???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9951
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Alessandra dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4642752585045362eng
dc.contributor.advisor1Silva, Iolete Ribeiro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024598140248335eng
dc.contributor.referee1Silva, Camila Ferreira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3520518346076110eng
dc.contributor.referee2Silva, Thaiany Guedes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1605473259537850eng
dc.contributor.referee3Pedroza, Regina Lúcia Sucupira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7232661674377520eng
dc.contributor.referee4Gomes, Fábio Alves-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4750985697939221eng
dc.contributor.referee5Neves, André Luiz Machado das-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.citationPEREIRA, Alessandra dos Santos. Narrativas de professoras amazônidas sobre gênero e sexualidade. 2023. 128 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9951-
dc.description.resumoAbordar o tema gênero e sexualidade na escola tornou-se algo polêmico em decorrência do cenário político instaurado nos últimos anos no Brasil. Como objetivo geral, esta pesquisa buscou compreender as narrativas de professoras amazônidas sobre gênero e sexualidade, identificando as estratégias de resistência utilizadas para lidar com o assunto no contexto escolar e, como objetivos específicos: a) evidenciar de que maneira a articulação com o currículo organiza essa discussão na escola, identificando as orientações político-institucionais para lidar com esse assunto em sala de aula; b) compreender os dispositivos utilizados pelo conservadorismo brasileiro para ordenar as políticas públicas de educação no Amazonas; c) identificar quais os atravessamentos históricos e culturais que decorrem das narrativas das professoras ao falar sobre gênero e sexualidade. O avanço conservador e fundamentalista religioso sobre a Educação, não ocorreu de maneira isolada e recente. É resultado de um processo histórico que criou um cenário favorável à instauração de uma “onda conservadora” sobre a democracia do país. A estratégia metodológica ocorreu com o uso do método dialógico temático de abordagem qualitativa, realizado através de entrevistas narrativas com duas professoras da educação básica de escolas públicas da rede estadual de ensino. A análise temática (AT) de Braun e Clarke foi usada para identificar, analisar, interpretar e relatar padrões a partir das informações coletadas. A ofensiva conservadora sobre as pautas da Educação, tornou-se evidente com a supressão dos termos “identidade de gênero” e “orientação sexual” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o surgimento de movimentos como o Escola sem Partido e Homeschooling. Alinhados a empresários da educação, grupos conservadores buscam a privatização do ensino público e a militarização de escolas, orientando a educação para uma concepção tecnicista, utilitária, mercadológica e conservadora. Os resultados da pesquisa apontam que a secretaria estadual atua numa perspectiva evitativa que não permitem que professores abordem os temas explicitamente em sala de aula, não constroem e não autorizam quaisquer apoio institucional que dê suporte a professores e alunos relacionados a essa pauta. Há um verdadeiro alinhamento político ideológico no Estado, capitaneada por políticos conservadores e religiosos, que atuam a partir de linhas de força moral. Como forma de resistência as professoras fazem uso do curriculo oficial e inserem a temática de modo diretivo e sutil utilizando episódios do cotidiano escolar. Performam estratégias individuais e coletivas, conforme a realidade de cada escola criando brechas e colaborando para que os alunos se tornem sujeitos mais críticos e reflexivos de sua realidade social. Por fim, os alunos também emergiram como elementos da pesquisa com a utilização de estratégias coletivas para denunciar casos de abuso sexual na secretaria de educação.eng
dc.description.abstractAddressing the topic of gender and sexuality at school has become controversial due to the political scenario established in recent years in Brazil. As a general objective, this research sought to understand the narratives of Amazonian teachers about gender and sexuality, identifying the resistance strategies used to deal with the subject in the school context and, as specific objectives: a) to highlight how the articulation with the curriculum organizes this discussion at school, identifying the political-institutional guidelines for dealing with this issue in the classroom; b) understand the devices used by Brazilian conservatism to organize public education policies in Amazonas; c) identify which historical and cultural crossings arise from the teachers’ narratives when talking about gender and sexuality. The conservative and religious fundamentalist advance on Education did not occur in an isolated and recent manner. It is the result of a historical process that created a favorable scenario for the establishment of a “conservative wave” over the country’s democracy. The methodological strategy occurred with the use of the thematic dialogical method with a qualitative approach, carried out through narrative interviews with two basic education teachers from public schools in the state education network. Braun and Clarke's thematic analysis (TA) was used to identify, analyze, interpret and report patterns from the collected information. The conservative offensive on Education guidelines became evident with the suppression of the terms “gender identity” and “sexual orientation” from the National Common Curricular Base (BNCC), the emergence of movements such as Escola sem Partido and Homeschooling. Aligned with education entrepreneurs, conservative groups seek the privatization of public education and the militarization of schools, orienting education towards a technical, utilitarian, marketing and conservative conception. The research results indicate that the state secretariat acts in an avoidant perspective that does not allow teachers to explicitly address the themes in the classroom, does not build and does not authorize any institutional support that supports teachers and students related to this agenda. There is a true ideological political alignment in the State, led by conservative and religious politicians, who act from lines of moral force. As a form of resistance, the teachers make use of the official curriculum and insert the theme in a directive and subtle way, using episodes from everyday school life. They perform individual and collective strategies, according to the reality of each school, creating gaps and collaborating so that students become more critical and reflective subjects of their social reality. Finally, students also emerged as research elements with the use of collective strategies to report cases of sexual abuse at the education department.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/72298/Tese_AlessandraPereira_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopor
dc.subjectDiferenças entre os sexos na educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: CURRICULOeng
dc.titleNarrativas de professoras amazônidas sobre gênero e sexualidadeeng
dc.title.alternativeNarratives of Amazonian female teachers on gender and sexualityeng
dc.typeTeseeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9416-6866eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0055-2625eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2348-9350eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9007-2467eng
dc.contributor.referee3orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2251-5040eng
dc.contributor.referee4orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4911-1185eng
dc.subject.userGêneropor
dc.subject.userSexualidadepor
dc.subject.userNarrativaspor
dc.subject.userAmazônidaspor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_AlessandraPereira_PPGE.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.