???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9342
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação em tempos de pandemia: desafios enfrentados por docentes no contexto do ensino remoto no Amazonas, Brasil (2020-2021)
???metadata.dc.creator???: Araújo, Igor Câmara de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Maia, António Alone
???metadata.dc.contributor.referee3???: António, Miguel Casimiro
???metadata.dc.description.resumo???: A pandemia da Covid-19, afetou a educação brasileira de modo que as autoridades públicas impuseram o ensino remoto emergencial para que os estudantes não fossem prejudicados em seus estudos. Na geografia amazônica, na prática observou-se que o ensino remoto emergencial não teve um planejamento adequado pelo Poder Público para a sua implantação, considerando que a modalidade de ensino não alcançou a todos e todas, ocasionando desafios aos docentes e estudantes. A pesquisa tem como problema discorrer: O como, o quando e o quanto a pandemia da Covid-19 afetou a educação e o profissional docente no contexto amazônico (2020-2021). O objetivo geral visa analisar de que forma a pandemia da Covid-19 afetou a educação e consequentemente analisa os desafios enfrentados por docentes no contexto do ensino remoto no Amazonas, Brasil em tempos de pandemia (2020-2021). Os objetivos específicos: (i) identificar desafios estruturais que a Covid-19 trouxe para o professor no ensino remoto nas escolas alvo em termos de logística para o processo ensino-estudo-aprendizagem; (ii) caracterizar encaminhamentos estruturais que a administração do sistema escolar implementou para apoio às atividades docentes no período estudado e seu impacto sobre os indicadores de rendimento acadêmico dos estudantes. (iii) verificar possíveis dificuldades quanto uso profissional das ferramentas de ensino-aprendizagem do ensino remoto pelo docente; (iv) especificar em que medida os aparatos tecnológicos tanto para as instituições, professores e estudantes e familiares foram disponibilizados gratuitamente, visando a garantia do padrão de qualidade conforme estabelece a LDB/1996. Metodologia escolhida é o caminho da perspectiva da tradição da meta-epistemologia de contextos em triangulação epistemológica com a dialética e perspectiva histórico cultural, observando as peculiaridades do contexto pesquisado. Recorreu-se à coleta de dados remota, com a utilização de materiais e aplicação de instrumentos próprios via formulário googleforms constituídas por 50 (cinquenta) questões divididas em objetivas e subjetivas. Na amostra piloto, participaram n= 30 docentes do sexo masculino n= 8 (27,6%) e feminino n= 21 (72,4%). Destes um n= 16 docentes (55,0%) atuam em nível superior. No questionário online final, participaram n= 53 docentes, sendo do sexo masculino n= 24 (45,3%) e feminino n= 29 (54,7%). Os resultados, evidenciam fragilidade no sistema de planejamento da Administração Pública de ensino para assegurar adequada infraestrutura para a efetivação de qualidade do ensino remoto emergencial nos anos de 2020-2021. Comprovou-se, ainda, que o Poder Público em todas as suas esferas (municipal, estadual e federal) omitiu-se de suas funções constitucionais em promover uma educação de qualidade para todos, além de, não investimentos na formação do professor para o contexto remoto. Conclusão e perspectivas é de que a continuidade desta pesquisa, especificamente sobre o tema, evidenciará a necessidade de investimentos públicos na melhoria da infraestrutura para o ensino remoto emergencial. Por fim, esta dissertação conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esperamos provocar inquietações que possibilitem tanto na parte teórica quanto na prática novas pesquisas sobre o tema em questão.
Abstract: The Covid-19 pandemic affected Brazilian education so that public authorities imposed emergency remote teaching so that students would not be harmed in their studies. In the Amazonian geography, in practice, it was observed that emergency remote teaching did not have adequate planning by the Public Power for its implementation, considering that the teaching modality did not reach everyone, causing challenges to teachers and students. The problem of the research is to discuss: How, when and how much the Covid-19 pandemic affected education and the teaching professional in the Amazon context (2020-2021). The overall objective is to analyze how the Covid-19 pandemic affected education and consequently analyzes the challenges faced by teachers in the context of remote teaching in Amazonas, Brazil in times of pandemic (2020-2021). The specific objectives: (i) identify structural challenges that Covid-19 brought to the teacher in remote teaching in the target schools in terms of logistics for the teaching-study-learning process; (ii) to characterize structural referrals that the administration of the school system implemented to support teaching activities in the studied period and their impact on the students' academic performance indicators. (iii) verify possible difficulties regarding the professional use of remote teaching teaching-learning tools by the teacher; (iv) specify the extent to which the technological devices for both institutions, teachers and students and their families were made available free of charge, aiming at guaranteeing the quality standard as established by LDB/1996. Methodology chosen is the path from the perspective of the meta-epistemology tradition of contexts in epistemological triangulation with the dialectic and cultural historical perspective, observing the peculiarities of the researched context. We resorted to remote data collection, with the use of materials and application of own instruments via googleforms consisting of 50 (fifty) questions divided into objective and subjective. In the pilot sample, n= 30 professors participated, male n= 8 (27.6%) and female n= 21 (72.4%). Of these, n= 16 professors (55.0%) work at a higher level. In the final online questionnaire, n= 53 professors participated, being male n= 24 (45.3%) and female n= 29 (54.7%). The results show fragility in the Public Education Administration planning system to ensure adequate infrastructure for the effectiveness of quality remote emergency teaching in the years 2020-2021. It was also proven that the Public Power in all its spheres (municipal, state and federal) omitted from its constitutional functions in promoting a quality education for all, in addition to, non-investments in teacher training for the context remote. Conclusion and perspectives is that the continuity of this research, specifically on the subject, will highlight the need for public investments in improving infrastructure for emergency remote teaching. Finally, this dissertation has the financial support of the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), the Federal University of Amazonas (UFAM) and the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). We hope to provoke concerns that will allow both in theory and in practice new research on the subject in question.
Keywords: Ensino à distância - Amazonas
Internet na educação - Amazonas
Educação - Efeito das inovações tecnológicas - Amazonas
COVID-19, Pandemia de, 2020- - Brasil
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Atuação docente em tempos de pandemia no Amazonas
Educação escolar
Ensino remoto
Gestão educacional
Teaching performance in times of pandemic in Amazonas
School education
Remote teaching
Educational management
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: ARAÚJO, Igor Câmara de. Educação em tempos de pandemia: desafios enfrentados por docentes no contexto do ensino remoto no Amazonas, Brasil (2020-2021). 2023. 360 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9342
Issue Date: 3-Feb-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_IgorAraújo_PPGE.pdf9.16 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.