Recent Submissions
Uma arquitetura pedagógica para a formação de professores em pensamento computacional
Esse trabalho explora a criação e implementação de uma arquitetura pedagógica voltada para a formação de professores nas áreas de Ciências e Matemática, com foco na integração do Pensamento Computacional (PC) nas práticas pedagógicas. O objetivo principal é capacitar os educadores para aplicar os pilares do PC – decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e algoritmos – no processo de ensino, atendendo à crescente demanda por metodologias que promovam habilidades cognitivas essenciais,...
A Modelagem Matemática como perspectiva metodológica aplicada à Aprendizagem Sociocultural
As aulas de matemática geralmente são consideradas as mais desafiadoras para a maioria dos estudantes, pois eles têm dificuldade em relacionar os cálculos e fórmulas com situações reais que possam ter vivenciado. A Modelagem Matemática pode contribuir para minimizar essas dificuldades, podendo surgir como uma proposta que visa potencializar o processo de ensino por meio da interação, proporcionando significado aos conhecimentos matemáticos do currículo apresentados em sala de aula. Do exposto...
Uso da modelagem como estratégia didática para potencializar o processo de ensino e aprendizagem de oxirredução sob o olhar microscópico
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a relação entre o aspecto microscópico das atividades experimentais de modelagem e a aprendizagem do conteúdo de oxirredução. E para alcançar esse objetivo, foram seguidos os seguintes objetivos específicos: I. Elaborar e expressar os modelos mentais prévios dos alunos sobre oxirredução; II. Analisar a transição entre os níveis representacionais e as modificações dos modelos mentais durante atividades experimentais de oxirredução com o au...
O que pode uma educação financeira entredisciplinar: experimentações da artistagem docente com projetos em uma escola da periferia de Manaus
A pesquisa, em seu inesperado, em seu acontecimento e em sua metodosofia, nos arrastou para a seguinte problematização: O que pode um curso-oficina de criação e produção de projetos-obras de educação financeira entredisciplinar em um ambiente virtual na abertura de experimentações com professores de Ciências da Natureza e Matemática em uma escola pública da periferia de Manaus? Esta dissertação cartografa as potencialidades de um curso-oficina de criação e produção de projetos de educação fin...
O uso do software Geogebra em espaços não formais no ensino da geometria, para alunos do 7º ano do ensino fundamental
Esta pesquisa visa propor a utilização de espaços não formais para complementar o ensino da Geometria, por meio do software GeoGebra nesses espaços, possibilitando aos alunos uma experiência mais próxima de suas realidades, reconhecendo e comparando as formas geométricas aprendidas em sala de aula, com os elementos naturais e arquitetônicos presentes nesses espaços não formais, proporcionando, dessa forma, compreensão e reconhecimento das formas geométricas. A questão central desta pesquisa: ...
A gamificação de roteiros de aprendizagem para promover o ensino de ciências
O objetivo deste trabalho é promover a aprendizagem de ciências, por meio de artefatos tecnológicos, no formato de Roteiro de Aprendizagem Gamificado. Desenvolveu-se uma abordagem pedagógica para a gamificação de roteiros de aprendizagem, baseada na teoria de aprendizagem de Vygotsky e sintetizada em um artefato tecnológico denominado "Roteiro de Aprendizagem Gamificado" (RAG), flexível para adaptações em diferentes contextos e que estimula a autonomia e a independência intelectual no estud...
A pandemia de covid-19 e a constituição docente em uma escola ribeirinha de Manaus: algo mudou nas concepções e práticas dos professores?
No início de 2019, o mundo foi surpreendido pela pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19). Esta situação trouxe à tona grandes dificuldades no campo educacional no Brasil. A desigualdade social na sociedade brasileira ficou mais evidente durante a pandemia, especialmente no contexto escolar, destacando as particularidades da Educação do Campo. A maioria dos estudantes pobres no país, incluindo os ribeirinhos, não possui acesso às ferramentas tecnológicas necessárias durante a pandemi...
A inclusão escolar do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na aprendizagem de conceitos científicos à luz da Gestaltpedagogia
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo é uma desordem neurológica, de origem genética, que afeta principalmente o desenvolvimento da linguagem e comunicação no indivíduo, bem como a capacidade de desenvolvimento das habilidades sociais desde os primeiros anos de vida. Essa condição afeta milhões de pessoas no mundo, no Brasil ainda não se tem estudos estatísticos que possam determinar com clareza os números de ocorrências do transtorno entre os brasileiros, há apenas uma estimativa...
O protagonismo da aprendizagem matemática e seus coadjuvantes no processo de ensino e aprendizagem
As dificuldades no Processo de Ensino e Aprendizagem na disciplina de Matemática e a importância do desenvolvimento do protagonismo dos estudantes para a vida cotidiana, no contexto escolar e social, são atendidas para sua solução de acordo com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que também agiu como parâmetros para a conclusão dos objetivos da pesquisa e por meio das habilidades e competências declaradas no contexto educacional regional, que caracteriza os coadjuvantes do protagonismo a...
Educação em saúde na disciplina de Ciências: percepções dos profissionais da educação e saúde em Manaus/AM
A desinformação tem causado impactos significativos na sociedade, especialmente durante a pandemia de COVID-19, expondo a fragilidade do conhecimento da população sobre saúde. A disseminação de informações falsas sobre tratamentos e curas revelou a necessidade de um ensino mais eficaz de conceitos de saúde, especialmente no ambiente escolar, onde muitos estudantes dependiam exclusivamente de seus professores como fonte confiável. Os educadores enfrentaram dificuldades ao responder a perguntas...
