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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9969
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A promoção e retenção no curso técnico integrado em agropecuária do IFAM-CMZL numa perspectiva de Edgar Morin |
???metadata.dc.creator???: | Martins, Diego Melquior Melo ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Pinto, Valmir Flôres |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Silva, Gimima Beatriz Melo Da |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta pesquisa acadêmica traz como temática central a problemática da retenção e promoção na educação profissional e tecnológica. A retenção apresenta-se como um elemento multifacetado, que não mantém suas origens e razões em um único fator ou depositando sua culpa sob entes isolados e específicos, mas em um conjunto de elementos. Essa mesma razão aplica-se ao resultado escolar na promoção, quando há o êxito do estudante, o mesmo entende-se como oriundo de um conjunto de fatores que associados contribuem para que o estudante não apenas seja aprovado, mas para que o mesmo obtenha aprendizado significativo e verdadeiro. Entende-se, portanto, que tanto a retenção quanto a promoção não estão restritos ao resultado de aprovado ou reprovado, trata-se de compreender a complexidade e a relação dos fatores que levam a estas condições e suas implicações. O atual estudo científico possui como objetivo geral analisar os principais fatores que levam a promoção e a retenção na educação profissional técnica de nível médio integrado no Instituto Federal do Amazonas campus Manaus zona leste. Para que se cumprisse esse objetivo utilizou-se como instrumento metodológico o Estudo de Caso, desenvolvido junto ao curso técnico escolhido, a pesquisa bibliográfica, e o uso de questionário semiestruturado, com uma abordagem de cunho qualitativo. Foram entrevistados professores e estudantes do Instituto Federal do Amazonas, as entrevistas foram realizadas presencialmente com aplicação de formulário dirigido. Utilizou-se como referencial teórico a Teoria da Complexidade de acordo com o postulado por Edgar Morin. Os resultados da pesquisa foram analisados à luz do pensamento de Morin e suas concepções acerca da Complexidade e de temas relacionados à educação escolar. Como principais resultados destacam-se a necessidade urgente de se pensar a educação escolar em vista da quebra com os paradigmas educacionais vigentes, em detrimento da adoção de uma nova postura educacional baseada no pensamento complexo e adoção de políticas públicas educacionais que possam atender as demandas dos Institutos Federais. |
Abstract: | This academic research has as its central theme the issue of retention and promotion in professional and technological education. Retention presents itself as a multifaceted element, which does not maintain its origins and reasons in a single factor or placing its blame on isolated and specific entities, but on a set of elements. This same reason applies to the academic result in promotion, when the student is successful, it is understood as arising from a set of factors that, together, contribute to the student not only passing, but also learning. meaningful and true. It is understood, therefore, that both retention and promotion are not restricted to the result of passing or failing, it is about understanding the complexity and relationship of the factors that lead to these conditions and their implications. The current scientific study has the general objective of analyzing the main factors that lead to promotion and retention in secondary level technical professional education integrated at the Instituto Federal do Amazonas campus Manaus east zone. To achieve this objective, the Case Study was used as a methodological instrument, developed alongside the chosen technical course, bibliographical research, and the use of a semi-structured questionnaire, with a qualitative approach. Teachers and students from the Federal Institute of Amazonas were interviewed, the interviews were carried out in person using a guided form. The Complexity Theory was used as a theoretical reference in accordance with what was postulated by Edgar Morin. The research results were analyzed in light of Morin's thoughts and his conceptions about Complexity and themes related to education. The main results highlight the urgent need to think about education in view of the break with the current educational paradigms, to the detriment of the adoption of a new educational stance based on complex thinking and the adoption of public educational policies that can meet the demands of the Federal Institutes. |
Keywords: | Ensino profissional - Manaus (AM) Ensino técnico - Manaus (AM) |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO: ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
???metadata.dc.subject.user???: | Educação profissional Promoção Retenção Teoria da complexidade |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
Citation: | MARTINS, Diego Melquior Melo. A promoção e retenção no curso técnico integrado em agropecuária do IFAM-CMZL numa perspectiva de Edgar Morin. 2024. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM). |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9969 |
Issue Date: | 24-Jan-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades |
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