???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9449
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPessoa, Enicelmo Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0988257505165553eng
dc.contributor.advisor1Nogueira, Eulina Maria Leite-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764eng
dc.contributor.referee1Rodrigues, Marlene-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8359994534766008eng
dc.contributor.referee2Leal, Fabiana Soares Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7990271056067788eng
dc.date.issued2023-02-23-
dc.identifier.citationPESSOA, Enicelmo Pereira. A língua brasileira de sinais (Libras) no processo de inclusão e escolarização de surdos em escolas estaduais no município de Humaitá-AM. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9449-
dc.description.resumoA educação escolar de estudantes Surdos é um grande desafio, tanto para os estudantes quanto para os professores, pois ambos enfrentam inúmeros obstáculos para que se efetivem os processos de ensino e de aprendizagem. Os estudantes Surdos enfrentam dificuldades já no ingresso e, mais tarde para permanecer na escola regular devido a falta de suporte necessários a estes, tais como: profissionais intérpretes, orientação e formação para os profissionais da escola. Todavia, a Língua brasileira de Sinais (Libras) precisa ser trabalhada dentro das escolas, contemplando essa comunicação entre Surdos e ouvintes, não somente entre Surdos e intérpretes, sobretudo com toda comunidade escolar, é a inclusão que se efetiva com esta ação, é a acessibilidade que tanto almejamos. Desta forma, a pesquisa intitulada “A Língua brasileira de Sinais (Libras) no processo de inclusão e escolarização de estudantes Surdos nas escolas estaduais no município de Humaitá-AM” buscou investigar como ocorre esse processo de escolarização e inclusão de estudantes Surdos neste município, especificamente, nas Escolas Estaduais: Patronato Maria Auxiliadora, Álvaro Maia e Plínio Ramos Coelho, situadas na sede do município de Humaitá-AM, quais os desafios que os educadores tem enfrentados na efetivação de uma educação de qualidade para todos? Diante disso, organizamos de forma bem simples, com a Introdução mostrando como será delineada a pesquisa, Seção 2. Educação Inclusiva: Uma perspectiva de ensino abordando a historicidade da Educação Inclusiva no Brasil, Amazonas e Humaitá onde se realiza a pesquisa, Seção 3. Formação de professores tecendo alguns critérios para essa formação, Seção 4. Percurso metodológico mostrando os passos da investigação, Seção 5. Libras como instrumento no processo de inclusão de estudantes Surdos no município de Humaitá-AM, e por fim as Considerações finais apresentando os resultados obtidos e nosso posicionamento acerca da temática seguido das referências que embasaram esta pesquisa.eng
dc.description.abstractThe school education of Deaf students is a great challenge, both for students and for teachers, as both face numerous obstacles to effective teaching and learning processes. Deaf students already face difficulties in entering and later in remaining in regular school due to the lack of support they need, such as professional interpreters, guidance and training for school professionals. However, the Brazilian Sign Language (Libras) needs to be worked on within schools, contemplating this communication between Deaf and hearing people, not only between Deaf people and interpreters, above all with the entire school community, it is the inclusion that is effective with this action, it is the accessibility that we so desire. In this way, the research entitled “The Brazilian Sign Language (Libras) in the process of inclusion and schooling of Deaf students in state schools in the municipality of Humaitá-AM” sought to investigate how this process of schooling and inclusion of Deaf students occurs in this municipality, specifically, in the State Schools: Patronato Maria Auxiliadora, Álvaro Maia and Plínio Ramos Coelho, located in the seat of the municipality of Humaitá-AM, what are the challenges that educators have faced in the realization of a quality education for all? Therefore, we organize it in a very simple way, with the Introduction showing how the research will be outlined, Section 2. Inclusive Education: A teaching perspective addressing the historicity of Inclusive Education in Brazil, Amazonas and Humaitá where the research is carried out, Section 3. Teacher training weaving some criteria for this training, Section 4. Methodological path showing the steps of the investigation, Section 5. Libras as an instrument in the process of inclusion of Deaf students in the municipality of Humaitá-AM, and finally the Final considerations presenting the results obtained and our position on the theme followed by the references that supported this research.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/66504/Disserta%c3%a7%c3%a3o_EnicelmoPessoa_PPGECH.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectLingua brasileira de sinaispor
dc.subjectSurdos - Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleA língua Brasileira de Sinais (Libras) no processo de inclusão e escolarização de surdos em escolas estaduais no município de Humaitá-AMeng
dc.title.alternativeThe Brazilian Sign Language (Libras) in the process of inclusion and schooling of Deaf students in state schools in the municipality of Humaitá-AMeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7725-6464eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4442-8397eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3030-6057eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5174-6409eng
dc.subject.userInclusãopor
dc.subject.userEducação de surdospor
dc.subject.userSurdospor
dc.subject.userLibraspor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_EnicelmoPessoa_PPGECH.pdf1.43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons