Recent Submissions
Uno7 - o patrimônio histórico de Manaus em game: a cidade como espaço de aprendizagem sobre memória, história e patrimônio
Esta dissertação apresenta o desenvolvimento do jogo Uno7, uma ferramenta educacional voltada para o ensino de educação patrimonial dentro das aulas de arte educação. A pesquisa teve como questão central: Como o uso de um jogo educacional pode potencializar o ensino e a aprendizagem sobre o patrimônio arquitetônico de Manaus, promovendo o engajamento dos alunos? O objetivo geral foi criar uma versão adaptada do jogo de cartas UNO, utilizando elementos que abordassem o patrimônio histórico da ...
O ensino coletivo de violão no Colégio Amazonense Dom Pedro II: desenvolvendo procedimentos metodológicos para a integração da cartilha de violão nas aulas de artes
Esta dissertação se ocupa de apresentar uma intervenção didática estruturada para o ensino coletivo do violão na cidade de Manaus. Diretamente ligada a primeira linha do mestrado, tem como fundamento a ação criativa e participativa de todos os atores envolvidos. Dentro do período de 24 meses, os autores se prestaram a observar aspectos do violão como ferramenta preponderante na difusão da violonística clássica, ainda que os alunos envolvidos não estivessem totalmente preparados. É um esforço ...
“Conquistas” diálogos interculturais em dança: processo de ensino, aprendizagem e criação com estudantes do Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça
Este trabalho propõe refletir sobre as experiências de vida da pesquisadora e de estudantes de dança que residem em área urbana, com foco nas relações interculturais, durante o processo de produção do espetáculo “Conquistas”, no Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça, situado na Zona Leste de Manaus, dentro da linha de pesquisa “Processo de ensino, aprendizagem e criação em artes". O referencial teórico tem dois pontos norteadores: a cultura e os processos identitários, e, as...
A Fotografia na sala de aula e suas possibilidades metodológicas no ensino de arte
O presente trabalho investiga o uso da fotografia em sala de aula e suas possíveis metodologias. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Tempo Integral Antônio Telles de Souza, com alunos do ensino fundamental II. Identificou-se a possibilidade de utilizar os smartphones como ferramenta pedagógica, bem como sua contribuição para a produção artística. Para isto, foi proposto aos alunos que produzissem fotografias e as publicassem em uma plataforma chamada Padlet. A partir da orientação ...
Atravessamentos Multicuturalista: de casa para a sala de aula
O presente artigo traz uma análise da trajetória da autora, sua relação com a educação, a arte, a dança, conectando informações das suas experiências com o multiculturalismo, e apontando alguns referenciais teóricos que discutem esta temática no ambiente escolar, e no que se refere a legislação que alteraram a LDBEN – a Lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e culturas afro-brasileira, africanas e indígenas na educação básica. Porém, no decorrer da pesquisa...
Os Sopraninos: ensino coletivo de flauta doce, entre a aprendizagem a performance.
O objeto em questão trata de uma pesquisa referente ao ensino coletivo de Flauta Doce, um relato de experiência com o Grupo de Flautas Os Sopraninos, de um Centro Artes na zona leste de Manaus, tendo como objetivo geral: Caracterizar o processo do ensino coletivo de flauta doce no contexto do Grupo Os Sopraninos. Os objetivos específicos são: Descrever como se desenvolve a musicalização dos alunos que participam do “Grupo Os Sopraninos”; apresentar os processos de ensino e aprendizagem da Fla...
Práticas de cadernos de criação na adolescência: descobrindo caminhos criativos a partir do desenho de processo
A pesquisa é voltada a área de ensino de Artes visuais e pertence a linha de pesquisa: Processos de ensino, aprendizagem e criação em Artes. O estudo apresenta um recorte descritivo da prática de desenho entre estudantes da unidade sede, do Centro de Educação de Tempo Integral Gilberto Mestrinho Medeiros Raposo, com ações pautadas na concepção de Arte, processos e rede de criação, a partir do uso do caderno de criação, como recurso alternativo para o problema do unidirecionamento do desenho p...
O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II
Este trabalho teve como objetivo desenvolver procedimentos metodológicos para integrar o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de Arte do Ensino Fundamental II, articulando as estratégias do ensino coletivo de instrumentos musicais, da flauta doce e os pressupostos da integração de Recursos Didáticos Interativos – RDI em ambientes de formação que se utilizam das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem musical. A metodologia adotada é a Design...
O estudo do meio em espaços culturais de Manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte
O foco da pesquisa foi abordar como as atividades do meio em espaços culturais de Manaus causam impacto no processo de construção de conhecimento do estudante, vincular os estudos teóricos à visitação a esses espaços possivelmente agregou resultados para esse processo. A ideia de experimentar novas metodologias dentro do ensino de arte é algo que se deve estar sempre muito presente no cotidiano de docentes que pensam práticas inovadoras em sala de aula. Neste estudo, foi desenvolvida a aborda...
Histórias em quadrinho: uma abordagem criativa produzida por alunos do 6º ano
Este trabalho apresenta experiências docentes em sala de aula para o Mestrado em Artes. Está sendo realizado no Colégio Militar Tenente Coronel Cândido José Mariano (CMPMV) com as turmas do 6º ano fundamental II. Descreve inicialmente propostas de exercícios práticos, com o intuito de promover e despertar nos alunos a experiência artística, a criatividade e o protagonismo. Foram feitas atividades em modelagem e desenho, após os experimentos uma questão ficou em evidência, surgia sempre uma re...
