Recent Submissions
Agricultura sustentável: avaliação do uso de adubação orgânica na produção de olerícolas no município de Humaitá, Região Sul do Estado do Amazonas.
Esta pesquisa teve como objetivo de avaliar o uso da adubação orgânica como prática sustentável na produção de olerícolas. A pesquisa foi realizada no município de Humaitá, localizado ao sul do estado do Amazonas, por meio de entrevistas baseadas em questionários com perguntas abertas e estruturadas. A abordagem metodológica combinou aspectos qualitativos e quantitativos para avaliar o uso da adubação orgânica. O projeto foi previamente submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa co...
Narrativas de professores/as não indígenas sobre o ensino nas escolas indígenas no Sul do Amazonas
A dissertação aqui apresentada foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas – IEAA/UFAM, e teve como foco analisar narrativas de professores e professoras não indígenas sobre o ensino nas escolas indígenas no Sul do Amazonas, especificamente, aqueles e aquelas que desenvolveram suas atividades docentes até o ano de 2022. O aporte metodológico se ...
A relação entre as infâncias do campo e o currículo da escola da Comunidade Cristolândia no Amazonas
Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), na Linha Perspectivas Teórico-metodológicas para o Ensino das Ciências Humanas, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (GPEDIN). Neste estudo, propôs-se a analisar a relação do currículo e da prática pedagógica da Educação Infantil com as qu...
As práticas de ensino que orientam para as escolhas das profissões dos estudantes do Ensino Médio em Humaitá-AM
Desenvolvimento Vocacional, Orientação Profissional e Educação para a Carreira são campos relacionados ao apoio e orientação das pessoas na sua trajetória educacional e profissional. Desenvolvimento Vocacional é um processo contínuo de crescimento e autoconhecimento que influencia a escolha de carreira ao longo da vida. Já a Orientação Profissional e a Educação para a Carreira são suportes práticos e técnicos que auxiliam na tomada de decisões de carreira. Ambos são essenciais para o sucesso ...
Educação sexual e sexualidade: narrativas, dos/as professores/as de ciências de uma escola pública em Fonte Boa-AM
O presente estudo tem como objetivo principal analisar as narrativas de ensino produzidas (ou não) por professores/as de Ciências do Ensino Fundamental II sobre Educação Sexual em uma escola municipal de Fonte Boa – AM. Nesta pesquisa fez-se necessário uma compreensão das políticas educacionais voltadas para a educação sexual no espaço escolar, pois é um tema de grande relevância e que precisa ser discutido em todas as escolas de nosso país. O problema da pesquisa corresponde à questão: Como ...
Influência das BR-230 e 319 no uso e ocupação do solo, na região sul amazonense
A região Amazônica sempre teve um papel de destaque no cenário geopolítico interno do Brasil, principalmente ao desafio de gestão desse grande território, como forma de integralização, a construção de estradas rodoviárias, se tornaram alternativas para compor outras formas de fluxos de transporte, como o fluvial e o aéreo. Este trabalho objetiva avaliar a influência das rodovias federais BR-230 e BR- 319 sobre o uso e ocupação do solo considerando áreas dos municípios de Humaitá e Canut...
Conflitos fundiários e ambientais no Projeto de Assentamento Extrativista PAE Botos, Município de Humaitá/AM
Atualmente, a região amazônica, especialmente o município de Humaitá/AM, destaca-se pelo crescimento econômico e concentração de desmatamento e terras, atraindo a expansão da pecuária e soja pelo preço mais barato de suas terras, inclusive em territórios da reforma agrária. O desmatamento está ligado à ocupação da terra promovida pelo mercado privado que possui a exploração intensiva dos recursos naturais como propósito. A pesquisa foca no sul do Amazonas, uma área no arco do desmatamento, so...
Adubação de biofertilizantes orgânicos de suínos na produção de mudas de açaí (Euterpe oleracea Mart.)
No Brasil, a suinocultura teve um aumento acelerado nos últimos anos. Desse modo acarretou os surgimentos de problemas ambientais devido ao acúmulo de dejetos de suínos. Atualmente, os dejetos de suínos são uma das principais fontes poluidora existente do solo, água e do ar, porém os dejetos de suínos possuem um potencial para a sua reutilização seja na utilização como fontes de nutrientes para as plantas, geração de energias e entre outros. Este trabalho teve como objetivo avaliar ...
Desenvolvimento vocacional e escolhas profissionais: o olhar dos estudantes do ensino médio sobre a participação da escola
Escolher uma profissão é um processo complexo que gera muitas incertezas, principalmente na adolescência. Esta fase do desenvolvimento coincide com a última etapa da Educação Básica, quando os estudantes precisam se manifestar por uma escolha profissional. Antes de fazer essa escolha, o jovem passa por etapas do Desenvolvimento Vocacional, processo que acompanha o ciclo vital. Nesse sentido, a orientação profissional conribui na vida do estudante como instrumento de auxilio para as escolhas p...
Mobilização de saberes e conhecimentos matemáticos por meio do software Geogebra no ensino fundamental
O avanço tecnológico vem proporcionando mudanças significativas em nossa sociedade, alterando a forma de nos relacionarmos e de aprendermos, além de possibilitar o acesso instantâneo a diversas informações. Na educação não é diferente, pois a cada dia surge uma infinidade de tecnologias contemplando praticamente todas as áreas do conhecimento. Essas tecnologias oferecem uma gama de recursos tecnológicos que possibilitam a transmissão de informação através dos meios de comunicação e meios elet...
