???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9818
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSánchez Gutiérrez, Rosangelica-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3322536993613816eng
dc.contributor.advisor1Souza, Cleverton José Farias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1333241542378574eng
dc.contributor.referee1Padilla Sabillón, Suyapa-
dc.contributor.referee2Ferreira, Lucio Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7202287374544773eng
dc.contributor.referee3Contreira, Andressa Ribeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4455603006697690eng
dc.date.issued2023-08-25-
dc.identifier.citationSÁNCHEZ GUTIÉRREZ, Rosangélica. Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial. 2023. 74 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9818-
dc.description.resumoA autoeficácia docente desempenha um papel fundamental na consecução efetiva de um ambiente educacional inclusivo, onde os docentes devem sentir-se na sua capacidade de ensinar aos estudantes com necessidades educacionais especiais dentro de uma sala de aula regular. Este estudo visa conhecer os níveis de autoeficácia dos Docentes nas práticas inclusivas. O presente estudo se traduz como uma pesquisa de caracterização com abordagem quantitativa envolvendo a autoeficácia docente. Os Participantes neste estudo foram 110 docentes; sendo 77 de sexo feminino e 33 do sexo masculino, com idades variando de 26 a 62 anos. Para mensurar a autoeficácia docente, aplicou-se a Escala de Eficácia Docente para as Práticas Inclusivas (EEDPI). Os resultados indicam que a maioria dos docentes apresentaram alto nível de autoeficácia docente. Entretanto, uma parcela deles apresentam dificuldades no que se refere ao planejamento e colaboração em contextos inclusivos. Esses achados destacam a necessidae de desenvolvimiento profissional contínuo para abordar essas questões.eng
dc.description.abstractTeacher self-efficacy plays a fundamental role in the effective achievement of an inclusive educational environment, where teachers must feel confident in their ability to teach students with special educational needs within a regular classroom. This study aims to find out about teachers' levels of self-efficacy in inclusive practices. This study is a characterization survey with a quantitative approach involving teacher self-efficacy. The participants in this study were 110 teachers, 77 of whom were female and 33 male, with ages ranging from 26 to 62. The Teacher Self-Efficacy Scale for Inclusive Practices (EEDPI) was used to measure teacher self-efficacy. The results indicate that the majority of teachers have a high level of teaching self-efficacy. However, a proportion of them have difficulties when it comes to planning and collaborating in inclusive contexts. These findings highlight the need for continuous professional development to address these issues.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/70700/DISS_Rosang%c3%a9licaS%c3%a1nchez_PPGE.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/79782/DISS_Rosang%c3%a9licaS%c3%a1nchez_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectEducação inclusiva - Manaus (AM)por
dc.subjectProfessores de educação especial - Formaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleCaracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especialeng
dc.title.alternativeCharacterization of teaching self-efficacy in the inclusion of special education studentseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7085-6651eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-3045-9327eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1193-6029eng
dc.contributor.referee3orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9331-3134eng
dc.subject.userEducação inclusivapor
dc.subject.userAutoavaliaçãopor
dc.subject.userDocênciapor
dc.subject.userFormação de professorespor
dc.subject.userGestãopor
dc.subject.userPlanejamentopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RosangélicaSánchez_PPGE.pdf1.81 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.