Recent Submissions
A formação inicial de professores e o desenvolvimento do processo cognitivo da linguagem no estágio de docência no contexto da Licenciatura em Matemática da UFRR
O objeto de estudo desta pesquisa foi o estágio de docência na formação inicial de professores e o processo cognitivo da linguagem, cuja problematização se norteia pela seguinte indagação: quais são as contribuições do processo cognitivo da linguagem para a formação inicial de professores durante o estágio de docência no contexto da Licenciatura em Matemática da UFRR? A pesquisa é de natureza qualitativa, ancorada na perspectiva da hermenêutica crítica de Paul Ricoeur, com a utilização dos se...
Entre afluentes e correntezas na Amazônia: o banzeiro do índice de desempenho da gestão descentralizada do PDDE (IdeGES-PDDE)
Esta pesquisa, desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), vincula-se à Linha de Pesquisa 1: Educação, Estado e Sociedade na Amazônia. O estudo tem como objetivo geral analisar a política de gestão dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) no Amazonas, a partir do Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (IdeGES-PDDE). Para alcance dessa compreensão disc...
CECAMPE Norte: A direção intelectual das ações de assistência técnica na Amazônia amazonense
O objeto desta investigação é o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE Norte), inserindo-se no rol de pesquisas acadêmicas que tratam do financiamento da educação no Brasil. No plano teórico e conceitual, realizou-se uma análise gramsciana com base na noção de intelectuais, o que culminou no desenvolvimento do problema da pesquisa: as ações de assistência técnica do CECAMPE Norte na Amazônia amazonense podem ser consideradas como a materiali...
Efeitos de uma intervenção pedagógica na habilidade de escrita manual e autoeficácia de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação afeta a coordenação motora e habilidades motoras finas em crianças, com interferências negativas na habilidade de escrita manual e sentimentos de autoeficácia. O objetivo principal deste estudo foi investigar se a intervenção pedagógica interfere na escrita manual e nos aspectos de autoeficácia de crianças com TDC. A pesquisa foi conduzida em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Manaus-Amazonas, participaram crianças com idade ent...
Políticas de aprendizagem mediadas por TDICs no contexto do pós-pandemia: inter-relações na prática docente
Com o advento da pandemia da covid-19, em 2020, as atividades presenciais no ambiente escolar se tornaram de alto risco e o uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs) intensificaram-se, pois ainda mais: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou isolamento e distanciamento social, o que implicou que toda a interação com professores e estudantes passasse a ser possível apenas se mediada pelas tecnologias digitais. A presente tese se vincula à linha de pesquisa 1 - Ed...
Acolhimento, integração e socialização institucional dos docentes nos institutos federais da Amazônia ocidental
A presente tese de doutorado objetivou analisar a conjuntura da nova institucionalidade dos IFs, refletindo sobre as políticas de integração interna e externa, buscando identificar se há ações relacionadas à integração e se estas contribuem para o trabalho docente no âmbito dos institutos federais da Amazônia ocidental. O estudo foi realizado em três institutos federais da região amazônica: Instituto Federal do Acre (IFAC) - campus Rio Branco; Instituto Federal de Roraima (IFRR) - campus Boa ...
Pesquisas em ensino de botânica e sua (des)valorização no espaço acadêmico : um estudo de teses e dissertações defendidas no Brasil - 2002 a 2022
A Botânica é uma das áreas pertencentes à Biologia, que tem como objetivo compreender os vegetais, tais organismos apresentam significativas atribuições que permeiam dos aspectos ecológicos aos sociais. O processo relacionado ao Ensino de Botânica é extremamente importante, principalmente em um cenário mundial em que há forte inclinação para a destruição da biodiversidade florística, podendo o Ensino de Botânica auxiliar na redução de tal problemática, possibilitando a formação de um su...
O Hospital-Colônia Antônio Aleixo e a ideologia de combate à lepra no Amazonas: desintegração familiar e educação higienista
A pesquisa em tela apresenta os resultados da investigação de mestrado acerca do isolamento compulsório utilizado como política pública sanitária de combate à lepra, e as dimensões históricas, sociais e educacionais vividas pelos sujeitos a quem foi direcionada. O estudo tem como objetivo geral evidenciar as histórias de vida das pessoas atingidas pela lepra, que foram isoladas compulsoriamente no Hospital-Colônia Antônio Aleixo em meados do século XX, durante a Era Vargas, como medida sanitá...
Validação das instruções do Teste KTK para cultura Surda
A educação inclusiva é um movimento global que visa promover os direitos das pessoas com deficiência, exigindo que escolas adaptem currículos, avaliações e formações docentes para atender a todos os estudantes. No caso de estudantes surdos, a educação bilíngue – com Libras como língua materna (L1) e a Língua Portuguesa na modalidade escrita – (L2) se mostra essencial para o desenvolvimento integral. A Lei nº 10.436/2002 regulamenta Libras como meio oficial de comunicação e expressão no ...
Condições de desenvolvimento de meninas em cumprimento de internação socioeducativa
Apresentamos pesquisa de doutorado que investigou as condições de desenvolvimento de meninas em cumprimento de medidas socioeducativas de internação no Brasil, com ênfase no aspecto pedagógico dessas medidas. O problema de pesquisa se constitui na questão: com base nos dados produzidos por órgãos da sociedade civil, como têm se configurado as condições de desenvolvimento de meninas em internação socioeducativa e o aspecto pedagógico da medida socioeducativa? O objetivo geral do estudo foi ana...
