???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9818
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Sánchez Gutiérrez, Rosangelica | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/3322536993613816 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Cleverton José Farias de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1333241542378574 | eng |
dc.contributor.referee1 | Padilla Sabillón, Suyapa | - |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Lucio Fernandes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7202287374544773 | eng |
dc.contributor.referee3 | Contreira, Andressa Ribeiro | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4455603006697690 | eng |
dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
dc.identifier.citation | SÁNCHEZ GUTIÉRREZ, Rosangélica. Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial. 2023. 74 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9818 | - |
dc.description.resumo | A autoeficácia docente desempenha um papel fundamental na consecução efetiva de um ambiente educacional inclusivo, onde os docentes devem sentir-se na sua capacidade de ensinar aos estudantes com necessidades educacionais especiais dentro de uma sala de aula regular. Este estudo visa conhecer os níveis de autoeficácia dos Docentes nas práticas inclusivas. O presente estudo se traduz como uma pesquisa de caracterização com abordagem quantitativa envolvendo a autoeficácia docente. Os Participantes neste estudo foram 110 docentes; sendo 77 de sexo feminino e 33 do sexo masculino, com idades variando de 26 a 62 anos. Para mensurar a autoeficácia docente, aplicou-se a Escala de Eficácia Docente para as Práticas Inclusivas (EEDPI). Os resultados indicam que a maioria dos docentes apresentaram alto nível de autoeficácia docente. Entretanto, uma parcela deles apresentam dificuldades no que se refere ao planejamento e colaboração em contextos inclusivos. Esses achados destacam a necessidae de desenvolvimiento profissional contínuo para abordar essas questões. | eng |
dc.description.abstract | Teacher self-efficacy plays a fundamental role in the effective achievement of an inclusive educational environment, where teachers must feel confident in their ability to teach students with special educational needs within a regular classroom. This study aims to find out about teachers' levels of self-efficacy in inclusive practices. This study is a characterization survey with a quantitative approach involving teacher self-efficacy. The participants in this study were 110 teachers, 77 of whom were female and 33 male, with ages ranging from 26 to 62. The Teacher Self-Efficacy Scale for Inclusive Practices (EEDPI) was used to measure teacher self-efficacy. The results indicate that the majority of teachers have a high level of teaching self-efficacy. However, a proportion of them have difficulties when it comes to planning and collaborating in inclusive contexts. These findings highlight the need for continuous professional development to address these issues. | eng |
dc.description.sponsorship | FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/70700/DISS_Rosang%c3%a9licaS%c3%a1nchez_PPGE.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/79782/DISS_Rosang%c3%a9licaS%c3%a1nchez_PPGE.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | . |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Educação inclusiva - Manaus (AM) | por |
dc.subject | Professores de educação especial - Formação | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO | eng |
dc.title | Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial | eng |
dc.title.alternative | Characterization of teaching self-efficacy in the inclusion of special education students | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-7085-6651 | eng |
dc.creator.orcid | https://orcid.org/0009-0005-3045-9327 | eng |
dc.contributor.referee2orcid | https://orcid.org/0000-0002-1193-6029 | eng |
dc.contributor.referee3orcid | https://orcid.org/0000-0001-9331-3134 | eng |
dc.subject.user | Educação inclusiva | por |
dc.subject.user | Autoavaliação | por |
dc.subject.user | Docência | por |
dc.subject.user | Formação de professores | por |
dc.subject.user | Gestão | por |
dc.subject.user | Planejamento | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_RosangélicaSánchez_PPGE.pdf | 1.81 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.