A História da Arte : Jogo pedagógico como proposta para facilitar a aprendizagem na 1ª Série do Ensino Médio
Esta pesquisa apresenta uma proposta de ferramenta pedagógica para ser aplicada em aulas de Arte na 1ª série do Ensino Médio. Ela tem como objetivo contribuir para a aprendizagem dos estudantes sobre movimentos artísticos e culturais, utilizando, em salas de aula, o jogo produzido durante o processo de pesquisa. Busca-se responder à seguinte pergunta: aplicar jogo pedagógico em aulas de Arte, no Ensino Médio, facilita a aprendizagem sobre História da Arte? A relevância desta pesquisa está na ...
PEDE - Pedagogia do Discurso Estético: Uma proposta interventiva na aprendizagem de Arte para além das leituras de si no contexto manauara
A presente dissertação pretende levar aos futuros leitores algumas reflexões que possam servir de base científica para além dos parágrafos aqui produzidos, como também, propiciar a valorização dos sujeitos (professor e aluno) para um novo pensar-refletir-fazer nas aulas de arte no contexto da educação básica, assim, optamos por batizar carinhosamente nosso produto investigativo de “PEDE” que significa “Pedagogia do Discurso Estético”, que teve como objetivo geral promover experiências artísti...
Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar
Esta pesquisa refere-se à análise pedagógica de uma oficina de prática de modelagem em argila, realizada na Escola Estadual Machado de Assis, com alunos do 3º ano do ensino fundamental I. Sua intenção concentra-se em discutir o processo de modelagem realizado pelos alunos, por meio de observação metodológica da experiência. Dessa maneira, tem-se como objetivo geral evidenciar os conhecimentos teóricos relacionados ao ensino da arte em cerâmica, enfatizando a prática da modelagem no ambiente e...
Processos criativos em arte: animação sobre as lendas folclóricas amazônicas, utilizando aplicativos móveis
O presente trabalho é fruto de observações e experiências adquiridas em sala de aula, que ocasionaram questionamentos a respeito das possibilidades do aprendizado e criação através da tecnologia, do folclore e da Arte. Nesse sentido, a pesquisa tem por finalidade explorar a criatividade dos alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais - através de práticas artísticas relacionadas a produção de animações sobre as lendas folclóricas amazônicas. A partir da observação dos processos criativos, envo...
A cultura amazônica e o sairé de alter do chão como meios para a promoção da educação musical no contexto de uma banda de música da escola pública
Esta investigação apresenta um trabalho envolvendo educação musical voltado para estudantes em uma escola de educação básica da rede pública no interior da Amazônia. A realização deste estudo compreende também um trabalho de apreciação, performance e criação, envolvendo músicas que fazem parte do Sairé de Alter do Chão, festa tradicional realizada em uma vila, distrito da cidade de Santarém, no Estado do Pará. E teve com o objetivo, compreender de que forma as músicas da Festa do Sairé podem ...
Processos Artísticos: A criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônico
Esta pesquisa, intitulada Processos Artísticos: A criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônico, buscou identificar de que maneira o desenho pode contribuir para a formação intelectual, artística e cultural dos estudantes de duas escolas da rede básica de ensino da cidade de Parintins/AM. Destaca-se também o papel do professor/artista/pesquisador, levando-se em consideração suas experiências e seus conhecimentos no âmbito da arte-educação. Para isso, a pesquisa reco...
Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus
O autorretrato é uma narrativa de si, que embora os séculos passem e as técnicas se modifiquem, continua como prática latente do ser humano, para sua autoafirmação no mundo, ao revelar a alma da pessoa-artista para além das superficialidades momentâneas. A partir das observações e relatos informais de estudantes do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública da zona Oeste de Manaus, que encontram dificuldades de relacionar teoria e prática, e ter uma sensação de pertencimento e reconhecimen...
A expressão cultural indígena do alto Rio Negro por meio da pintura artística no ensino fundamental da escola municipal indígena Dom Miguel Alagna
A presente pesquisa trabalhou a pintura artística em sala de aula com a temática voltada para a expressão cultural indígena do Alto Rio Negro, assim como o seu processo de ensino, aprendizagem e criação em artes, garantido nas leis que regem a educação. Teve como base a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa e a metodologia da pesquisa-ação de Michel Thiollent. Envolveu os participantes a propor e buscar soluções com conhecimentos diferenciados sobre a cultura e aprendendo na ação para a res...
Música e Brincadeira: potencial de criação e produção, usando a ferramenta tecnológica BandLab, no contexto das rotinas de sala de aula nas escolas de educação básica - anos finais
Esta pesquisa tem por finalidade, promover o aprendizado e a evolução da criatividade artística e cultural, nos alunos dos 7os, 8os, e 9os anos do ensino Fundamental – Anos Finais, na rotina de sala de aula, durante o ensino de música, na Escola Estadual Alfredo Fernandes, fazendo uso das novas tecnologias e tendo como ferramenta tecnológica, o uso do aplicativo de composição e produção musical, BandLab. A metodologia fundamenta-se na pesquisa-ação e foi elaborada em três etapas: apresentaçã...
Colorindo mapas de RPG: a arte como forma de amenizar a ansiedade entre os jovens
Este trabalho tem como objetivo realizar uma oficina de desenhos de mapas de RPG com a participação de 11 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental dentro da técnica da arteterapia como forma de amenizar os sintomas da ansiedade. Na oficina os estudantes receberam alguns tutoriais básicos de elementos de mapas de RPG, como maneiras de desenhar florestas e montanhas e, após esse momento, os alunos fizeram um mapa completo que foi entregue alguns dias após a primeira reunião. Além dos desenhos o t...
- 48 UFAM
- 4 UFAM - UEA
- 52 Dissertação