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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Opinião dos alunos com deficiência sobre a acessibilidade no ambiente escolar: um grito de satisfação ou de socorro?
Other Titles: Opinion of students with disabilities about accessibility in the school environment: a cry of satisfaction or help?
???metadata.dc.creator???: Cruz, Paulo André Castro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ferreira, Lucio Fernandes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Cleverton José Farias
???metadata.dc.contributor.referee3???: Manzini, Eduardo José
???metadata.dc.description.resumo???: Acessibilidade como sendo condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida - pautou esse estudo a buscar conhecer a opinião dos alunos com deficiência sobre a acessibilidade no ambiente escolar. Participaram 16 alunos, sendo oito com Deficiência Física e oito com Deficiência Visual, entre 15 a 17 anos de idade, pertencentes à rede pública de ensino da cidade de Manaus, Amazonas. Na coleta das informações, utilizou-se o Questionário sobre satisfação e atitudes em relação a acessibilidade no Ensino Médio – QSA-Ensino Médio, com 47 itens que pontuam de 1 a 7, após preenchimento eram justificadas pelo aluno gerando as falas das opiniões. Para a análise das informações recorreu-se à Análise Textual Discursiva (ATD). Conclui-se, que as opiniões dos alunos com deficiências sobre a acessibilidade no ambiente escolar seguem em direções opostas. Enquanto os alunos com Deficiência Física mostram-se satisfeitos com as possibilidades de locomoção, com o apoio de material pedagógico recebido, e com as atitudes dos colegas, professores e funcionários, os alunos com Deficiência Visual revelam sua insatisfação com a acessibilidade arquitetônica, comunicacional e atitudinal no ambiente escolar.
Abstract: Accessibility, conceptualized as the condition enabling utilization, with safety and autonomy, either independently or assisted, of urban spaces, furniture, equipment, buildings, transportation services, communication devices, and information systems, by individuals with disabilities or reduced mobility, formed the basis of this study. The research aimed to elucidate the opinions of students with disabilities regarding accessibility in the school environment. Sixteen students participated, comprising eight with physical disabilities and eight with visual impairments, aged 15-17, enrolled in public schools in Manaus, Amazonas. Data collection employed the Questionnaire on Satisfaction and Attitudes towards Accessibility in High School (QSA-High School), comprising 47 items rated on a 1-7 scale. Subsequent open-ended responses provided qualitative insights into the students' opinions. Discursive Textual Analysis (DTA) revealed divergent opinions among students with distinct disability types regarding school accessibility. Students with physical disabilities expressed satisfaction with mobility options, pedagogical materials, and peer/teacher/staff attitudes. Conversely, students with visual impairments reported dissatisfaction with architectural, communicative, and attitudinal accessibility
Keywords: Educação Inclusiva - Amazônia
Inclusão escolar
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Educação Inclusiva
Educação Especial
Direitos Humanos
Transitabilidade
Comunicabilidade
Amazônia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: CRUZ, Paulo André Castro. Opinião dos alunos com deficiência sobre a acessibilidade no ambiente escolar: um grito de satisfação ou de socorro?. 2024. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10631
Issue Date: 13-Nov-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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