Recent Submissions
Os multifacetados aspectos da oficina lírica de Astrid Cabral
A presente dissertação dedica-se à análise da multifacetada oficina lírica de Astrid Cabral, com o objetivo de responder às seguintes questões centrais: Quais elementos interligam o tecido lírico na linguagem de Astrid Cabral? E de que modo os aspectos de sua produção poética contribuem para a sua natureza multifacetada? O corpus de análise é constituído por poemas extraídos de diferentes obras de Astrid Cabral, a saber: Visgo da Terra (2005); Torna-viagem (1981); Rês desgarrada (19...
Metáforas da degradação: um estudo ecocrítico de textos literários de expressão amazônica
Esta dissertação teve o objetivo geral abordar as metáforas utilizadas por poetas e ficcionistas de expressão amazônica para retratar os flagrantes de degradação humana e ambiental no espaço amazônico, bem como: A) Elaborar um quadro teórico sobre a metáfora como recurso disponível aos poetas e ficcionistas para a recriação da realidade; B) Discorrer sobre a ecocrítica no âmbito da teoria literária e sua relação com o tema transversal do meio ambiente em aulas de Literatura; C) Rastrear, em t...
Encantados do fundo do rio: cosmogonia, residualidade e imaginário poetizante-estetizador em Identidade Cabocla, de Alfredo Saunier
Nesta dissertação, propõe-se um estudo panorâmico entre cosmogonia, residualidade e imaginário poetizante-estetizador a partir dos encantados do fundo do rio que protagonizam as narrativas “O boto namorador”, “A bôta” e “Boiúna: a Cobra Grande” de Identidade Cabocla (2013), do escritor parintinense Alfredo Saunier. Desse modo, os objetivos deste estudo estão organizados da seguinte forma: investigar as questões sobre cosmogonia, residualidade e imaginário poetizante-estetizador nas narrativas...
Não quero mais trabalhar na rua - Uma análise discursiva de relatos de mulheres refugiadas transgêneros em Manaus
A participação no projeto de acolhimento Casa Miga, que é um abrigo para refugiados e brasileiros LGBTQIAPN+, fez com que eu percebesse a triste realidade dos refugiados venezuelanos. A partir dessa percepção, resolvi investigar sobre a situação deles em nosso país e como se deu o processo de refúgio. Há um crescente número de refugiados em nossa cidade, principalmente, e isso fez com que o tema fosse relevante de ser investigado. Foram coletados cinco relatos realizados durante rodas de conv...
O compartilhamento de saberes na formação contínua de professores de inglês: um estudo de caso em uma escola pública de Manaus (AM)
Este trabalho de pesquisa situa-se na Linguística Aplicada, cujo objetivo geral foi investigar como se efetiva o compartilhamento de saberes entre professores de inglês em uma escola pública de Manaus (AM) e como objetivos específicos identificar quais as práticas de compartilhamento de saberes, desenvolvidas entre professores de inglês e analisar qual a influência dessas práticas de compartilhamento de saberes na formação contínua de professores de inglês. A pesquisa envolveu o aporte teóric...
Variação Morfossintática nas zonas leste e norte de Manaus - um estudo geossociolinguístico
Utilizando-se dos pressupostos teórico-metodológicos da Dialetologia Pluridimensional (THUN, 1998), este estudo aborda a variação morfossintática nas zonas Leste e Norte de Manaus. O escopo principal foi o de mapear as tendências de variação morfossintática na capital amazonense. Para isso, foi necessário: descrever os usos morfossintáticos do português falado em Manaus nas dimensões: diazonal, diatópica, diassexual e diageracional; identificar os fatores extralinguísticos, que influenc...