Os memes da internet como ferramenta didática para o ensino de ciências: uma análise na perspectiva vygotskyana
O meme é um novo gênero da comunicação que se popularizou nas mídias digitais nos últimos anos devido ao desenvolvimento tecnológico e ao advento da internet e das redes sociais. São muito populares e constantemente relacionados a situações humorísticas, entretanto, o meme não é somente um instrumento para diversão na internet como a maioria das pessoas pensa. Estudos recentes têm avaliado o potencial de sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem formal, todavia, esses estudos ainda s...
Promovendo a alfabetização científica por meio da narrativa histórico-investigativa “Os diferentes ares obtidos da cal vermelha de mercúrio”
A alfabetização científica e tecnológica (ACT) almeja a formação que torne o estudante hábil para utilizar seu conhecimento sobre a atividade científica e sobre conceitos científicos em análises bem informadas e na tomada de decisões conscientes. Para tanto, é preciso viabilizar reflexões sobre a natureza da ciência (NdC), envolvendo o processo de construção da ciência e o estabelecimento da sua credibilidade, sobre escolhas feitas por cientistas, entre outros aspectos. Nesse sentido, diversa...
A gênese instrumental na interação com a malha quadriculada e o Tangram: uma proposta para o ensino de área e perímetro de figuras planas no campo conceitual das grandezas geométricas
O presente estudo tem como objetivo analisar o processo da gênese instrumental dos artefatos malha quadriculada e Tangram a partir de situações que envolvam os conceitos de área e perímetro de figuras planas dentro do campo conceitual das grandezas geométricas. A pesquisa tem como aporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais proposta por Vergnaud (1982) que estuda a conceitualização por meio de situações tarefas ligadas à estrutura cognitiva do indivíduo; a abordagem instrumental proposta p...
Reconhecendo invariantes operatórios no sólido geométrico cilindro à luz da teoria dos campos conceituais
O desenvolvimento cognitivo ocorre por meio da conceitualização ao longo do tempo e pelas experiências vividas pelo sujeito. No que tange ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática, a formação de conceitos é necessária para que o estudante se desenvolva em uma postura crítica frente aos problemas existentes na atual sociedade moderna, como propõe a BNCC, mostrando, portanto, uma urgência em romper com a memorização de algoritmos que têm encaminhado para uma aprendizagem mecânica e sem...
O jogo digital como mediação no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Neste tempo de intensas mudanças nas tecnologias digitais de informação e comunicação, os jogos digitais assumiram importância ímpar entre crianças e adolescentes. Apesar disso, a maioria das instituições escolares e os professores não utilizam os jogos digitais no processo pedagógico, limitando o ensino e os interesses de aprendizagem dos estudantes. O objetivo da pesquisa foi compreender e aplicar as ferramentas do jogo digital Gartic na perspectiva de fundamentação e elaboração d...
A inserção da fotografia na aprendizagem Matemática: cartografia dos olhares de estudantes do ensino médio na criação de conceitos em Geometria Espacial na cidade de Tefé/AM
O mundo contemporâneo está cada vez mais globalizado, a todo instante surgem novas tecnologias, e a Matemática não pode ser alheia a essas transformações. O professor, por sua vez, enfrenta um grande desafio nesse processo: estabelecer estratégias em sala de aula que esteja interligadas a essas tecnologias e que promova um melhor aprendizado matemático dos estudantes. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou acompanhar e experimentar os processos possíveis para a aprendizagem em Ge...
O uso de videoaulas do projeto aula em casa no ensino de ciências: análise à luz da teoria da aprendizagem significativa
A Pandemia do COVID-19 impactou a rotina de todos ao redor do mundo. Em meio a esta situação, a educação se encontrava em adaptação ao cenário em questão. Com isso, o estado do Amazonas criou meios que foram necessários para uma adaptação a essa circunstância, para que estudantes da rede pública não ficassem prejudicados em relação à assimilação dos conteúdos e ao calendário escolar. Nesse contexto, o projeto Aula em Casa (SEDUC-AM) utilizou da aplicação de videoaulas para proporc...
A experimentação investigativa contextualizada por meio de materiais acessíveis como estratégia para uma aprendizagem significativa
Em relação ao ambiente escolar, onde o processo de Ensino e Aprendizagem precisa ir além do que se é visto no cotidiano das escolas: a exposição oral e uso do livro didático são constantemente utilizadas como únicas ferramentas de ensino, e o que se sabe, não é o suficiente para promover uma aprendizagem significativa tendo em vista que existem diversos fatores que contribuem para a falta de interesse dos estudantes com relação aos conteúdos vistos na escola, portanto, é importante que o ensi...
Análise dos enunciados discursivos dos itens das Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem em Libras
Essa pesquisa tem como tema central o Enem em Libras como uma atividade comunicacional dialógica detentora de duas modalidades de gêneros do discurso (prova impressa e vídeoprova), na qual se propagam os enunciados discursivos através dos itens de quatro áreas do conhecimento, sendo que nesta dissertação damos ênfase a sete itens da Biologia pertencentes à Competência 8 e Habilidade 28 da Matriz de Referência das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O presente estudo teve como objetivo ce...
Ensino do conceito de fração: uma atividade mediada por recursos á luz da Gênese Instrumental e dos Campos Conceituais
Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa com procedimentos de uma pesquisa-ação realizada na escola Estadual Cacilda Braule Pinto localizada na cidade de Manaus. A intervenção consistiu na aplicação de uma Sequência de Orquestração Instrumental que teve como objetivo analisar o processo de Gênese Instrumental por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em situações que envolvem o conceito de fração, com suporte dos artefatos discos de frações, réguas de fraçõe...
- 141 UFAM
- 141 Dissertação
- 1 2999
- 141 Acesso Aberto