Lideranças Quilombolas no Amazonas: “a gente só era gente, mas hoje a gente sabe que faz parte de um grupo, um grupo que faz parte da história do Brasil
A pesquisa analisa o processo de formação e atuação das lideranças das associações de moradores remanescentes de quilombo do Tambor e de Novo Airão. O objetivo geral foi analisar a trajetória formativa das lideranças quilombolas, no Amazonas. Os objetivos específicos se apresentam a partir de três desdobramentos: 1. Identificar os processos e fatores que atravessam o processo formativo de lideranças quilombolas; 2. Examinar o panorama sobre os direitos sociais, democracia, conquistas e desafi...
Uma análise crítica da gestão da política pública de avaliação de desempenho em larga escala da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas
A dissertação trata sobre a gestão da política pública do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM), com foco em Analisar a gestão da política pública do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM) no que tange a implementação no contexto amazonense. A pesquisa tem como base epistêmica a sociologia política de Pierre Bourdieu (1930-2002) que tem como foco a construção das relações sociais de um determinado campo/subcampo por meio das suas estr...
Processos sinestésicos de aprendizagem no rizoma amazônico: uma análise a partir da escolarização Sateré-Mawé
Os sujeitos inseridos no rizoma amazônico pertencem a diferentes realidades socioculturais e linguísticas, complexas, com seus diferentes níveis de realidade, a qual se relacionam entre si e constituem o que se pode denominar de transrealidades. Os sujeitos de culturas e identidades híbridas percebem e atribuem diferentes sentidos e significados a um mesmo fato, acontecimento, deste modo, palavras e conceitos têm diferentes sentidos e significados porque foram e são aprendidos em diferentes c...
Materiais paradidáticos sobre violência sexual infantil: contribuições na formação de professores/as da rede pública municipal de ensino de Manaus/AM.
Este estudo é objeto de investigação da Linha 01 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e discute que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno complexo e multicausal que deve ser abordado de maneira interdisciplinar, multiprofissional e intersetorial. No Brasil, este fenômeno atinge de forma contundente milhares de crianças e adolescentes, sendo considerado uma prática cruel e criminosa, capaz de dei...
Políticas de avaliação da educação superior no Brasil e no Equador em perspectiva comparada: traços neoliberais em debate
A expansão da criação de sistemas de avaliação com o objetivo de aferir a qualidade das Instituições de Ensino Superior (IES) na América Latina, nas décadas de 1980 e 1990, demonstra a forte influência externa de organismos internacionais no entendimento do Estado sobre o papel da educação na sociedade contemporânea. A lógica neoliberal, ao adentrar os países considerados periféricos e semiperiféricos na geopolítica capitalista, nos impõe o desafio de pensar como as instituições de educação s...
O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto amazônico: a trajetória do Projeto “Aula em Casa” no município de Jutaí/AM
A pesquisa investiga o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educacional do município de Jutaí localizado no Estado Amazonas, na região norte do Brasil, especificamente por meio do projeto “Aula em Casa” durante a pandemia de COVID-19. O estudo aponta o contraste das demandas tecnológicas com as singularidades amazônicas, questionando como as TDIC foram incorporadas e implementadas para garantir a continuidade do ensino em uma região de particularidades g...
Política de educação especial na perspectiva da interculturalidade no contexto da educação escolar indígena do povo Baré
O presente trabalho aborda a questão da política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no contexto intercultural do povo Baré. Frente a essa realidade escolar dos educandos indígenas com deficiência, temos os seguintes questionamentos de investigação: Como abordar a Educação Especial na Perspectiva Intercultural para garantir um atendimento educacional especializado voltado para os indígenas com deficiência? Qual é a cosmovisão dos indígenas em relação à deficiência? Como ...
Política curricular: as relações entre a educação do campo e o Referencial Curricular Amazonense (RCA)
O presente estudo foi elaborado e apresentado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), como parte da linha de Pesquisa 1: Educação, Estado e Sociedade na Amazônia. Surge da busca por uma resposta a seguinte inquietação: como se dá a orientação curricular nos textos do Referencial Curricular Amazonense (RCA) para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em que medida este documento se relaciona com a Educação do Campo e suas diretrizes nacionais? Par...
As políticas internacionais e nacionais para a inclusão educacional do surdo na tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru
A pesquisa da tese intitulada, As políticas internacionais e nacionais para a inclusão educacional do surdo na tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru, visou como objetivo geral, analisar as políticas internacionais e nacionais para a inclusão educacional dos surdos, e os discursos hegemônicos, evidenciando convergências e divergências envolvidas nas orientações das políticas na tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru. Como objetivos específicos: identificar e caracterizar as políticas ...
A percepção docente sobre as práticas pedagógicas inclusivas no contexto escolar
A Educação Inclusiva tem se consolidado como um princípio fundamental nas políticas educacionais, buscando garantir que todos os alunos, independentemente de suas particularidades, participem plenamente do ensino regular. Esse paradigma requer mudanças significativas nas práticas pedagógicas para atender à diversidade presente nas salas de aula. Desta forma, este estudo teve como objetivo conhecer a percepção docente sobre as práticas pedagógicas inclusivas no contexto escolar, investigando c...
- 472 UFAM
- 1 |||
- 1 |||
- . < previous
- 340 Dissertação
- 132 Tese
- 207 2020 - 2025
- 195 2010 - 2019
- 67 2000 - 2009
- 2 1997 - 1999
- 15 2900 - 2999
- 93 2013 - 2099