Entre o rio e o haicai uma leitura de Dabacuri, de Zemaria Pinto
O objeto de estudo desta dissertação, Entre o rio e o haicai: uma leitura de Dabacuri, de Zemaria Pinto, é o haicai no contexto amazônico. A pesquisa explora como a tradição do haicai japonês é adaptada à realidade da Amazônia, incorporando elementos culturais e naturais da região. A partir dessa adaptação, busca-se entender como a experiência amazônica é transposta para a forma breve e evocativa do haicai, ao mesmo tempo em que se analisa a relação entre as influências da tradição haicaísta ...
O gênero textual história em quadrinhos no letramento visual: um estudo de caso no ensino-aprendizagem de língua portuguesa como segunda língua para surdos em uma escola pública de Manaus (AM)
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa como L2 para Surdos por meio da utilização do gênero textual HQ, para se promover o Letramento Visual, em uma escola pública de Manaus. Os objetivos específicos foram os de analisar como o ensino-aprendizagem de LP como L2 para Surdos por meio do gênero textual HQ contribui para o Letramento Visual e refletir acerca da prática docente dos professores envolvidos no ensino-aprendizagem de LP para Surdos...
Metapoesia e outras metas: análise do discurso metafórico em Palavra na berlinda, de Astrid Cabral
Esta pesquisa discorre sobre a metalinguagem nos textos poéticos do livro Palavra na berlinda, da escritora amazonense Astrid Cabral. Para alcançar esse objetivo, o trabalho foi conduzido pelos seguintes problemas de pesquisa: de que forma a autora utiliza a metapoesia para descrever o oficio de escritor(a) nos poemas de Palavra na berlinda? Como a metalinguagem se manifesta no livro? Quais sentidos podem ser depreendidos a partir da análise das metáforas que constituem os poemas? Que interdi...
O horizonte em expansão: a recepção no Brasil da obra de Haruki Murakami
A presente pesquisa investiga a recepção da obra do escritor japonês Haruki Murakami no Brasil, buscando compreender o cenário de pesquisa, tradução e leitura em relação à escritura murakamiana. Sob uma perspectiva teórica de debate, o olhar direcionado para o contexto brasileiro do texto de Murakami permite compreender como a literatura japonesa contemporânea se relaciona com o leitor brasileiro. A abordagem de questões universais, como a solidão, a busca pela identidade e o sentido da vida,...
Feminismo negro e interseccionalidade: a invalidação de corpos femininos negros em Eu sei porque o pássaro canta na gaiola (1969), de Maya Angelou e o Olho mais azul (1970), de Toni Morrison
Este trabalho analisa os romances O olho mais azul, de Toni Morrison, e Eu sei porque o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou sob um viés feminista. O objetivo da pesquisa foi investigar as representações de corpos femininos negros figurados nas obras, relacionando essas representações às questões hierárquicas de gênero, oportunizando, a partir destas duas perspectivas, a exploração da interseccionalidade nas experiências cotidianas de indivíduos que sofrem opressões de raça, gênero e clas...
Passeios pela Alameda Metafórica de Astrid Cabral
A presente pesquisa teve como objetivo analisar as metáforas elaboradas por Astrid Cabral na obra Alameda (1963), composta por vinte contos, em que protagonistas não humanos, como plantas, flores e grãos de feijão, assumem centralidade. A obra é narrada em terceira pessoa, com um narrador implícito, e levanta questões filosóficas e existenciais que permeiam as relações entre o vegetal e o humano. O problema de pesquisa centra-se na seguinte questão: como as metáforas utilizadas por Astrid Cab...
O ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos: “Encontro das Águas” na formação docente
Este estudo, situado na Linguística Aplicada, teve como objetivo geral investigar o ensino-aprendizagem da língua portuguesa para surdos em cursos de Letras-Libras e Letras-Libras-Língua Portuguesa em universidades federais do norte do Brasil. Os objetivos específicos foram analisar os Projetos Pedagógicos desses cursos e, levando em conta os documentos legais que norteiam esse ensino-aprendizagem, refletir acerca da formação de professores para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa como...
