Recent Submissions
Área de preservação permanente em espaços urbanos: um diálogo possível entre os conhecimentos matemático e ambiental
Este trabalho foi desenvolvido a partir da necessidade de ampliarmos o diálogo e a reflexão entre as áreas do conhecimento da matemática e das ciências ambientais, e escolhemos como temática geradora as Área de Preservação Permanente - APP em ambientes urbanos. A ideia foi criar um espaço de aprendizagem significativa para despertar nos educandos do ensino fundamental II o saber matemático presente no cotidiano, assim como a utilidade desse saber na compreensão da realidade em toda sua comple...
Agrobiodiversidade em forma de poesia para o ensino das ciências ambientais
A escassez de recursos bibliográficos referentes ao ensino das ciências ambientais e a conservação da agrobiodiversidade para o ensino médio serviram de inspiração para a elaboração deste projeto. Aliada àquela situação, a transmissão mecânica e descontextualizada dos conteúdos de língua portuguesa, além de metodologias de ensino ultrapassadas, também contribuem para tornar a aula de gêneros textuais tediosa, desagradável e de difícil compreensão. Por isso, esta pesquisa se propôs a trabalhar...
Ecosofia e interdisciplinaridade no ensino das ciências ambientais
A Ecosofia é uma corrente filosófica que parte da reflexão do homem consigo e com sua existência perante o mundo. O objetivo desta proposta foi desenvolver, a partir do conhecimento sobre o ensino da Ecosofia, Material pedagógico partindo do Saber e da Percepção Ambiental dos estudantes, com a intervenção dos professores de ciências da natureza para o ensino das ciências ambientais de maneira interdisciplinar aplicado à rede Estadual de Ensino do Município de Itacoatiara-AM. Foi produzido um ...
Estratégia de gestão ambiental em instituições de ensino técnico e tecnológico e escolas sustentáveis
A biodiversidade da região amazônica tem despertado preocupações cada vez maiores em relação à preservação ambiental. Nesse contexto, a educação profissional e tecnológica desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos capacitados para atuar no mercado de trabalho nessa região, especialmente no que diz respeito à implementação de práticas sustentáveis. Diante desse cenário, o uso de protocolos de consumo responsável de energia e água, podem contribuir significativamente para a gest...
Percursos formativos para educadores amazônicos: autoria e criação no ensino das ciências ambientais
A formação continuada para ensino das Ciências Ambientais enfrenta desafios para se consolidar nas diretrizes formativas das escolas do ensino médio devido ao determinismo científico que marcou sua trajetória histórica e aos baixos investimentos em políticas públicas. Embora exista um documento nacional que orienta práticas pedagógicas e define as aprendizagens essenciais a serem incorporadas ao currículo escolar, a formação continuada de professores ainda é insuficiente, e os métodos t...
Aprender brincando - o lúdico no ensino das ciências ambientais
O lúdico está presente na vida humana ao longo da história, destacando seu papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças. A brincadeira é fundamental para proporcionar uma infância feliz e com potencial. Elas desempenham um papel crucial no desenvolvimento da consciência ambiental das crianças ao ensinar desde cedo a importância da preservação do meio ambiente. Além disso, essas atividades ajudam a cultivar qualidades como autonomia, criticidade e responsabilidade nas crianç...
Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem
Esta dissertação de mestrado demonstra a importância da acessibilidade em espaços inclusivos formais e não formais e a utilização de espaços naturais e seus recursos ambientais como instrumentos pedagógicos de aprendizagem. Este texto objetivou investigar o grau de acessibilidade em espaços formais e não formais no Instituto Federal do Amazonas - campus Maués, avaliando a acessibilidade arquitetônica com base nas normas da ABNT/NBR-9050 e identificando os desafios enfrentados por educan...
Conexões entre física, fenômenos naturais e mudanças climáticas para ensino das ciências ambientais
A integração entre o ensino de física e as ciências ambientais pode ser significativamente aprimorada por meio do estudo de fenômenos naturais e da aplicação de atividades práticas. Ao investigar conceitos fundamentais da física, como mecânica, termodinâmica e eletricidade, os estudantes conseguem compreender como esses princípios estão intrinsecamente ligados ao meio ambiente, seja na formação de tempestades, na erosão do solo ou no ciclo hidrológico. O uso de experiências práticas, co...
Ciências Ambientais no Ensino Médio: integração interdisciplinar e perspectiva intercultural
O trabalho apresentado trata da complexidade dos processos educativos escolares e de suas relações com o contexto educacional contemporâneo, considerando as convergências e divergências existentes que aparecem necessariamente na escola. No que concerne ao contexto educacional, dois elementos compõem o fundamento das discussões contemporâneas, a saber, o paradigma metodológico da interdisciplinaridade, e o elemento convergente com ele, o paradigma epistemológico da interculturalidade. No...
Práxis educacional para redução da pegada hídrica: Promovendo o uso sustentável dos recursos hídricos em escolas do ensino básico
A escassez hídrica é uma questão de repercussão global, constantemente presente nos debates políticos, midiáticos, ambientais, econômicos e sociais ao longo das últimas décadas. Suas consequências afetam profundamente a coletividade e os direitos humanos, especialmente no que se refere a uma existência digna e à própria vida. Esse fenômeno é geralmente dividido em duas categorias: escassez física, quando há insuficiência de água devido a condições ecológicas locais, e escassez econômica...
Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde
A formação de profissionais de Tecnologia da Informação (TI) requer uma abordagem crítica e contextualizada, especialmente ao considerar a integração das Ciências Ambientais. Esta pesquisa investigou como a sustentabilidade e a prática da TI Verde podem ser incorporadas à educação em TI, promovendo práticas sustentáveis e a conscientização sobre os impactos ambientais das atividades de TI. O estudo adotou uma metodologia que incluiu uma revisão da literatura, oficinas de desenvolvimento ...
O ensino interdisciplinar das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo
A educação do/no campo possui especificidades locais e requer uma postura crítica em relação aos modelos de ensino. A pesquisa abordou o ensino das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo. Objetivando compreender as práticas educativas em classes multisseriadas de modo a contribuir no processo de ensino das ciências ambientais nas escolas do campo em Lábrea – Amazonas. A metodologia foi o estudo de caso múltiplo (Yin (2015), utilizando pesquisa bibliog...
Controle das contas: contabilidade rural e sustentabilidade no contexto da agricultura familiar
A pesquisa foi motivada por minha experiência na comissão da merenda escolar do IFAM Campus Humaitá. Nessa trajetória pude acompanhar as dúvidas operacionais apresentadas pelos agricultores familiares que participam do processo administrativo da chamada pública do IFAM campus Humaitá para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) assim como do descolamento do processo de formação dos educandos do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária da realidade desses agricultores locais. A p...
Teatro na escola: uma proposta pedagógica a partir da governança ambiental
A pesquisa foi motivada por minhas inquietações ante à problemática do saneamento básico e governança ambiental, em especial no município de Lábrea, e a possibilidade de tratá-la como tema de contextualização no ensino das ciências ambientais. A preocupação pedagógica em encontrar caminhos metodológicos lúdicos para contribuir com uma educação transformadora me levou a trabalhar o teatro pedagógico em atividades extracurriculares de ensino das ciências ambientais tendo a governança ambiental ...
Jardim sensorial como mecanismo de inclusão no ensino fundamental
Esta pesquisa teve como base central a investigação das percepções ambientais por meio dos sentidos revelados a partir das experiências em jardins sensoriais com o uso de espécies de plantas aromáticas herbáceas adotadas em sequência didática. O objetivo deste trabalho foi estabelecer uma metodologia de uso de jardim sensorial que possibilite a educação inclusiva no ensino fundamental. A investigação deu-se a partir da seguinte questão: “Como criar um jardim de observação, estudo, diálogos e ...
O ensino do desenvolvimento sustentável na formação técnica em administração
A busca por estabelecer um modelo de desenvolvimento equilibrado que leve em consideração a satisfação das necessidades humanas sem que haja, no entanto, o comprometimento do patrimônio ambiental é um debate constante entre as nações. Face a este desafio, diversas alternativas para a consecução de uma sociedade sustentável são apresentadas. Nesta perspectiva a Educação para o Desenvolvimento Sustentável – EDS ocupa papel de destaque no intuito de preparar profissionalmente os jovens par...
Ensino das ciências ambientais a partir das tecnologias culturais no município de Coari – AM
A biotecnologia está presente em diversos setores da sociedade, porém ainda se apresenta muito distante do dia a dia do espaço escolar. Entende-se que a análise dos fenômenos biotecnológicos presentes nas tecnologias culturais locais pode aproximar a abordagem praticada na escola com a realidade vivenciada pelos educandos. Nesse sentido, o presente estudo buscou desenvolver um caderno com atividades interdisciplinares especificamente para o curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFAM/Coar...
Consumo doméstico d’água por meio de jogo educacional
A sociedade moderna tem convivido cada vez mais com as consequências dos impactos causados pela ação do homem no meio ambiente, frentes de debate e ação se formaram de forma global e localmente, tentando penetrar todas as esferas da sociedade, dos anos iniciais das escolas até as mais altas cúpulas governamentais e industriais. A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada, não apenas prevendo ou gerando modelos que ajudem a prevenir catástrofes, mas também levando conhecimento e inter...
Percepção de educandos na Amazônia continental sobre uso e conservação da água - um estudo de caso no IFAM campus Lábrea
A água é um elemento essencial para a manutenção da vida na terra, algumas ações da humanidade vêm contribuindo para a degradação da biodiversidade, apesar da grande quantidade de pesquisas acerca da mitigação dos efeitos climáticos, apontando soluções, estudos comprovam que nem sempre a população se apropria destas informações, diante do exposto este trabalho vem contribuir com a comunicação entre a academia e população. Tendo como objetivo desenvolver material de ensino das ciências a...
Estudo das ciências ambientais na aprendizagem baseada em projeto
A utilização de métodos ativos de aprendizagem e a aplicação de diferentes atividades didáticas distribuídas em várias etapas tendo como contexto a temática da garimpagem do ouro na Amazônia, permitiu a idealização de um produto Técnico Tecnológico – Educacional para o ensino das Ciências Ambientais. O trabalho foi realizado em formato de projeto com uso de diferentes ferramentas tecnológicas e aplicação de aprendizagem baseada em projeto e problemas. Estiveram diretamente envolvidos em ...
- 78 UFAM
- 78 Dissertação
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