???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10482
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Saberes tradicionais e as práticas matemáticas das professoras indígenas de Iauaretê - Terra Indígena Alto Rio Negro/AM
Other Titles: Traditional knowledge and mathematical practices of indigenous teachers from Iauaretê - Alto Rio Negro Indigenous Land/AM
???metadata.dc.creator???: Cruz, Rosane Gonçalves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bacury, Gerson Ribeiro
First advisor-co: Melo, Elisângela Aparecida Pereira de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Jonise Nunes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Soares, Narciso das Neves
???metadata.dc.description.resumo???: No contexto atual, consideramos que as práticas docentes realizadas pelas (os) professores indígenas dentro de seus territórios são essenciais para promover um ensino diferenciado, voltado para uma educação que valorize os saberes da tradição. A presente pesquisa é sobre a observação das práticas docentes de professoras indígenas que ensinam Matemática na Escola Estadual Indígena São Miguel, no Distrito de Iauaretê – Terra Indígena Alto Rio Negro. Assim, como objeto de estudo, propomos investigar os saberes da tradição presentes nas práticas matemáticas das professoras indígenas do Alto Rio Negro. Deste modo, indagamos: Em que termos da educação escolar indígena ocorrem as práticas matemáticas das professoras indígenas de Iauaretê? Para tanto, objetivamos compreender os saberes tradicionais mobilizados pelas professoras indígenas de Iauaretê que ensinam Matemática. O nosso estudo tem uma ligação direta com os acontecimentos humanos, na sua transformação social, uma vez que a nossa pesquisa vai lidar com as práticas docentes em Educação Matemática, da qual a nossa investigação se ancora na abordagem qualitativa, do tipo pesquisa etnográfica e teve a participação de duas professoras indígena que ensinam Matemática. A recolha das informações foi realizada por meio de percurso formativo, utilizando-se de entrevistas narrativas. Para a análise dos dados recorremos as narrativas oriundas do processo de empiria. Dentre os resultados obtidos, com relação as práticas docentes e os saberes da tradição evidenciamos que precisamos pensar em novas possibilidades de ensino da Matemática para colaborar no planejamento de ensino do conteúdo matemático a ser trabalhado na sala de aula. Apesar das professoras apresentarem algumas práticas voltadas para os saberes da tradição, percebemos que as iniciativas são poucas, e devemos buscar junto com o corpo docente da escola estratégias para o fortalecimento da educação escolar indígena. Desta maneira, buscamos fundamentar os saberes da tradição presentes nas práticas matemáticas entre povos de culturas distintas, neste caso, os povos indígenas do Rio Waupés, problematiza a importância da valorização cultural e social no ensino diferenciado da Matemática, trazendo as vozes das professoras indígenas, tomando como ponto de partida as suas práticas docentes, as histórias de suas comunidades, os meios econômicos, suas cosmovisões de mundo, seus saberes, e a importância da formação continuada dentro dos territórios indígenas, pois esses profissionais buscam fortalecer seus saberes e fazeres a fim de contribuir com o ensino nas escolas indígenas de seus povos e territórios.
Abstract: In the current context, we consider that the teaching practices carried out by indigenous teachers within their territories are essential for promoting differentiated education that values traditional knowledge. This research focuses on observing the teaching practices of indigenous teachers who teach Mathematics at São Miguel Indigenous State School, in the Iauaretê District – Alto Rio Negro Indigenous Land. Therefore, the study aims to investigate the traditional knowledge present in the mathematical practices of indigenous teachers in the Alto Rio Negro region. We ask: In what terms do the mathematical practices of indigenous teachers in Iauaretê occur within indigenous school education? To answer this, we aim to understand the traditional knowledge mobilized by the indigenous teachers of Iauaretê who teach Mathematics. Our study is directly linked to human events and their social transformation, as it deals with teaching practices in Mathematics Education. Our investigation is anchored in a qualitative approach, specifically an ethnographic study, involving the participation of two indigenous Mathematics teachers. Data collection was carried out through a formative process, using narrative interviews. For data analysis, we relied on narratives from the empirical process. Among the results obtained, regarding teaching practices and traditional knowledge, we highlight the need to consider new possibilities for teaching Mathematics to aid in the planning of mathematical content to be taught in the classroom. Although the teachers demonstrate some practices focused on traditional knowledge, we observed that these initiatives are limited, and there is a need to work with the school's teaching staff to develop strategies for strengthening indigenous school education. In this way, we seek to ground the traditional knowledge present in mathematical practices among peoples of different cultures, specifically the indigenous peoples of the Waupés River. This study problematizes the importance of cultural and social appreciation in differentiated Mathematics education, bringing forth the voices of indigenous teachers, taking as a starting point their teaching practices, the histories of their communities, their economic means, worldviews, knowledge, and the importance of continuous education within indigenous territories. These professionals aim to strengthen their knowledge and practices to contribute to education in the indigenous schools of their peoples and territories.
Po’terikharã wi’marã buerã ohpẽko di’takharã naã nisemahkarî khãsé, naã nisetisé amesüo wi’marã bue´sewiseripu bue’kãsé niîsa marî po’terikharã nisétise weopeokãse, ahkobohotikarã nisé niîsa. Tohowekã wi’marã bue’riwi’í yaí poeya mahkãpu São Miguel wametiriwi marî nisetisé bue’khasanoaparo. Tohowero a’tiro wahkukhasaro wasa: De’ro nisetiro me’rã po’terikharã nisetisé bue’sé bue’nosari wi’marã bue’rãnumia yaí poeya kharã? A’té bue’sé marî umukhori nuhku nisetisé me’rã behsewe ohaparã. Puarã wi’mara bue’rã poterikharã numiame’rã ohanoaparo a’té bue’sé. Tohonikã wi’mara bue’rã bue’sé, marî nisetisé bue’sé nimikã, ahpeyé matemática khase buesé wahkukãrô niîsa marî po’terikharã mahsisé tuhtuapehsakã. Tohowero á’to ohoasé mahsã me’rã ukũ ohamike niî. Tohowero po’terikharã kura matemática khãse mahsisé, naã mahkãri khiti mahsisé, ukũ amesüo bue’ma wi’marã bue’rã bue’riwipu po’terikharã di’tapü niîse.
Keywords: Professores indígenas - Formação
Indígenas - Educação - Amazonas
Indígenas - Educação - Matemática
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Formação continuada
Bue’sé weopeosé
Continuing Training
Professores indígenas
Etnomatemática
Saberes Tradicionais
Alto Rio Negro
Po’terikharã wi’marã bue’rã
Po’terikharã mahsisé
Yínnimã kãhsé di’tá.
Indigenous Teachers
Ethnomathematics
Traditional Knowledge
Upper Rio Negro
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: CRUZ, Rosane Gonçalves. Saberes tradicionais e as práticas matemáticas das professoras indígenas de Iauaretê - Terra Indígena Alto Rio Negro/AM. 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10482
Issue Date: 25-Sep-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RosaneCruz_PPGE.pdf1.95 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.