitos participantes da pesquisa: Sujeito Dirigente Público (SDP); Sujeito Coordenador de Programa de Pós-graduação (SCPG); Sujeito Professor Formador (SPF) e Sujeito Professor Egresso (SPE). Para a compreensão dos dados nos valemos da Análise do Discurso, tendo em vista os fundamentos da fenomenologia e da hermenêutica e, para analisá-los qualitativamente, recorremos à técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O sentido e as contribuições reveladas no estudo estão refletidos nas afirmações dos sujeitos de que o mestrado possibilitou a aquisição de novos conhecimentos e melhorias pessoais, profissionais e financeiras. Esse resultado confirma a tese levantada a priori: A pós-graduação em nível stricto sensu também é espaço de formação continuada de professores da Educação Básica, porque possibilita melhorias na qualificação, na valorização e na atuação profissionaleng
dc.description.abstractThe study on "The Meaning of Postgraduate Studies for Qualification of Basic Education Teachers in the State of Amazonas", aimed to identify, analyze and understand the meaning and contributions of postgraduate studies (Master’s Degree), for the training of teachers who work for the State Public Education of Amazonas, carried out through partnerships between SEDUC/AM, UFJF and UFAM, from 2013 to 2018, in compliance with Goal 16 of the State Education Plan - PEE. The research was carried out through a Case Study and had as a source of information: the theoretical references on the subject; the relevant legislation; and empirical data, which were captured through semi- structured interviews, with open and subjective questions, in order to contemplate the profiles of the subjects participating in the research: SDP – Public Director Subject; SCPG – Subject Coordinator of the Postgraduate Program; SPF – Trainer Teacher Subject and SPE – Graduate Teacher Subject. To understand the data, we used Discourse Analysis, considering the foundations of phenomenology and hermeneutics, and to qualitatively analyze them, we used the Collective Subject Discourse (DSC) technique. The meaning and contributions revealed by the study are reflected in the subjects' statements that the master’s degree enabled the acquisition of new knowledge and personal, professional and financial improvements. This result confirms the thesis raised “a priori”: The Post-Graduation in Stricto Sensu Level is also a space for continuing education for Basic Education teachers, because it allows for better ne qualification ne valorization and professional actingeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/63082/Tese_ReginaChagas_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectProfessores - Formação - Manaus (AM)por
dc.subjectProfessores de ensino fundamental - Formaçãopor
dc.subjectProfessores - Educação (Educação permanente) - Amazonaspor
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleO sentido da pós-graduação para qualificação de professores da educação básica do estado do Amazonaseng
dc.typeTeseeng
dc.subject.userParceriaspor
dc.subject.userPós-graduaçãopor
dc.subject.userSentidopor
dc.subject.userQualificaçãopor
dc.subject.userValorizaçãopor
dc.subject.userPartnershipseng
dc.subject.userPost-graduationeng
dc.subject.userMeaningeng
dc.subject.userQualificationeng
dc.subject.userValorizationeng
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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