Alfabetização em tempo de pandemia: práticas pedagógicas de professores do 1º ano do ensino fundamental
Este estudo foi desenvolvido no período de 2022 a 2024, com quatro professoras alfabetizadoras do município de Lábrea/AM. Duas foram as escolas públicas selecionadas para a pesquisa, uma estadual e uma municipal, em ambas, a investigação se deteve em duas turmas do 1º ano do ensino fundamental, no ano de 2021, segundo ano desde o surgimento da pandemia da COVID 19. O estudo traz a seguinte problemática: Quais foram as práticas pedagógicas produzidas na alfabetização durante a pandemia? Assim ...
Projeto político pedagógico como partícipe no enfrentamento da violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes na escola municipal do campo no interior do Amazonas
A escola tem o papel fundamental de identificar possíveis casos de violência, orientar e fornecer conhecimentos necessários para as crianças e os/as adolescentes e notificar esses casos para os órgãos competentes. Assim sendo, este estudo, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), na Linha de Pesquisa Perspectivas Teóricas e Metodológicas para o Ensino das Ciências Humanas, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com apoio da Coorden...
Modos de ser ye´pa mahsã: uma narrativa autoetnográfica de vida e de construção de saberes de uma professora tukano
Essa dissertação buscou narrar minha autoetnografia como professora indígena daetnia Tukano Ye’pá Mahsõ da comunidade indígena de Taracuá, no município de São Gabriel da Cachoeira- AM, desde a minha experiência pessoal, cultural e escolar na comunidade de Taracuá, contexto ao qual fui e venho constituindo minhas identidades. Além de narrar estas experiências como pesquisadora busqueidescrever as suturas, rasuras, negociações e traduções como professora pesquisadora intelectual indígena Tukano...
Análise dos discursos sobre “ideologia de gênero” e o impacto na atividade de parlamentares da ALEAM referente às temáticas de ensino/educação
As políticas públicas em torno da educação básica têm se constituído como um objeto de disputa entre diferentes atores sociais que buscam definir os valores que caracterizam o currículo escolar, bem como as práticas de ensino. Este é o caso, por exemplo, do “movimento LGBT” e “religiosos fundamentalistas” que se posicionam de forma antagônica sobre as temáticas de gênero e sexualidade. É possível que exista divergências políticas e epistemológicas entre os atores sociais que fazem parte de ...
As representações e práticas de professores sobre jogos e brincadeiras nos processos de ensino e aprendizagem das turmas dos anos iniciais
O presente estudo buscou compreender as práticas discursivas de professores que utilizam jogos educativos nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, em uma escola pública do município de Lábrea-AM. O problema de pesquisa se dispõe da seguinte forma: As práticas desenvolvidas pelos professores estão considerando a questão da ludicidade e do uso dos jogos como possibilidade de estratégia de ensino e aprendizagem? O objetivo geral que responde este problema é: Analisar a importâ...
A importância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para o ensino de Matemática no município de Beruri-Am
Este trabalho analisa a importância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para o ensino de Matemática no município de Beruri–AM. O estudo caracteriza a formação de professores no Brasil, com ênfase no estado do Amazonas e no município de Beruri–AM, além de descrever as expectativas e percepções dos participantes do programa e identificar as contribuições para a melhoria das práticas pedagógicas dos professores de Matemática. A pesquisa utiliza o Materialismo...
O Cadastro Ambiental Rural e o desmatamento no sul do Amazonas
A dissertação aborda a problemática do desmatamento no sul do Amazonas, enfatizando o impacto do Cadastro Ambiental Rural (CAR), contextualizando a expansão da fronteira agrícola e a consequente pressão sobre a vegetação nativa, destacando as políticas públicas territoriais e ambientais implementadas na região, Tendo como objetivo analisar o ordenamento territorial no sul do Amazonas a partir da implementação do CAR, com foco em identificar sobreposições do CAR nas áreas de florestas públicas...
Análise da qualidade do solo e da água em área de disposição de resíduos sólidos urbanos no município de Lábrea, Amazônia Ocidental, Brasil
A disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos gera vários problemas ambientais, incluindo riscos de contaminação dos solos, dos recursos hídricos e à saúde pública. Estes cenários são evidenciados principalmente em países emergentes, como Brasil, onde o aumento significativo na quantidade de Resíduos Sólidos Urbanos, torna-se um grande desafio para o poder público municipal, visto que, os resíduos precisam ser corretamente gerenciados. Assim, este estudo buscou responder a seguinte prob...
Análise espacial das estimativas de temperatura da superfície e do ar por meio de imagens landsat-8 para o município de Humaitá, Amazonas
O município de Humaitá tem enfrentado impactos significativos devido as persistentes mudanças no uso do solo e cobertura da terra, alterando sua paisagem natural causando deterioração continua do ambiente e o microclima local. Essas mudanças podem causar alterações no conforto térmico da região, afetando o bem-estar da população e a ecologia local resultando na diminuição de áreas verdes e causando o desconforto térmico. Assim, é crucial realizar estudos aprofundados para compreender e mitiga...
Análise do livro didático de ciência natural de escolas públicas do Sul do Amazonas: um olhar sobre conteúdos de ciência do solo
Análise do Livro Didático de ciência natural de escolas públicas do Sul do Amazonas sob um olhar do conteúdo sobre a Ciência do Solo. A pesquisa realizou-se numa metodologia de investigação exploratória qualitativa e quantitativa, baseando-se nas análises dos livros didáticos, respaldada em vários referenciais teórico, verificando-se lacunas do conteúdo solo, apresentando informações cruciais, para sustentar as argumentações levantadas nesta investigação e elucidar os conteúdos sobr...
- 174 UFAM
- 1 |||
- . < previous
- 173 Dissertação
- 1 Tese
- 3 2999