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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Caracterização do desempenho de leitura e escrita de crianças com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação no município de Itacoatiara/Am
???metadata.dc.creator???: Santos, Cristiney Bezerra dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Cleverton José Farias de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Contreira, Andressa Ribeiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, João Otacilio Libardoni dos
???metadata.dc.description.resumo???: No contexto da educação inclusiva, uma das temáticas a ser destacada diz respeito ao provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC). É acertado considerar que a prática da educação inclusiva referente a este e demais transtornos de desenvolvimento de alunos transcende a criação de leis que possam assegurar o acesso a serviços educacionais de qualidade. Isto engloba a adoção de estratégias pedagógicas, formação de professores, recursos didáticos adequados e demais fatores que possam contribuir para a permanência e progresso do aluno com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. O objetivo geral do estudo consistiu em caracterizar o desempenho escolar de crianças identificadas com pTDC. Os objetivos específicos foram 1) Identificar crianças do Ensino Fundamental I com pTDC; 2) Identificar os níveis de leitura em crianças identificadas com pTDC;3) Identificar os níveis de escrita em crianças identificadas com pTDC. Participaram da pesquisa 30 crianças de 07 a 10 anos oriundas de 03 escolas da rede pública de ensino de Itacoatiara-Am. É considerado um estudo do tipo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. Como instrumento coleta utilizou-se a bateria motora MABC-2, Lista de Checagem e o Teste de Desempenho Escolar II. Para verificação da normalidade dos dados usou-se o teste Shapiro Wilk. Os resultados apontaram 25% (30) crianças identificadas como pTDC; e 18(60%) da população partícipe apresentou (Déficit Grave e Moderado) rendimento abaixo do esperado para sua respectiva fase de escolarização nas habilidades de leitura e escrita. Os achados desta pesquisa reforçam a necessidade de ampliação dos debates sobre pTDC no contexto escolar e no contexto amazônico, uma vez que esta condição gera efeitos sobre o desempenho dos estudantes. Como sugestão de estudos futuros, sugestiona-se uma investigação sobre os aspectos socioeconômicos de alunos com pTDC, bem como a proposição e aplicabilidade de um plano de intervenção junto a crianças que apresentam pTDC, por meio de um estudo longitudinal.
Abstract: In the context of inclusive education, one of the themes to be highlighted concerns the provision of Developmental Coordination Disorder (pDCD). It is correct to consider that the practice of inclusive education in terms of this and other developmental disorders in students transcends the creation of laws that can ensure access to quality educational services. This encompasses the adoption of pedagogical strategies, teacher training, adequate teaching resources and other factors that can contribute to the permanence and progress of students with Developmental Coordination Disorder. The general objective of the study is to characterize the school performance of children identified with pDCD. The specific objectives were 1) To identify elementary school children with pDCD; 2) Identify reading levels in children identified with pDCD; 3) Identify writing levels in children identified with pDCD. 30 children who turned 07 to 10 years old from 03 public schools in Itacoatiara-Am participated in the research. It is considered a descriptive, cross-sectional study with a quantitative approach. As a collection instrument, the MABC-2 motor battery, the Checklist and the School Performance Test II were used. To verify the normality of the data, use the Shapiro Wilk test. The results showed 25% (30) children identified as pDCD; and 18 (60%) of the participating population presented (Severe and Moderate Deficit) below-expected performance for their respective schooling phase in reading and writing skills. The findings of this research reinforce the need to extend the debates on pTDC in the school context and in the Amazonian context, since this condition has effects on student performance. As a suggestion for future studies, we suggest an investigation into the socioeconomic aspects of students with pDCD, as well as the proposition and applicability of an intervention plan for children with pDCD, through a longitudinal study.
Keywords: Educação inclusiva - Itacoatiara (AM)
Inclusão escolar - Itacoatiara (AM)
Crianças com desvios do desenvolvimento
Rendimento escolar
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação
???metadata.dc.subject.user???: Desempenho Escolar
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
Educação Inclusiva
Contexto amazônico
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SANTOS, Cristiney Bezerra dos. Caracterização do desempenho de leitura e escrita de crianças com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação no município de Itacoatiara/Am. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9524
Issue Date: 28-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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