O discurso sobre o abuso sexual na comunidade surda de Manaus: uma análise discursiva francesa (AM)
O presente estudo sobre o abuso sexual das pessoas surdas no contexto brasileiro, baseado na Análise do Discurso Francesa (AD) de orientação pecheuxtiana, trouxe à tona a complexidade e multiplicidade de discursos que permeiam essa temática delicada. Durante a análise do corpus, emergiram diversos objetos discursivos relevantes, incluindo o abuso na infância e a inocência, abuso e brincadeira, família e comunicação, abuso e penetração, abuso e mulher, e o silêncio em torno do abuso como assu...
O portunhol na Tríplice Fronteira Brasil/Colômbia/Peru: uma análise da paisagem linguística
Este trabalho tem por objetivo analisar a paisagem linguística com relação a presença do portunhol na região de tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru. Para tanto, como objetivos específicos, foram delineados os seguintes: Verificar se há mistura entre as línguas (codeswitching/ code-mixing) no portunhol da região de fronteira; Entender se os enunciados produzidos na paisagem linguística são produtos de uma política (bottom-up/ top- dow); Identificar que agentes estão por traz das decisõ...
Um olhar sociolinguístico sobre a variação nós/a gente no falar Anoriense (AM)
Esta pesquisa investigou o fenômeno variável “expressão pronominal de P4”; em particular, o comportamento das variantes nós e a gente na função de sujeito na fala de 16 informantes da região de Anori, interior do Amazonas, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista, conforme Weinreich, Labov e Herzog (2006 [1968]) e Labov (2008 [1972]). Também consideramos fundamentalmente Omena (1986, 1998, 2003), Tarallo (1986), Scherre (1998), Lopes (1993, 1998, 2003,...
Representações de alunos do ensino médio sobre o ensino-aprendizagem de inglês: um estudo de caso na escola pública em Coari (AM)
As Representações Sociais vêm sendo empregadas de forma crescente em estudos de diversas áreas e, em se tratando do ensino-aprendizagem de inglês não tem sido diferente. Dessa maneira, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as representações de alunos do Ensino Médio sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública em Coari (AM). Os objetivos específicos foram identificar e compreender como se dá o ensino-aprendizagem de inglês no interior do Amazonas à luz das representaçõe...
O ensino de Português para falantes de outras línguas na rede pública de Manaus: implicações linguísticas sobre a formação de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
O fluxo migratório na cidade de Manaus impactou a realidade da comunidade escolar e linguística amazonense. Diante desse cenário, esta pesquisa pretendeu discutir as políticas linguísticas vigentes no estado do Amazonas e identificar nos documentos oficiais da educação básica e na grade curricular da graduação de Letras- Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) implicaç...
Formação de professores de português como língua adicional para a educação a distância no Amazonas
Esta pesquisa tem como objetivo investigar os aspectos essenciais à formação de professores do ensino de Português como Língua Adicional (PLA) para o contexto de Educação a Distância (EAD) no Amazonas/AM, a partir dos emergentes fatores que contribuem para o aumento da demanda deste tipo de ensino, sendo referentes ao ensino de PLA, ao crescente acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e, consequentemente, a alfabetização tecnológica docente. Após compreender os papé...
A (re)construção identitária de professores de inglês em serviço: um estudo de caso na educação pública municipal em Manaus (Am) durante a pandemia de Covid 19
Esta dissertação envolveu uma pesquisa situada na Linguística Aplicada sob perspectiva interdisciplinar, cujo objetivo geral foi investigar a identidade e a formação contínua do professor de inglês em serviço na Secretária de Educação Municipal de Manaus (SEMED), no período pandêmico de março a dezembro de 2020, causado pela doença COVID-19. A pesquisa contou com dois objetivos específicos: 1) refletir acerca da identidade dos professores de inglês da educação pública de Manaus no período pan...
- 301 UFAM
- 301 Dissertação
- 143 2020 - 2025
- 158 2012 - 2019